Família > Passear > Passeios

Atividades para famílias e crianças no Porto

Eleito como o melhor entre dez destinos de férias da Europa, pela conceituada editora de guias de viagem Lonely Planet, a cidade invicta respira história e cultura aliada a hospitalidade da sua gente e as magnificas paisagens do Douro.

Fiquem com algumas sugestões de lugares para visitar no Porto. Alguma sugestão não hesitem, partilhem connosco.

Um destino ideal para Férias em Família.

Veja o nosso artigo por categorias: Património e Museus | Parques e Jardins | Na Hora da Diversão

Património e Museus

  • Casa do Infante – Museu

Casa do Infante- Museu A Casa do Infante, assim designada por aí ter nascido Henrique o Navegador, é um complexo de edifícios que foram sendo construídos para albergar os serviços da Coroa no Porto.

A sua história remonta a 1325, quando o rei D. Afonso IV mandou construir o ‘Almazem’ régio, contra a vontade do Bispo, então senhor do burgo.

O edifício foi objeto de um processo de reabilitação e musealização e hoje oferece um conjunto de valências diversificadas: Museu; Arquivo Histórico Municipal; Biblioteca de Assuntos Portuenses; Sala Memória; Sala de exposições e Auditório.

Onde: Rua da Alfândega, 10 , 4050-029 Porto.

Mais Informação: Câmara Municipal do Porto

  • Casa Anderson

Casa AndersonSituada no Jardim Botânico do Porto, dotada de elegantes forma, está a Casa Andresen, cujo nome evoca importantes vultos da literatura portuguesa do século XX: Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.

Até 18 de novembro toda a família poderá ver “Animais de Museu” à solta na casa Anderson, uma original exposição organizada pela Universidade do Porto. Desde leopardos que caçam impalas a rinocerontes, a exposição “Animais de Museu” junta mais de 100 exemplares taxidermizados vindos de todos os continentes, colocados em poses naturais e equilíbrios impossíveis.

Numa Casa Andresen completamente às escuras, os visitantes são convidados a fazer parte da performance, usando lanternas de cabeça para explorar o espaço e descobrir os animais que se escondem no seu interior. Os miúdos vão adorar!!

Onde: Rua do Campo Alegre, 1191, 4150-181 Porto, Portugal.

Mais Informações: Jardim Botânico do Porto

  • Museu dos Transportes e Comunicações

Museu dos Transportes e das ComunicaçõesInserido no edifício da Alfândega Nova, a instituição tem como objetivo mostrar a história dos transportes e meios de comunicação.

Como exposição permanente podemos ver “O Automóvel no Espaço e no Tempo”, além de outras. Realizam-se também mostras temporárias, assim como feiras de caráter promocional e comercial.

Onde: Edifício da Alfândega, Rua Nova da Alfândega, 4050-430 Porto.

Mais Informação: Museu dos Transportes e Comunicações

 

  • Fundação Serralves

Fundação SerralvesA Fundação de Serralves acolhe um núcleo patrimonial inestimável composto pelo Museu, um projeto do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, pela Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco e pelo Parque.

Todos os domingos, a Fundação desenvolve programas gratuitos direcionados para famílias. Ver, experimentar, criar, brincar, passear, descansar, descontrair, em percursos de exploração, em oficinas e exposições, em conversas e piqueniques, à descoberta da arte e dos artistas, mas também do ambiente, da biodiversidade e da paisagem.

Onde: Rua D. João de Castro, 210, 4150-417 Porto.

Mais Informação: Fundação Serralves

  • Caves do Vinho do Porto (Vila Nova de Gaia)

Caves do Vinho do PortoJunto ao centro histórico do Porto na margem sul do rio Douro, as Caves do Vinho do Porto são um lugar de passagem obrigatória.

Este vinho é produzido a partir das uvas cultivadas na região do Douro e enviado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde é preparado e envelhecido. Poderem escolher entre as mais de 50 caves à beira-rio para descobrir as dezenas de variedades de Vinho do Porto, que é hoje um dos mais famosos do mundo.

Onde: Rua Dr. António Granjo, 207, 4400-124 Vila Nova de Gaia.

 

  • Sé Catedral
Foto: Stay in Porto

A imponente Sé do Porto foi concluída no século XIII, embora tenha sofrido muitas alterações ao longo dos séculos.

Com belas talhas, pinturas, esculturas, tesouros de arte sacra e uma rosácea românica, além da bonita Capela Batismal, revestida de mármores policromos, e belos azulejos barrocos no claustro e varanda, este é sem dúvida um monumento fascinante.

Visita obrigatória!!

Onde: Terreiro da Sé, 4050-573 Porto

Mais Informação: Câmara Municipal do Porto

  • Torre dos Clérigos

Torre dos ClérigosEsta torre sineira de estilo Barroco foi concluída em 1763 e domina o centro antigo da cidade. É a mais alta do género no país, e os visitantes podem subir os seus 225 degraus para admirar as vistas.

A adjacente Igreja dos Clérigos é um excelente exemplo de síntese dos estilos arquitetónicos Barroco e Rococó e exibe uma elaborada fachada, belas talhas e um notável órgão de tubos de 1774.

Um Símbolo da cidade. Imprescindível a visitar 🙂

Onde: Rua de S. Filipe de Nery , 4050-546 Porto.

Mais Informação: Torre dos Clérigos

  • Palácio da Bolsa

Palácio da BolsaExibindo uma imponente fachada neoclássica, o antigo Palácio da Bolsa do Porto foi construído no século XIX.

A sua mais famosa atração é o Salão Árabe, de exuberante estilo mourisco e inspirado no Palácio de Alhambra, em Granada, muitas vezes usado como sala de receção de chefes de Estado visitantes.

A majestosa decoração do interior inclui esculturas, pinturas e frescos da autoria de muitos mestres portugueses.

O edifício abriga ainda numerosos eventos culturais e exposições, possuindo também um restaurante.

Onde: Rua de Ferreira Borges, 4050-253 Porto

Mais Informação: Palácio da Bolsa

  • Visitar o Douro

DouroToda a região é um convite à descoberta. De carro seguindo o fluxo da água ou atravessando vilas e aldeias, de comboio serpenteando junto à margem; a bordo de um cruzeiro, respirando odores fluviais ou simplesmente de balão, apreciando os contornos mágicos da paisagem.

Percorrer o Douro é apreciar os seus conventos e igrejas, conhecer o seu artesanato rústico, saborear a sua genuína gastronomia, inflamar o espírito com o folclore das seculares romarias e retemperar, por fim, energias em milagrosas termas ou em repousantes hotéis, pousadas ou unidades rurais de alojamento.

Mais Informação: Turismo do Douro

Parques e Jardins

  • Jardim Botânico do Porto

Jardim Botânico do PortoNos terrenos da antiga casa da família Andersen, a que se associam os nomes de Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A., estende-se este belo jardim com mais de quatro hectares, onde se observam bosquetes de composição naturalista, uma coleção de plantas, ou ainda zonas de estufas com coleções de orquídeas, plantas carnívoras, fetos, entre outras plantas tropicais e subtropicais.

Atualmente funciona como Departamento de Botânica e é visitável.

O Jardim Botânico do Porto está aberto, nos dias úteis, das 9h00 às 16h00, sendo a entrada livre.

Onde: Rua do Campo Alegre, 1191, 4150-181 Porto, Portugal.

Mais Informações: Jardim Botânico do Porto

  • Jardim do Palácio de Cristal

Palácio de Cristal Os Jardins do Palácio de Cristal, a Quinta da Macieirinha (onde se encontram o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto) e a Quinta Tait compõem este magnífico parque, a partir do qual se desfrutam deslumbrantes panorâmicas do rio Douro e do mar.

Inaugurado em 1865, por ocasião da Exposição Internacional Portuense, o jardim do Palácio de Cristal constitui um espaço multifacetado para os tempos de lazer.

O lugar perfeito para os pais desfrutarem de um passeio romântico. E os pequenotes nada de aborrecimento!!

Pois por lá não faltam fontes, um lago com patos e cisnes e animais diversos e claro, um parque infantil. A entrada no Jardim do Palácio de Cristal é gratuita.

Onde: Rua de D. Manuel II, 4050-346 Porto.

Mais Informação: Câmara Municipal do Porto

 

Na Hora da Diversão: 

 

  • World of Discoveries

Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.

Este espaço trata pois do encontro de culturas e do alcance das ambições, ideias, esforços e inovações que os tornaram possíveis. Incluí vinte grandes áreas temáticas permanentes.

Onde: Rua de Miragaia 4050-387 – Porto

Mais informação: www.worldofdiscoveries.com

Saibam mais sobre o Desconto 10% no World of Discoveries para Famílias Pumpkin

 

  • Casa da Música

Casa da MúsicaConcebida para ser a casa de todas as músicas, esta proporciona uma vivência musical plena a todas as pessoas que a visitam, sem exceção.

A oferta é diversificada, com propostas que abrangem desde bebés a seniores, grupos escolares, famílias, cidadãos e comunidades de todos os contextos socioculturais.

Diariamente há visitas guiadas ao edifício, que dispõe de vários bares de apoio e de um restaurante localizado na cobertura, com uma magnífica vista sobre a cidade.

Onde: Avenida da Boavista, 604-610, 4149-071 Porto.

Mais Informação: Casa da Música

 

  • Zoo Santo Inácio (Vila Nova de Gaia)

Zoo Santo InácioO Zoo Santo Inácio é o local ideal para passar um dia inesquecível na Natureza!  Aqui irá encontrar animais como Panteras das Neves, Pinguins de Humboldt, Hipopótamos-Pigmeu, Macacos-Aranha, ou ainda Crocodilos, Veados das Filipinas, Pitons e Tarântulas, entre muitos outros animais.

Diariamente é possível assistir a fantásticas Demonstrações com Animais. Tais como, Aves de Rapina, Répteis e Demonstração Vida Selvagem, ou ainda à divertida Alimentação dos Pinguins.

Um local que contagia pelas suas cores e cheiros dos Jardins e Bosque, enorme variedade de flores, árvores e arbustos.  Um dia naturalmente divertido!

Onde: Rua 5 de Outubro, nº 4503, 4430-809, V. N. de Gaia

Mais Informação: ZOO Santo Inácio

  • Sea Life

Sea Life PortoO Sea Life Porto é um parque aquático com cerca de 30 tanques e 5600 criaturas marinhas, dividido por 12 zonas distintas, desde uma paisagem de água doce do Parque Nacional do Douro até ao Atlântico rumo aos mares tropicais, passando por apontamentos como os socalcos das encostas do Douro, a histórica Ponte D. Luís I, ou as tradicionais fachadas dos edifícios Ribeira.

No Sea Life Porto toda a família vai poder encontrar tubarões, raias-focinho-de-vaca, o peixe-porco-palhaço, a tartaruga Mariza e muitas mais espécies…

O SEA LIFE Porto é a escolha ideal para um dia de lazer e entretenimento, em família.

Onde: 1ª Rua Particular do Castelo de Queijo, Porto.

Mais Informação: Sea Life Portugal

  • Parque Aquático de Amarante

Parque Aquático de AmaranteLocalizado no Tâmega Clube, o Parque Aquático de Amarante tem seis pistas múltiplas, quatro pistas rápidas, um caracol, dois toboggans, dois parques aquáticos infantis, um restaurante.

É o local ideal para quem quer passar um dia em família cheio de mergulhos e diversão.

Com uma paisagem única sobre Amarante e o Rio Tâmega, este é o único parque aquático de montanha da Península Ibérica e está aberto todos os dias da semana, entre as 10 da manhã e as 7 da tarde, até 22 de setembro.

Onde: Parque Aquático de Amarante, Rua do Tâmega, nº 2245, Fregim – Amarante.

Mais informação: Parque Aquático de Amarante | Parque Aquático de Amarante no facebook

  • Magikland

MagiKlandA Magikland está dividida em seis áreas com diferentes temas: Aldeia Medieval, Far-West, Refúgio dos Piratas, África, Mundo da Confusão e Souk.

A aposta nos espaços verdes é outra das preocupações da Magikland, que também procura ser um local onde alguns dos jogos tradicionais portugueses são revisitados.

Onde: Rua de Santo André, Marecos, Penafiel

Mais informação: Magikland | Magikland no facebook

Textos e Imagens: Turismo do Porto | Turismo do Douro

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.