Família > Passear > Passeios

Cruzeiros em família: umas férias de sonho

Cruzeiros em família

A família Pumpkin embarcou num cruzeiro nas Caraíbas no maior navio do mundo e conta tudo

Quando pensamos em cruzeiros associamos muitas vezes a férias de pessoas mais velhas e casais em lua de mel, mas a verdade é que as férias em cruzeiros são absolutamente ideais para famílias.

Imaginam férias em que não temos de cozinhar nem arrumar a casa e o maior problema é decidir onde comer ou que atividade vamos fazer?

Férias em que não temos de enfrentar trânsito para dar um mergulho e em que visitamos diferentes destinos de sonho sem ter de desfazer as malas?

Férias em que temos tantas opções nos restaurantes que nunca há birras para comer e a diversão é tanta que as crianças adormecem felizes e sem fitas?

Cruzeiros são as férias perfeitas para famílias, tão boas que o único problema vai ser ter de regressar.

Cruzeiros: Onde ir?

A escolha do destino do cruzeiro é importante porque determina de onde vão partir e quais os portos de escala, e a melhor altura do ano para os visitar.

Se preferirem voos de ligação mais curtos podem optar por cruzeiros mais perto, na Europa, com opções no mediterrâneo disponíveis todo o ano, e nos países nórdicos, sobretudo no verão.

Os destinos na Europa são perfeitos se preferirem conhecer cidades europeias com um enorme património cultural – todas as rotas incluem cidades lindíssimas.

Se preferirem outros destinos mais longe podem optar por cruzeiros na Ásia e Pacífico Sul, ou pelas Américas – um bom destino para aventureiros apaixonados pela natureza é o Alasca – o pai Pumpkin já visitou e ficou encantado!

Alternativamente, podem escolher como nós e fazer um cruzeiro nas Caraíbas, com várias opções de destinos paradisíacos a visitar em qualquer altura do ano.

O nosso cruzeiro partiu de Miami com destino às Caraíbas ocidentais, com paragem em Roatan, nas Honduras, na Costa Maya e na ilha de Cozumel, no México e em Nassau, nas Bahamas.

Embarcámos com a Royal Caribbean no Symphony of the Seas, o maior navio de cruzeiros do mundo, e em 7 dias visitámos 4 países e tivemos oportunidade de conhecer melhor a sua cultura e mergulhar na sua riqueza natural.

Qualquer que seja a vossa escolha de destino, se apostarem num destes navios têm garantida diversão para toda a família a bordo e vão certamente adorar a viagem.

cruzeiros escolher

Planear a viagem

A nossa sugestão é que marquem a viagem com antecedência. Quanto mais longe estiver data que pretende para as suas férias, mais favoráveis serão os preços, porque os navios têm mais disponibilidade.

Poderão ainda aproveitar promoções: a Royal Caribbean todos os meses tem ofertas em vigor e podem sempre consultar em seu site.

Nas viagens em cruzeiro a maioria das despesas a bordo está incluida no preço da viagem, que é comparável ao de um bom resort com regime tudo incluído.

Normalmente estão excluídas as bebidas alcoolicas e refrigerantes, mas podem comprar packs com preços especiais para esse efeito. Nós optámos por beber bebidas disponíveis e gostámos muito.

Confirmada a viagem, podem entrar site da Royal Caribbean para planear quando vão fazer atividades a bordo, marcar visitas nos portos, ou reservar restaurantes durante a viagem.

Envolver as crianças

As férias num cruzeiro são uma experiência fantástica para toda a família, e temos de pensar nas crianças quando as estamos a planear.

Nós só revelámos que íamos fazer um cruzeiro depois de  estar tudo confirmado, e fizemos um jogo para descobrirem qual a surpresa que tínhamos para elas. Foi muito divertido e criou uma grande expetativa – podem ver no nosso instagram como correu:

Depois, com a ajuda delas, escolhemos as atividades a fazer a bordo e procurámos atividades nas visitas a terra que lhes dessem a oportunidade de conhecer melhor a cultura e a natureza fabulosa desses destinos.

Escolher passeios

Qualquer que seja o destino, há imensas opções de passeios a fazer nos portos onde vão fazer escala.

As empresas que organizam o cruzeiro disponibilizam vários programas, que têm a vantagem de estar articulados com a chegada e partida do navio e não têm de se preocupar em não perder o navio no regresso do passeio.

No entanto podem também procurar outras opções e escolher passeios que serão mais personalizados.

No nosso caso fizemos excursões organizadas pela Royal Caribbean e também passeios marcados diretamente com as agências locais, que escolhemos a partir das recomendações em sites como o Trip Advisor.

Todas as excursões correram bem e nós visitámos ruínas Maias, aprendemos a cozinhar comida mexicana e a tocar música em steel pans com miúdos nas Honduras, abraçámos preguiças, nadámos com Doris e tubarões e vimos caimões nas Everglades. Foram experiências fantásticas e inesqueciveis.

Cruzeiros - visita a Cozumel

Planeiem as atividades a bordo

Em qualquer cruzeiro há sempre animação a bordo para entreter os passageiros.

Num cruzeiro da Royal Caribbean como nós fizemos há imensas atividades para todas as idades. A maioria pode ser feita em qualquer altura, sem necessidade de marcação, mas vale a pena reservar alguns programas.

Em cada navio podem assistir a vários espetáculos de excelente qualidade, ao nível do West End em Londres ou da Broadway em Nova York. Os espetáculos são gratuitos, mas é conveniente reservar os lugares antecipadamente, e podem fazê-lo antes da viagem começar.

Hairspray espetaculo cruzeiro Symphony of the seas

A oferta culinária disponível é enorme e variada, e na sua  maior parte  as refeições estão incluídas na viagem. Existem alguns restaurantes com uma oferta diferente que não estão incluídos nas refeições incluídas mas que vale a pena experimentar e reservar com antecedência.

Por exemplo nós fomos jantar ao Restaurante Jamie Italian, do chef Jamie Olivier, e ao Restaurante Wonderland, que é uma viagem culinária ao mundo maravilhoso da Alice e adorámos as experiências. Reservamos ambos antes de embarcar.

Fazer as malas

As malas vão depender do vosso destino e do planeiam fazer nos portos de escala.

Em todo o caso não podem esquecer fatos de banho, sapatos confortáveis, um casaquinho para a noite (e para os espaços com ar condicionado), impermeáveis para o caso de chuva e uma ou duas opções mais elegantes para as noites formais.

Uma ou duas vezes no decorrer do cruzeiro o capitão convida os passageiros a jantar no restaurante principal e todos os convidados se vestem a rigor. Estamos a falar de vestidos dignos da cerimónia dos Oscares, baile de finalistas ou casamento mais fino. É engraçado e vale a pena ir preparado.

Para os mais crescidos também é costume haver uma noite de festa branca, por isso levem algumas opções dessa cor.

Levem convosco medicamentos que tomem regularmente (e guardem na mala de mão para não se separarem deles no embarque) e os vosso produtos de higiene preferidos. Na nossa cabine tínhamos champô, gel duche e creme hidratante.

Não precisam levar toalhas, recebem a bordo e também quando vão sair para terra.

Podem levar adaptador para carregar telemóveis e máquinas fotográficas. A nossa cabine tinha uma tomada igual às nossas e uma americana e com um adaptador cobrimos as nossas necessidades.

A bordo

Logo que embarcam, podem explorar o navio e aproveitar bem o primeiro dia. As malas são entregues nas cabines mais tarde, por isso levem convosco uma mala com fatos de banho, chinelos e outras coisas que vos possam fazer falta.

Cruzeiro - varanda do camarote

O nosso querido camarote

A nossa casa durante o cruzeiro, o camarote é um espaço simpático, apesar de pequeno, e com bastante arrumação.

Nós ficámos num camarote com uma cama e um sofá cama, e com uma varanda para o mar, que é muito agradável.

Todas os camarotes em geral têm uma casa de banho, um cofre e um frigorífico.

Durante o cruzeiro ficamos todas as noites a dormir no nosso camarote, mesmo quando ficamos num porto. É excelente porque nunca temos de fazer e desfazer as malas até ao fim da viagem.

Comida no cruzeiro

Qualquer pessoa que tenha feito um cruzeiro dirá que a comida é um dos pontos mais positivos. Há tantas opções, tanta quantidade e disponível a qualquer hora do dia ou da noite, que podíamos voltar 10 kilos mais pesados.

No Symphony of the Seas experimentámos todos os restaurantes de refeições incluídas, e adorámos a comida em todos eles. Os preferidos das abobrinhas foram o restaurante mexicano El Loco Fresh (comemos tanto guacamole), o WindJammer Market place que tem buffets de comida internacional.

Também experimentámos o Restaurante Jamie Italian, do chef Jamie Olivier, o Restaurante Wonderland, que é uma viagem culinária ao mundo maravilhoso da Alice, e o Johnny Rockets que é um típico Dinner americano e adorámos as experiências.

cruzeiro symphony of the seas johnny rocket

Atividades a bordo

Todos os cruzeiros têm algum tipo de animação a bordo para entreter os passageiros.

Os cruzeiros da Royal Caribbean têm imensas atividades para todas as idades. Por exemplo, podem jogar mini golf, fazer escalada, participar em jogos de laser tag, fazer slide, escalada, surf ou bodyboard. Imaginem que até têm uma pista de gelo onde podem patinar em família.

Têm 24 piscinas e escorregas variados, com opções desde bebés a crianças mais crescidas e aventureiras.

cruzeiro no symphony of the seas

 

O navio tem várias áreas para fazer desporto e para as crianças libertarem toda a sua energia – desde campos de futebol, basket e volei, até uma mini pista de atletismo à volta de todo o navio. Tem ainda um ginásio bem equipado e aulas de grupo. A mãe Pumpkin até fez uma aula de zumba ao ar livre!

As crianças têm uma área especial no navio – o Adventure Ocean é um kids club onde as crianças se podem divertir, acompanhadas por monitores formados e bem dispostos.

O Adventure Ocean tem várias salas e recebe crianças dos 3 aos 11 anos, distribuídas dos 3 aos 5, dos 6 aos 8 e dos 9 aos 11 anos. Os monitores falam inglês e espanhol, e frequentemente português. As nossas abobrinhas experimentaram e divertiram-se muito.

O mais fantástico do navio Symphony of the Seas foi o escorrega Ultimate Abyss, que tem 10 andares de altura. Toda a família experimentou descer e vale mesmo a pena. Até o capitão do navio nos contou que era o seu método preferido para descer do 16º até ao 6º andar rapidamente.

Todos os dias recebemos o programa para o dia seguinte, com imensas propostas de atividades para todos, e a dificuldade é mesmo escolher.

Dentro das atividades destacamos também os vários espetáculos a não perder.

No navio Symphony of the Seas tinham teatro musical fantástico ao nível do West End em Londres ou da Broadway em Nova York, espetáculos com patinagem feitos por atletas profissionais e um espetáculo fabuloso numa piscina com acrobacias aéreas, efeitos com água e luz, desempenhado por atletas olimpicos de mergulho.

Na verdade, há tantas atividades giras a bordo que não é possível fazer todas e ficamos cheios de vontade de voltar!

Podem ver também:

– Como preparar a vossa viagem num cruzeiro

– Tudo sobre o Symphony of the Seas, o maior navio de cruzeiro do mundo!

– Cruzeiros em família: qual o melhor destino?

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

3 comentários em “Cruzeiros em família: umas férias de sonho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *