Família > Passear > Passeios

Atividades para famílias e crianças em Braga

Atividades para famílias e crianças em Braga

Atividades para famílias e crianças em Braga

Braga respira  história e cultura, patente no património e museus, desta cidade. As Igrejas, as mansões do século XVIII e os bonitos jardins são um encanto.

Conhecida por Bracara Augusta nos tempos romanos, Braga tem uma longa história, que merece ser lembrada e mostrada aos mais pequenos.

Um passeio fundamental para uma férias em família. Partilhem connosco, as vossas sugestões de lugares para visitar em família em Braga.

Veja o nosso artigo por categorias: Património e Museus | Parques e Jardins |  Na Hora da Diversão

Património e Museus

 Casa do Penedo

Casa do Penedo

A origem do seu nome deve-se ao facto de ter sido construída entre quatro rochas de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa. A casa do Penedo é uma construção inteiramente feita em rocha, salvo as portas, janelas e telhado, a casa não tem electricidade. Por dentro a casa apresenta um estilo rustico, onde a mobília, escadas e corrimãos são feitos de troncos que complementam o seu aspecto rústico. O sofá é feito em betão e madeira de eucalipto, os vidros são à prova de bala e a porta é de aço.

 

 

 

Elevador do Bom JesusElevador do Bom Jesus

O Elevador do Bom Jesus, localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, concelho de Braga.Este foi o primeiro funicular a ser construído na Península Ibérica, e é o elevador mais antigo do mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

Foi construído com o objectivo de substituir a linha dos americanos de Braga (veículos sobre carris puxados por cavalos) na Península Ibérica, o Elevador do Bom Jesus liga a parte alta da cidade ao Santuário do Bom Jesus do Monte. 

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

Veja também o nosso artigo sobre o Elevador do Bom Jesus

Bom Jesus de Braga

Bom Jesus de BragaO Escadório do Bom Jesus desenvolve-se em lances de escadas e de patamares e está dividido em 3 partes: Escadório do Pórtico, mandado construir pelo arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, em 1723; Escadório dos Cinco Sentidos (Fonte da Visão, do Ouvido, do Olfato, do Gosto e do Tacto) , de autoria dos arquitetos Moura Teles e André Soares, e o Escadório das Três Virtudes (Fonte da Fé, da Esperança e da Caridade), de autoria de Carlos Amarante

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

 

 

Igreja do Bom Jesus de Braga

Igreja do Bom Jesus de Braga
Foto: Bom Dia Europa

Sacro-monte instalado numa área paradisíaca, envolvido por cuidada e frondosa mata, o Bom Jesus é um dos máximos expoentes do casamento da natureza com a arte.Da primeira ermida, edificada por D. Martinho da Costa em 1494, nem das duas que lhe sucederam (1522 e 1723) nada resta.

Em 1784 foi iniciada a atual igreja, obra neoclássica de Carlos Amarante. Virada a Braga, liga-se ao sopé do monte por uma importante escadaria, ornada de capelas de uma via-sacra, sendo particularmente notável a parte denominada “Dos Sentidos”, obra de Carlos Amarante.

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Ruínas romanas de Bracara Augusta (Braga)

Ruínas Romanas de BragaAs ruínas de Bracara Augusta, uma cidade fundada pelo Imperador Augusto entre 300 e 400 a.C., ainda hoje subsistem. Bracara Augusta tornou-se a capital romana do norte da Ibéria e foi posteriormente ocupada pelos Visigodos e Árabes. Desde a década de 1970, foram encetados esforços para preservar as estruturas do complexo arqueológico ainda remanescente.

Mais Informação:Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Capela de S. Frutuoso de Montélios

Capela de S. Frutuoso de MontéliosA pequena capela de Montélios deve a sua existência a São Frutuoso, bispo de Dume e de Braga durante a época visigótica, que aqui escolheu ser sepultado, na década de 60 do século VII.

Na sua pequenez, Montélios é um dos mais fascinantes monumentos altimedievais peninsulares, simultaneamente aparentado com obras mediterrânicas dos séculos V-VI e IX-XI. Independentemente dos rumos futuros da historiografia, permanecerá como obra incontornável nos estudos dedicados à Alta Idade Média ocidental.

Onde: Rua de São Jerónimo de Real.

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Mosteiro de S. Martinho De Tibães

Mosteiro de S. Martinho de TibãesO Mosteiro de S. Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, situa-se na região norte de Portugal, a 6 kms a noroeste de Braga.

Fundado em finais do século XI, arvorou-se, com o apoio real e as concessões de Cartas de Couto, num dos mais ricos e poderosos mosteiros do norte de Portugal

Espaço monumental belíssimo, assume-se, durante os séculos XVII e XVIII, como importante centro produtor e difusor de culturas e estéticas, transformando-se num dos maiores e mais importantes conjuntos monásticos beneditinos e num lugar de exceção do pensamento e arte portugueses.

Onde: Largo do Mosteiro de São Martinho de Tibães.

Mais Informação: Mosteiro de São Martinho de Tibães | Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

Veja também o nosso artigo sobre o Mosteiro de Tibães

 

Fonte do Ídolo

 

Fonte do Ídolo de Braga
Foto: Minho em Festa

Único monumento de referência romana da Bracara Augusta e um dos mais importantes santuários rupestres da referida época existentes na Península Ibérica. É constituído por um busto feminino e por uma figura de corpo inteiro com longas roupagens.

Trata-se de um santuário rupestre de origem pré- romana, dedicada à deusa indígena Nabia, intimamente ligada ao culto da àgua e da fertilidade.

Onde: Rua do Raio, Braga, 4700- 922 Braga.

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Sé de Braga

Sé BragaA Sé de Braga corresponde a um esplêndido complexo constituído pela igreja propriamente dita e uma série de dependências anexas, entre claustros e capelas. Na qualidade de sede de Bispado foi profusamente enriquecida ao longo dos séculos.

Considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico no país, aqui encontram-se os túmulos de Henrique de Borgonha, conde de Portugal e sua esposa, Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques.

Onde: Rua do Cabido, Braga, 4700 Braga.

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Termas Romanas do Alto da Cividade

 

Termas Romanas do Alto da Cividade
Foto: Wikipedia

As termas do Alto da Cividade foram construídas nos inícios do século II, juntamente com um teatro anexo, situando-se perto do fórum administrativo de Bracara Augusta. Classificadas como Monumento Nacional, as termas, tal como o teatro, inserem-se numa área arqueológica vedada e protegida. Este balneário público foi descoberto em 1977.

Onde: Rua dos Bombeiros Voluntários, Alto da Cividade – Colina de Maximinos, 4700 Braga.

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Domus da Escola Velha da Sé

Domus da Escola VelhaSitua-se na parte poente da Rua D. Afonso Henriques, em pleno Centro Histórico de Braga.

Os trabalhos arqueológicos realizados no interior do edifício, entre 1998 e 2003, permitiram identificar vestígios correspondentes a uma ocupação do sítio entre século I e os séculos V/VI, bem como, outros associados ao sistema defensivo medieval da cidade de Braga, que podem hoje ser visitados. 

Onde: Rua D. Afonso Henriques, 1.

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

5

Muralha Medieval e Casa da TorreCasa setecentista onde esteve instalada a antiga Escola Industrial. Da velha cintura de muralha que guardava a cidade medieval, reconstruída por D. Dinis e D. Fernando, apenas restam algumas torres e duas portas: a famosa Torre de Menagem e as Torres do Campo das Hortas, das Carvalheiras e de S. Tiago (esta transformada em capela sob o traço de André Soares, em 1756-59; e as portas de S. Tiago (medieval), da rua do Souto, chamada Arco da Porta Nova, aberta em 1512 e reedificada em 1773, sob o desenho de André Soares.

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Sameiro

SameiroO maior centro de peregrinação do Norte e o segundo de Portugal. Ocupa uma posição soberba de miradouro. Iniciada a devoção em 1869, começou a construir-se , em 1873, a capela que viria a transformar-se na atual igreja.

Mais Informação:Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Palacete do Raio

Palacete do RaioConstruída para casa de habitação de João Duarte de Faria, rico comerciante de Braga possuidor do título de cavaleiro da Ordem de Cristo, sob desenho de André Soares (1754-1755), este palacete, já comparado a um “móvel de Luís XV” (Matos Sequeira), é de uma graça e exuberância sem par. De uma extrema sensualidade e de um requinte sem par no Norte do país, faz lembrar o estilo manuelino, na abundância da decoração. O seu nome popular deve-se à sua aquisição, em 1834, por Miguel José Raio, visconde de S. Lázaro.

Onde: Rua do Raio, Braga, 4700 Braga.

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Paço Episcopal Paço Medieval de Braga

Paço EpiscopalTem a sua origem no Baixo Império Romano. Após um período de abandono, ficou permanentemente ocupado após a sagração do bispo D. Pedro, em 1070. Dessa época, já nada resta. Foi reedificado pelos arcebispos Gonçalo Pereira e Fernando da Guerra dos séculos XIV-XV.

Onde: Praça do Município, Braga, 4700 Braga.

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Teatro Circo  

Theatro Circo Theatro Circo foi projetado pelo arquiteto Moura Coutinho, sendo construído em parte do espaço anteriormente ocupado pelo extinto Convento dos Remédios. As obras iniciaram em 1911 e terminaram três anos mais tarde (1914).

A sala principal, de estilo italiano e com uma capacidade de 1500 lugares, estava organizada em taburnos para uma fácil adaptação entre os vários tipos de espetáculos. Dada a sua dimensão e arquitetura foi considerado um dos maiores e mais belos teatros de Portugal.

Recentemente, a Câmara Municipal de Braga realizou obras de adaptação e de restauro. Atualmente, desenvolve grande atividade cultural, sendo a principal casa de espetáculos da cidade.

Onde: Av. da Liberdade, 697 – 4710-251 Braga

Mais Informação: Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Parques e Jardins

GerêsParque Nacional da Peneda-Gerês                                                                                                                  

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico, e também devido à variedade da fauna e flora. Relativamente à fauna o parque conta com 235 espécies de invertebrados, 4 espécies de peixe no curso de água de montanha e planalto e ainda mais algumas espécies que não são peixes, 147 espécies de aves e 15 espécies de morcegos. Alguns exemplos destas espécies são, o lobo Canis Lupus, a víbora de seonei, o esquilo-vermelho Sciurus vulgaris, o morcego lanudo Myotis emarginatus, a águia-real Aquila chrysaetos e a Lontra Lutra lutra. A flora do parque é composta por carvalhais, formações arbustivas, lameiras, e vegetação ripícola.

 Veja também o nosso artigo sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês

Largo do Paço

 

Largo do Paço, Braga
Foto: Wikipedia

Este pequeno largo aberto para a rua do Souto é de um encanto muito peculiar. Limitado pelas várias alas do corpo seiscentista do antigo Paço dos Arcebispos. A Norte e Este, obras dos arcebispos Frei Agostinho de Jesus e D. Manuel de Sousa , finais do século XVI, a Oeste, pela galeria mandada restaurar, em 1709, por D. Rodrigo de Moura Teles. Tem no seu centro um maravilhoso chafariz em forma de castelo, datado de 1723, de autor desconhecido.

Mais Informação:Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

 

 

ArcadaArcada

Um dos “ex-libris” da cidade, a Arcada foi mandada construir encostada à velha muralha medieval em 1725. Com o desenvolvimento da cidade tornou-se o local central, ideal para a existência de cafés, ponto de encontro e cavaqueira dos bracarenses.

Mais Informação:Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Jardins de Santa Bárbara

Jardins de santa BárbaraO Jardim de Santa Bárbara é um dos mais bonitos do país. Datada do século XVII, esta praceta ajardinada fica perto do antigo Palácio Episcopal e contém flores coloridas, plantas luxuriantes e belos arbustos esculpidos.

Onde:Junto ao Largo do Paço, 4700 Braga.

Mais Informação:Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

 

Parque da Ponte

Parque da PonteParque com extenso arvoredo, estátuas e bancos. Destaca-se os recantos campestres em volta do lago e as modernas piscinas.

Mais Informação:Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

 


Praça Mouzinho de Albuquerque ou Campo Novo

Praça Mouzinho de AlbuquerqueTalvez o recanto mais belo da cidade, este Largo de forma retangular com os ângulos cortados pela entrada de 4 ruas. Esta praça de uma harmonia e simplicidade maravilhosas, foi começada a construir em 1725. Foi mandada construir pelo arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, com projeto do arquiteto Manuel Pinto de Vilalobos, em 1725.

Servida por uma bela fonte, de um barroco tardio, mas bem integrada no conjunto, nela se encontra também a estátua do rei D. Pedro V, da autoria de Teixeira Lopes (Pai). Já teve as designações de praça do Gavião, Bairro da Gavieira, Bairro do Quinteiro, campo Novo do Reduto e Bairro do Reduto. A designação de Mouzinho de Albuquerque foi atribuído em 4 de Janeiro de 1898.

Mais Informação:Turismo do Porto e Norte | Câmara Municipal de Braga

 

Na Hora da Diversão:

Galo de Barcelos

Pinte o Lendário Galo de Barcelos

Faça uma visita a Barcelos e juntamente com os seus pequenos pinte o animal lendário desta cidade, o Galo de Barcelos, com a ajuda de um artesão na Torre da Porta Nova, para poder realizar esta actividade basta contactar o Turismo de Barcelos com antecedência para marcar.

Textos e Imagens: Turismo do Porto e Norte | BragaVirtual

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.