Família > Passear > Passeios

Cruzeiros no mediterrâneo: dicas para férias em família

cruzeiro no mediterrâneo - napoles

Descubram como os cruzeiros no Mediterrâneo são fantásticos para férias em família

Os cruzeiros no Mediterrâneo são uma excelente forma de conhecer vários países e visitar cidades e paisagens espetaculares em pouco tempo e com muito conforto. São perfeitos para levar a família porque oferecem muita diversão e variedade de experiências para as crianças (e não temos de nos preocupar em cozinhar!)

Cruzeiros em família são férias de sonho, qualquer que seja o destino do cruzeiro que escolham. Se viverem na Europa, e preferirem voos de ligação mais curtos, o Mediterrâneo é uma boa aposta, com rotas disponíveis todo o ano.

O Mediterrâneo é um destino muito popular, que combina a oportunidade de explorar a sua cultura – e lembrem-se que as civilizações romanas e gregas tiveram aqui o seu berço – com uma magnífica beleza natural e águas mornas e cristalinas.

As rotas dividem-se normalmente entre viagens pelo Mediterrâneo ocidental ou oriental.

Seja qual for a vossa preferida, podem aproveitar a promoção da Royal Caribbean e marcar já a vossa viagem – até dia 3 de Dezembro, reservem as vossas próximas férias em família com 60% de desconto no 2º passageiro!

Banner Melair Novembro

 

Cruzeiros no Mediterrâneo ocidental – com saída de Barcelona ou Roma

Os cruzeiros no Mediterrâneo ocidental incluem normalmente paragens em Espanha, Sul de França e Itália.

Portos e locais a visitar no Mediterrâneo ocidental

Podem incluir:

  • a maravilhosa cidade de Barcelona e as ilhas Baleares em Espanha,
  • as cidades de Nice ou Marselha no sul de França, com possibilidade de conhecer a Provença ou o Principado de Mónaco
  • em Itália não devem perder visitar Roma e podem conhecer as cidades de Cinque Terre, Florença e Nápoles – de onde poder visitar Pompeia.

cruzeiro no mediterrâneo - roma - colisseum

Experiências a fazer com crianças num cruzeiro no Mediterrâneo Ocidental

  • Visitar Barcelona e subir à torre da Catedral da Sagrada Família de Gaudí; brincar no Park Guell e descobrir a obra de Gaudi espalhada pela cidade; ir à praia de Barceloneta e brincar aos cientistas no Museu de Ciência CosmoCaja
  • Nas ilhas Baleares podem conhecer a costa e as suas grutas num passeio de barco, visitar os castelos e monumentos ou simplesmente ir à praia
  • Subir e descer as escadas até à basilica Notre Dame de La Guarde em Marseille que se eleva 150 metros acima do mar – garantimos que os miúdos vão dormir bem descansados!
  • Andar de kayak no Parque Natural de Calanques
  • Descobrir o glamour de Monte Carlo
  • Descobrir as Cinque Terres em Itália, 5 aldeias deliciosas contruídas sobre as escarpas que vale mesmo visitar
  • Tentar endireitar a torre de Pizza ou contar os cadeados da Ponte Vechio em Florença
  • Brincar aos gladiadores junto ao Coliseu, atirar uma moedinha fonte Trevi, maravilhar-se na capela Sistina, fazer experiências no Museu de Leonardo da Vinci, tudo em Roma
  • Aprender a fazer pizzas napolitanas ou visitar Pompeia quando estiverem em Nápoles

cruzeiro no mediterrâneo - cozinhar pizzas em Napoles

Cruzeiros no Mediterrâneo oriental – com saída de Roma ou Veneza

Os cruzeiros no Mediterrâneo ocidental podem incluir paragens em Itália, Malta, Grécia, Turquia,  Croácia e Montenegro.

Portos e locais a visitar no Mediterrâneo oridental

Os cruzeiros no Mediterrâneo oriental podem incluir:

  • A magia da cidade de Veneza
  • A descoberta da história em Atenas
  • As encantadoras ilhas gregas de Santorini, Katakolon e Mykonos
  • Kotor em Montenegro
  • Zadar e Split na Croácia
  • Istambul e Ephesus na Turquia

Cruzeiro no Mediterrâneo - Mykonos

Experiências a fazer com crianças num cruzeiro no Mediterrâneo Oridental

  • Em Veneza têm de passear pelos canais – e que tal um passeio de gondola? Podem até andar de kayak em Veneza, os miúdos vão adorar!
  • Em Split, na Croácia podem mergulhar no Adriático, e até podem visitar as ilhas próximas de Hvar, onde podem andar de bicicleta, Brak e Vis
  • Não deixem de subir ao cimo do monte Srd em Dubrovnik – podem fazer a caminhada de 90 minutos ou o teleferico de 3 minutos, ou dêem um saltinho de ferry e vejam Dubrovnik da vizinha ilha de Lokrum
  • Visitar a Acropolis em Atenas
  • Em Santorini visitar a deliciosa povoação de Oia, mergulhar nas águas mornas na ilha de Palea Kameni, dar um passeio de barco ou de burro, o animal mascote desta ilha
  • Ir de comboio conhecer origens dos jogos olimpicos em Olimpia, próximo de Katakolon
  • Mergulhar nas águas transparentes da praia Psaroú em Mikonos ou deliciem-se e aprendam numa aula de cozinha em família
  • Descubram Zadar, na Croácia, andando de bicicleta pela cidade velha, e maravilhem-se com o orgão de mar que usa as ondas para criarem melodias
  • Subam os 1300 degraus até às muralhas de San Giovanni para verem a vista maravilhosa dos fiordes de Kotor, no Montenegro
  • Conheçam 7000 anos de história na Malta Experience, em Valleta
  • Regatear no grande Bazaar de Instambul

Basilica Santa Maria della Salute, Venice, Italy

O que levar para um cruzeiro no Mediterrâneo

Planeiem o que precisam levar em função das condições climatéricas na altura do cruzeiro e das excursões planeadas.

Num cruzeiro pelo Mediterâneo vão provavelmente querer visitar algumas cidades e monumentos: sapatos confortáveis para caminhar são essenciais.

Podem também aproveitar as saídas para ir à praia ou fazer desportos náuticos – levem fatos de banho e chinelos de praia convosco para os passeios, e também para usar a bordo.

Levem convosco roupa mais quente se forem no Outono ou Inverno.

Em todo o caso, seja em que altura do ano for o cruzeiro, não podem esquecer um casaquinho para a noite (e para os espaços com ar condicionado), impermeáveis para o caso de chuva e uma ou duas opções mais elegantes para as noites formais.

Uma ou duas vezes no decorrer do cruzeiro o capitão convida os passageiros a jantar no restaurante principal e todos os convidados se vestem a rigor. Estamos a falar de vestidos dignos da cerimónia dos Oscares, baile de finalistas ou casamento mais fino. É engraçado e vale a pena ir preparado.

Para os mais crescidos também é costume haver uma noite de festa branca, por isso levem algumas opções dessa cor.

Levem convosco medicamentos que tomem regularmente (e guardem na mala de mão para não se separarem deles no embarque) e os vosso produtos de higiene preferidos. Na nossa cabine tínhamos champô, gel duche e creme hidratante.

Informem-se junto da companhia se é necessário levar toalhas para as excursões a terra – a Royal Caribbean disponibiliza toalhas que recebem quando vão sair para terra e devolvem no regresso.

Podem levar adaptador universal de corrente para carregar telemóveis e máquinas fotográficas. A nossa cabine tinha uma tomada igual às portuguesas e uma tipo americano e com um adaptador cobrimos as nossas necessidades.

Levem cartões de memória suficientes para todas as selfies, fotografias e vídeos que vão guardar para sempre as vossas memórias.

Melhor época para um cruzeiro no Mediterrâneo

A escolha da melhor altura para fazer um cruzeiro depende muito da disponibilidade e preferências da vossa família.

Se viajarem com crianças em idade pré escolar têm maior flexibilidade e podem fugir às épocas altas, em que todas as atrações estão mais cheias, há turistas por todos os lados e os preços das viagens e estadias são mais caros.

Nesse caso, a melhor altura é na Primavera ou no Outono, entre Abril e Outubro, porque o clima é ainda bastante ameno, os preços são mais em conta e as atrações não têm tantas visitas.

Se viajarem com crianças já em idade escolar, o ideal é alinhar a viagem com as férias escolares. A Páscoa é uma boa aposta porque o clima é mais ameno e nem está tanto frio como no Inverno nem sofrem com as temperaturas altas do Verão.

No entanto, se tiverem de viajar no Verão apostem nos meses de Junho e Setembro, que são mais frescos e muito agradáveis.

Seja qual for a altura que escolherem, aproveitem para marcar com muita antecedência para aproveitarem as promoções, que são mais convidativas quanto mais cedo for feita a marcação.

Podem aproveitar já a promoção da Royal Caribbean e marcar a vossa viagem – até dia 3 de Dezembro, reservem as vossas próximas férias em família com 60% de desconto no 2º passageiro!

cruzeiro no mediterrâneo - napoles

Podem ver também:

– Como foram as nossas férias num cruzeiro em família,

– Como preparar a vossa viagem num cruzeiro,

– Tudo sobre o Symphony of the Seas, o maior navio de cruzeiro do mundo!

Cruzeiros em família: que destino?

Como preparar o cruzeiro em família: a vossa viagem de sonho

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Um comentário em “Cruzeiros no mediterrâneo: dicas para férias em família

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *