Família > Passear > Passeios

Cruzeiro em família: como preparar a vossa viagem de sonho

cruzeiro em família - preparar

Presente para o Dia da Mãe? Nós temos dicas para preparar a prenda ideal: um cruzeiro em família!

Andamos a pensar no presente ideal para uma Mãe e este é o melhor de todos: um cruzeiro em família!

Imaginam férias em que não temos de cozinhar nem arrumar a casa e o maior problema é decidir onde comer ou que atividade vamos fazer?

Férias em que temos tantas opções nos restaurantes que nunca há birras para comer e a diversão é tanta que as crianças adormecem felizes e sem fitas?

A mãe Pumpkin adorou ter pequeno-almoço, almoço e jantar sempre prontos sem ter de mexer um dedo – é tão bom não ter de pensar no que fazer para o jantar, nem preparar lanchinhos todos os dias!

Há atividades para todos os gostos, também a pensar nas mães.
A mãe Pumpkin adorou fazer uma aula de zumba ao ar livre e yoga embalada pelo mar. Gostou de fazer escalada com toda a família e ler um livro sossegada enquanto o resto da família jogava golfe.

Cruzeiros são as férias perfeitas para as mães e para toda a família. O único problema vai ser regressar.

Se ficarem com vontade de experimentar, fiquem atentos às promoções.

Royal Caribbean todos os meses tem ofertas em vigor e podem sempre consultá-las no seu site.

Se estão a pensar fazer um cruzeiro, veja as nossas dicas para um cruzeiro em família e conheça o maior navio de cruzeiros do mundo: o Symphony of the Seas.

Já estão decididos e têm a viagem marcada? Boa, vamos contar-vos como nos preparámos para a viagem no navio Symphony of the Seas da Royal Caribbean e partilhar as nossas dicas.

Logo que tiverem a viagem marcada, marquem os espetáculos

Cada viagem na Royal Caribbean tem vários espetáculos fantásticos. A entrada é gratuita mas convém reservar, porque as sessões podem esgotar.

Durante a viagem, se não tiverem reservado, podem ainda conseguir ver o espetáculo, mas entram na sala depois das pessoas que reservaram e os lugares não são tão bons.

Comecem então por planear quais os melhores dias para ver cada espetáculo, tendo em conta a hora do espetáculo e se vão sair do navio nesse dia (porque as crianças ficam cansadas e os pais também). Escolham a melhor combinação e reservem logo.

Lembrem-se que há mais 5 mil passageiros de vários países e deixar para a última hora, neste caso, não é boa ideia.

hiro symphony of the seas royal caribbean

Escolham que restaurantes querem experimentar – sobretudo para jantar 

Durante a viagem costuma haver uma ou duas noites de gala em que todos são convidados a jantar na companhia do Capitão, no Restaurante Principal, e vale a pena ir, vestidos a rigor.

Alguns restaurantes de especialidades têm maior procura e devem ser reservados com antecedência. Por isso, é bom decidirem com antecedência que restaurantes não querem perder.

Vejam em que dias têm saídas do navio – contem que vão voltar cansados e uma refeição rápida pode ser a melhor opção.

Estudem também em que dias têm espetáculos marcados, e a que horas, para planear os melhores restaurantes e hora de refeição para esses dias.

Depois façam as marcações para os restaurantes de especialidades – podem fazer com antecedência, ainda antes de partirem.

Nós fizemos reservas para o Jamie Oliver Italian, logo para a primeira noite a bordo, e para o restaurante Wonderland para um dia que passámos no mar e estávamos mais descansados.

cruzeiro em família - restaurante jamies

Escolham depois onde querem comer em cada dia. Nos em que não tínhamos nada marcada e nas outras noites fomos escolhendo diferentes restaurantes, de forma a experimentar todos. Todos os restaurantes são bons, mas servem comidas diferentes.

No nosso navio tínhamos um restaurante mexicano que servia pequeno almoço e almoço, e que foi o preferido da abobrinha mais pequena. Tinha também um restaurante tipo Bistro, com opções muito saudáveis e deliciosas que a mãe Pumpkin adorou, e o Windjammer, um restaurante buffet com imensas opções, que foi o preferido da abobrinha maior.

Juntem a família e escolham que atividades querem fazer

Há centenas de atividades para fazer, para todas as idades e para todos os gostos.

Tantas, que não é possível fazerem tudo no espaço de uma semana, mesmo que nunca saiam do navio.

Nós fizemos uma lista com todas as atividades, imprimimos numa folha e com autocolantes cada um de nós as escolheu atividades que queria mesmo fazer, e outras que gostava de fazer se tivessemos tempo.

O resultado foi uma lista mais curta das atividades que não podiam faltar na nossa viagem – e essas conseguimos fazer todinhas!

Definam um plano do que querem fazer em cada dia 

Vejam em que dias estão no mar e em que dias estão ancorados para planear as saídas do navio e as atividades a bordo.

Sejam realistas: não é mesmo possível fazer tudo o que há para fazer a bordo no espaço de uma semana –  planeiem fazer primeiro aquelas atividades que todos querem fazer.

Planeiem algum tempo a dois, enquanto as crianças se divertem no kids club: os pais também têm de ter tempo para namorar, descansar e conversar a dois.

Guardem algum tempo em família sem atividades planeadas, para disfrutarem do navio e dos Portos que visitem com calma e sem pressas.

preparar cruzeiro saidas porto

Fiquem sempre atentos ao programa do Cruzeiro

No navio existem centenas de atividades para fazer e a programação é diferente em cada dia.

A Royal Caribbean tem uma app com as atividades todas, que vai sendo atualizada, e é bom ficar atento para reservar as atividades que têm maior procura e vagas limitadas.

No nosso caso, foi assim que reservámos a atividade do Laser Tag, uma das preferidas da abobrinha mais pequena e que foi um dos momentos mais divertidos da viagem.

Todas as noites vão encontrar no vosso quarto o programa do próximo dia, e nós recebíamos o programa das crianças e o programa para todos, em português e inglês. É excelente para planear atividades quando ainda não temos nada organizado.

preparar cruzeiro programa

Excursões

Logo que tenham a viagem marcada, façam uma pesquisa para cada porto. Vejam o que cada local tem de especial e que atividades podem fazer ali.

Pessoalmente, nós gostamos de fazer atividades que sejam mesmo específicas daquele sítio (por exemplo fazer aulas de culinária, ou descobrir ruínas, visitar mercados locais, conhecer a cultura ou natureza do local…)

Evitem excursões que impliquem deslocações para longe do porto, para garantirem que não se atrasam nem perdem o navio. Quando chegar a hora de partir, o navio parte, e os passageiros que se atrasarem têm de encontrar maneira de voltar a entrar num próximo porto. No máximo considerem uma deslocação de 30 minutos a uma hora, e escolham uma excursão que dê tempo para regressar com calma.

Se escolherem uma excursão organizada pela companhia com quem estão a fazer o cruzeiro, têm a garantia de que conseguem sempre chegar a tempo, por isso estas são a melhor opção se quiserem mesmo fazer uma deslocação maior, ou quiserem articular com partidas para o aeroporto. Nós fizemos uma excursão de Miami para as Everglades, com regresso para o aeroporto, e correu lindamente.

cruzeiro em família everglades

Planeiem saídas com tempo suficiente e não tentem fazer demasiadas atividades. Na nossa primeira excursão planeámos uma aula de música, uma visita a um parque com preguiças e outros animais e ainda mergulhar nos corais, e apesar de ter corrido tudo bem só chegámos 30 minutos antes da partida. Em todas as outras saídas chegámos mais de uma hora antes, e ficámos todos mais tranquilos.

Fazer as malas

As malas vão depender do vosso destino e do que planeiam fazer nos portos de escala.

Em todo o caso não podem esquecer fatos de banho, sapatos confortáveis, um casaquinho para a noite (e para os espaços com ar condicionado), e impermeáveis para o caso de chuva.

Contem com roupa interior que dê para o dobro dos dias – podem não precisar, mas não tem piada nenhuma andar a lavar roupa nos últimos dias. Levem dois fatos de banho por pessoa, se puderem, para ter tempo de secar de um dia para o outro.

Levem também uma ou duas opções mais elegantes para os jantares com o comandante: uma ou duas vezes no decorrer do cruzeiro o capitão convida os passageiros a jantar no restaurante principal e todos os convidados se vestem a rigor. Estamos a falar de vestidos dignos da cerimónia dos Oscares, baile de finalistas ou casamento mais fino. É engraçado e vale a pena ir preparado.

Para os mais crescidos também é costume haver uma noite de festa branca, por isso levem algumas opções dessa cor.

Levem convosco medicamentos que tomem regularmente (e guardem na mala de mão para não se separarem deles no embarque) e os vosso produtos de higiene preferidos. Na nossa cabine tínhamos champô, gel duche e creme hidratante.

Não precisam de levar toalhas, recebem a bordo e também quando vão sair para terra.

Levem máquina fotográfica, cameras de vídeo normais ou todo o terreno ou telemóveis para fotografar e filmar o mais que puderem, são recordações para sempre. Não se esqueçam de levar também cartões de memória bem grandes para guardar todas as fotos e filmes, sem terem de andar a apagar para caber mais uma.

Levem um adaptador para as tomadas americanas, para carregar telemóveis e máquinas fotográficas. A nossa cabine tinha uma tomada igual às nossas e uma americana, e com um adaptador cobrimos as nossas necessidades.

Antes de embarcar devem imprimir os talões de embarque para as malas e prendê-los a cada mala para, depois de as entregarem no porto de embarque, serem encaminhadas para a vossa cabine.

malas samsonite cruzeiro royal caribbean

 

Podem ver também:

– Como foram as nossas férias num cruzeiro em família,

– Tudo sobre o Symphony of the Seas, o maior navio de cruzeiro do mundo!

– Cruzeiros em família: qual o melhor destino?

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Um comentário em “Cruzeiro em família: como preparar a vossa viagem de sonho

  1. 26 de Agosto 2018 , pai e filho embarcam no colosso dos mares. Em Barcelona, o Symphony of the Seas, esperava-nos, atracado no porto. O Francisco não imaginava a dimensão pois ao longe parecia um barco de brincar. O pai, tendo já andado no irmao Harmony, aguardava para fotografar as reações do pequeno. Tudo decorreu com a tranquilidade, rigor, diversão necessárias e que facilmente se encontram num cruzeiro Royal Caribbean. Só pediria para terem atenção aos diversos erros que se encontram na língua portuguesa no jornal diário que com tanta vontade se devora, dia após dia. Muitos Parabéns à Royal Caribbean Internacional por nos proporcionar emoções assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *