Família > Passear > Passeios

Atividades para famílias e crianças em Viseu

Atividades famílias criancas Viseu

Viseu é uma cidade rica em património cultural que aliado as magnificas paisagens torna esta cidade um lugar de visita obrigatória.

Deixem- se encantar por esta cidade e não deixem de visitar o Caramulinho. Os miúdos vão adorar subir o pico mais elevado da serra e admirar as vistas panorâmicas sobre a distante Serra da Estrela.

Vamos lá! Lancem-se a aventura, Viseu está a vossa espera! Alguma sugestão de lugares encantadores em Viseu não hesitem, partilhem connosco.

 

Veja o nosso artigo por categorias: Património e Museus | Parques e Jardins | Na Hora da Diversão

Património e Museus 

 

Centro Histórico de Viseu

Centro Histórico de ViseuO Adro da Sé, Rossio, Paços do Concelho, Igreja dos Terceiros, Painel de Azulejos, Jardim das Mães… O Adro da Sé é uma das mais belas praças de Portugal com quatro majestosas edificações: a Varanda dos Cónegos e Torre de Menagem, a Sé Catedral, o Museu Grão Vasco (antigo Paço dos Três Escalões) e a Igreja da Misericórdia.  No Rossio (Praça da República) ampla praça no centro da cidade, ponto de encontro sombreado de tílias, os Paços do Concelho edifício da segunda metade do século XIX, a Igreja dos Terceiros estilo Barroco dedicada a S. Francisco de Assis, o Painel de Azulejos ao longo do muro do Jardim das Mães, ao cimo a Casa Museu Almeida Moreira.

A cidade possui um dos mais belos conjuntos do País, de casas, portais e janelas dos estilos gótico – manuelino, espalhadas um pouco por todo o centro histórico.  Da muralha, que na época medieval protegia a cidade com sete portas, apenas se conservam duas – a Porta do Soar ou Arco dos Melos e a Porta dos Cavaleiros e vestígios de outra na Rua da Árvore.  A Praça D. Duarte com a estátua do Rei de Portugal (1391-1438) e ao meio da rua com o mesmo nome uma casa de pedra onde se pode ver a Janela geminada Manuelina mais bonita da cidade. 

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu | Turismo do Centro

 

Catedral de Viseu

A Catedral de ViseuA catedral revela uma variedade de estilos arquitetónicos que refletem o tempo que demorou a sua construção e o facto de a fachada de estilo manuelino ter sido parcialmente destruída por um forte temporal, em 1635, que apenas manteve intacta a Torre do Relógio, de estilo românico-gótico.  Na atual fachada encontram se as imagens de S. Marcos e S. Lucas, S. João e S. Mateus, S. Teotónio e, no alto, Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Sé.

A estrutura da igreja, de origem românico-gótica, remonta aos séculos XIII e XIV, os pilares são góticos e a abóbada manuelina – a chamada abóbada dos nós que cobre as três naves (a sua construção iniciou-se no princípio do séc. XVI). O claustro renascentista, edificado pelo italiano Francesco da Cremona, prima pela sua elegância. 

Onde: Catedral de Viseu, Adro da Sé, 3500-195 Viseu 

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu | Turismo do Centro

 

Casa da Lavoura e Oficina do Linho Museu Etnográfico

Casa da Lavoura e Oficina do Linho Museu EtnográficoSituado numa das poucas aldeias da região de Viseu em que se trabalha o linho, este museu está instalado numa antiga habitação senhorial recentemente requalificada. 

É um espaço lúdico-pedagógico que congrega todo o património relacionado com o ciclo do linho e outros aspetos da cultura tradicional que se encontravam dispersos pela aldeia _ utensílios ligados à lavoura, aos ofícios artesanais que lhe estão associados e ao cultivo e trabalho do linho desde a sementeira até ao tecido e confeção. 

Onde: Calçada do Eiró, 18, Várzea – Calde, 3015-758 Viseu 

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu | Turismo do Centro

 

Museu Grão Vasco

Museu Grão VascoInstalado no antigo Paço Episcopal, totalmente renovado pela mão do arquiteto Souto Moura, o Museu Grão Vasco é hoje um museu de visita obrigatória não só pela coleção de pintura quinhentista da autoria de Vasco Fernandes, o Grão Vasco (c.1475-1542) e da sua oficina, como pela pintura portuguesa dos sécs. XIX e XX, os exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário, e um conjunto de objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas (pintura, escultura, ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco).

Onde: Paço dos Três Escalões, Adro da Sé, 3500–195 Viseu 

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu | Turismo do Centro

  

Estátua e Cava de Viriato

Estátua e Cava de ViriatoNa Cava de Viriato terá possivelmente existido um acampamento militar romano situado num ponto de confluência de várias vias de comunicação. De acordo com investigações recentes o local poderá ter sido posteriormente utilizado pelos muçulmanos como “cidade – acampamento” durante a época de Al-Mansur. No local foi erigido um monumento a Viriato, chefe da resistência dos povos peninsulares aos invasores romanos.

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu | Turismo do Centro

 

Parques e Jardins 

 

Serra do Caramulo

CaramulinhoPode-se apreciar os campos verdes e a beleza das árvores junto à água cristalina dos ribeiros que a atravessa por todos os lados e desfrutar da deslumbrante paisagem enquanto respira um ar realmente puro e saudável. Pode-se subir ao Caramulinho, o ponto mais alto da Serra com 1076.57 metros, onde se avista o mar e a Serra da Estrela em dias sem nebulosidade. 

A paisagem da Serra do Caramulo é um monumento à natureza e o ar puro que ali se respira convida à exploração de todos os recantos, por mais escondidos que sejam. É um lugar cheio de surpresas, de vistas magníficas e de desafios estimulantes. 

Para desfrutar de toda esta beleza natural pode realizar alguns percursos pedestres, dos quais: o percurso do Caramulinho (“Caleiros”) com uma distância de 8,2 km e um tempo médio de 4 horas, no qual se pode desfrutar da bela paisagem, aldeias típicas e parque eólico.  O Caramulo é quase um lugar secreto, mas encantador, de contrastes e mistura de imagens entre cumes e vales, onde o ar são combina com a paisagem deslumbrante.

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu | Turismo do Centro (Imagem Vitor Oliveira)

 

Parque Aquilino Ribeiro (Parque da Cidade)

Parque Aquilino Ribeiro- Parque da CidadeUm pulmão verde com grandes árvores e outras espécies vegetais, em pleno centro da cidade.

Onde: Avenida 25 de Abril, 3500–089 Viseu 

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu | Turismo do Centro

 

Na Hora da Diversão: 

 

Complexo Desportivo Príncipe Perfeito 

Complexo Desportivo Príncipe PerfeitoEste complexo, situado em Cabanões, dispõe de instalações e equipamentos para atividades de interior e ao ar livre- piscina exterior com escorregas, piscinas interiores e ginásios.

Onde: Complexo Desportivo Príncipe Perfeito, Bairro da Misericórdia, Cabanões, 3500-895 Viseu.

Mais Informação: Câmara Municipal de Viseu | Turismo do Centro

 

Palácio do Gelo

Palácio do Gelo ViseuPista de gelo; centro de diversão “Polar e Brincar”, Bowling & Play Center,

Onde: Palácio do Gelo Shopping, quinta da Alagoa, 3500-606 Viseu.

Mais Informação: Pálácio do Gelo | Pálacio do Gelo no facebook

 Imagem Palácio do Gelo no facebook

 

Textos e Imagens: Câmara Municipal de Viseu | Turismo do Centro