Circuitos Ciência Viva - um país inteiro para descobrir com os Centros Ciência Viva como ponto de partida - Pumpkin.pt

Circuitos Ciência Viva – um país inteiro para descobrir com os Centros Ciência Viva como ponto de partida

Circuito Ciência Viva

Um ano para descobrir Portugal a partir dos Centros de Ciência Viva, e com descontos!

Imaginem um cartão que dá acesso a todos os centros de Ciência Viva, por um ano, para toda a família.

Imaginem percursos que partindo dos Centros, nos levam a descobrir pérolas do nosso país como se nos levassem pela mão.

Imaginem descontos que tornam os transportes mais acessíveis, quer vamos de carro, comboio ou avião, e nos ajudam no alojamento e refeições, numa rede de mais de 200 parceiros.

Imaginem que podem encontrar tudo isso online e no vosso telemóvel.

Parece ficção cientifica? Há muita ciência neste projeto, mas estamos a falar da realidade.

Foram esta semana lançados os Circuitos Ciência Viva, que com um cartão, um guia e uma app, oferecem entrada gratuita nos vinte centros Ciência Viva, descontos em mais de cem instituições de ciência, cultura e lazer, como museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, jardins zoológicos e aquários, entre outros, e ainda vantagens em alojamento, alimentação e viagens.

Na Pumpkin já tivemos oportunidade de conhecer noutros países cartões que dão acesso a toda uma rede de monumentos e que, não sendo baratos, compensam o investimento se visitarmos mais de 3 monumentos.

O conceito dos Circuitos Ciência Viva é assim, mas melhor. É melhor porque além de nos dar acesso a todos os Centro de Ciência Viva, abre-nos as portas à descoberta de Portugal, a partir dos centros, como se nos levassem pela mão a conhecer o que há de único, autêntico e especial pelo país fora.

Para cada Centro são propostos 3 percursos (para meio dia, um dia, ou dois dias) desenvolvidos com a ajuda das equipas locais de cada Centro, e que nos mostram pérolas do nosso país. A Ciência é o ponto de partida, e é o espirito curioso que caracteriza os cientistas que determinou a definição dos percursos: são perfeitos para famílias curiosas que adoram fazer perguntas e andar à descoberta.

O valor do cartão, 50 euros, custa menos do que visitar 3 vezes o Pavilhão do Conhecimento com a família, e ainda inclui vales de combustível da Galp, descontos utilizando a CP – Comboios de Portugal e a transportadora aérea SATA, para os percursos na Ilha de São Miguel – Açores. Ao todo são mais de 100 parceiros que oferecem condições especiais para as famílias com o cartão Circuitos Ciência Viva.

Para as famílias, este é um bom investimento e um excelente incentivo a sair de casa e a descobrir Portugal, e as pequenas abóboras vão aprendendo da forma mais divertida que pode haver.

Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, explica que este é um projeto de natureza sustentável, desenvolvido em conjunto com várias entidades de ciência e cultura, que traz um olhar de futuro, ao mesmo tempo que valoriza a tradição e o património.

A Ciência Viva é uma instituição de dimensão nacional, com uma rede de 20 centros de ciência bem integrados nas suas comunidades locais, que desenvolveram desta forma um projeto turistico único que apela à curiosidade, sede de conhecimento e espirito de descoberta.

A Fundação Vodafone foi convidada a apoiar esta iniciativa e fez um trabalho fantástico no desenvolvimento da plataforma online e da app para telemóvel, onde podemos encontrar todos os percursos, registar o nosso progresso, guardar fotografias, responder a desafios e até receber medalhas!

Plataforma Circuitos Ciência Viva

A plataforma digital garante um dinamismo e uma atualização constante a este programa. Disponível em iOS e Android, a app inclui mapas interativos dos percursos, lança desafios aos exploradores e permite partilhar as experiências, aceder às vantagens de cada parceiro e consultar a agenda de atividades.

App Circuitos Ciência Viva no telemóvel

Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone Portugal, sublinha: esta aplicação proporciona aos utilizadores uma experiência completa e altamente criativa. Permite não só o conhecimento do património nacional e regional de uma forma mais clara e prática, como ainda possibilita a partilha de viagens, fotografias e saberes. É, acima de tudo, uma forma dinâmica, pedagógica e divertida de descobrir ou redescobrir Portugal.

Quais os próximos passos nesta aventura? Até ao final do ano os Circuitos Ciência Viva esperam disponibilizar a plataforma online, a app e o roteiro também em inglês, para ser utilizado pelos turistas que nos visitam. A rede ciência viva está também em crescimento, e há medida que novos centros se juntem e parcerias sejam criadas, serão incluídas na plataforma online, para serem disfrutadas pelos utilizadores, que podem eles também fazer sugestões e propor melhorias ou outras etapas a incluir.

Os próximos passos são vossos: escolham onde querem começar, peguem no telemóvel e partam à descoberta. Podem comprar o cartão na plataforma da Ciência Viva ou em qualquer Centro Ciência Viva.

Podem ver aqui como é o guia:

 

Mais informação: website: www.circuitoscienciaviva.pt

 

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *