Família > Passear > Passeios

Atividades para famílias e crianças em Aveiro

Atividades para famílias e crianças em Aveiro

Atividades para famílias e crianças em Aveiro

Aveiro é uma cidade especial. Conhecida como a “Veneza portuguesa”, é atravessada por um canal.

Esta cidade é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana. Falar de Aveiro é falar de tradição gastronómica, dos famosos e irresistíveis doces conventuais. Um cenário ideal para férias em família!

Fiquem com as nossas sugestões de lugares a visitar nesta bonita cidade. Se conhecem sítios de interesse em Aveiro não hesitem, partilhem connosco.

Veja o nosso artigo por categorias: Património e Museus | Parques e Jardins | Na Hora da Diversão

Património e Museus

Museu da Aliança

Museu da Aliança 

O Aliança Underground Museum é um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal. Contemplando oito colecções distintas, este equipamento museológico versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria, cerâmica e estanharia abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos.

Mais Informaçãowww.alianca.pt/pt

 

Museu Brincar

Museu do Brincar

O Museu do Brincar é um espaço para todas as idades, onde todo o imaginário do brinquedo e do brincar é do alcance das crianças e dos adultos.

O museu tem uma enorme colecção de brinquedos, e várias actividades lúdicas em que os visitantes podem participar, conta também com vários espaços, tais como o “Castelo da Fantasia”, a “Floresta”, o “Atelier de Expressão Plástica”, a “Casinha da Árvore”, a “Casa das Bonecas” entre outros.

Mais Informação: museudobrincar.wix.com/museudobrincar

 

 

 

 

 

http://www.viajaretudodebom.com.br

Fábrica da Vista Alegre

A Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto e foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal, situa-se em Ílhavo e reúne um conjunto patrimonial e industrial único é reconhecida internacionalmente pela qualidade e excelência da sua produção.

Ao visitar a Fábrica da Vista Alegre poderá ver todo o processo de criação de algumas peças de porcelana portuguesa, desde a sua composição da pasta até à cozedura final. Conheça também a escola de pintura da fábrica, que forma muitos jovens artistas e preserva a tradição de excelência. Conheça também a modernidade tecnológica da produção da fábrica, algo que foi decisivo desde o século XIX para manter a Vista Alegre na frente dos métodos de produção e design de porcelanas.

Mais InformaçãoFábrica da Vista Alegre

 

https://paisagensinvisiveis.files.wordpress.com

Lago da Fonte Nova e Fábrica Jerónimo Pereira Campos

Criado artificialmente no extremo do Canal do Côjo, este espelho de água encontra se rodeado por zonas onde caminhar ou andar de bicicleta se tornam num agradável exercício.

Ao fundo, ergue-se sumptuosa a antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos, um magnífico exemplar da arquitetura industrial em tijolo, de inícios do séc. XX, transformado em Centro Cultural e de Congressos e onde se encontram instalados serviços públicos.

Onde: Cais da Fonte Nova, 3800 Aveiro.

Mais InformaçãoCâmara Municipal de Aveiro | Turismo do Centro

 

igreja-misericordia-aveiro
http://www.prof2000.pt/users/avcultur

Igreja da Misericórdia

O início da construção remonta ao período filipino (1600), tendo sido terminada no reinado de D. João IV. Destaca-se o trabalho do portal, de influência da escola coimbrã, bem como os azulejos seiscentistas do interior.

Onde: Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, Rua Combatentes da Grande Guerra, 3 3810-087 Aveiro.

Mais InformaçãoCâmara Municipal de Aveiro | Turismo do Centro

 

museu-aveiro
http://artalongtheages.blogspot.pt
Museu de Aveiro

O Museu está instalado no antigo Convento de Jesus de Aveiro, cuja fundação remonta a 1463. Destacam-se a Igreja de Jesus, um exemplo maior do barroco português, os antigos coros, claustro e capelas anexas.

No coro-baixo está o túmulo da Princesa Santa Joana, filha de D. Afonso V, obra do arquiteto régio João Antunes executada com mármores policromos.

Na coleção pode-se ver pintura, escultura, talha, azulejo, manuscritos, têxteis e ourivesaria dos séculos XV a XIX.  Sofreu, recentemente, obras de requalificação da autoria do Arquiteto Alcino Soutinho.

Onde: Av. de Santa Joana Princesa, 3810 – 329 Aveiro.

Mais InformaçãoCâmara Municipal de Aveiro | Turismo do Centro | Museu de Aveiro no Facebook

Museu de Ovar
https://lifecooler.com
Museu de Ovar

A beleza dos antigos trajes regionais, os delicados bordados e rendas feitos por mão de mulher dizem muito sobre a história de Ovar e das suas gentes. Objetos ligados a antigos usos e profissões, exemplos da arquitetura e interiores de casas populares, associam-se a largas centenas de bonecas vindas de muitos países. Coleção de pintura cerâmica contemporânea.

Onde: Rua Heliodoro Salgado, 11, Apartado 519, 3880 – 232 Ovar.

Mais InformaçãoMuseu de Ovar

 

 

museu-ilhavo
https://guiastecnicos.turismodeportugal.pt/
Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo é um lugar da memória dos Ilhavenses, do seu papel na abertura de Portugal ao mundo. Nascido em 1937, habita desde Outubro de 2001 num moderno e atraente edifício.  O Museu Marítimo de Ílhavo é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A “faina maior”, pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem, nos mares da Terra Nova e da Gronelândia, e as fainas agromarítimas da Ria de Aveiro são as referências patrimoniais do Museu. Inaugurou recentemente o Aquário dos Bacalhaus, com uma capacidade de 120 m3 de água e uma temperatura que em média ronda os 12ºC, bem como o CIEMarÍlhavo, cuja missão é a investigação científico-cultural no domínio da Cultura do Mar. Visitar o MMI é embarcar numa aventura dos sentidos, do conhecimento e do lazer!

Onde: Av. Dr. Rocha Madahil, 3830 – 193 Ílhavo.

Mais InformaçãoMuseu Marítimo de Ílhavo

Veja também o nosso artigo sobre o Museu Marítimo de Ílhavo

 

cm-aveiro
Bombeiros.pt
Câmara Municipal de Aveiro

As linhas majestosas do barroco estão bem patentes neste edifício do último quartel do século XVIII, a que a torre sineira empresta uma graciosa sumptuosidade.

Onde: Praça da República, 3810–156 Aveiro.

Mais InformaçãoCâmara Municipal de Aveiro | Turismo do Centro

 

aveiro-farol-barra
http://www.centerofportugal.com
 

Farol da Barra

Na Praia da Barra, o farol impressiona pelos seus 62 metros de altura. Foi construído em 1893 e é um dos mais altos do mundo.

Onde: Largo do Farol, Praia da Barra, 3830-753 Gafanha da Nazaré

 

 

 

Parques e Jardins

Reserva Natural das Dunas de S.Jacinto

 

dunas-sao-jacinto
http://www.leme.pt/

São 700 hectares divididos em dunas móveis e fixas que formam uma mata constituída principalmente por pinheiro-bravo e charcos de água doceAo percorrer os trilhos interpretativos pode observar, o chapim-real, o pato-marinho, o chapim-carvoeiro, o guincho, a negrinha, o chapim-de-poupa ou a gaivota-ar-gêntea.
Visite o Centro de Acolhimento e, com uma visita guiada pelos técnicos da Reserva, não perca a oportunidade de conhecer algumas destas espécies no seu habitat natural.

Na cerca do antigo convento franciscano de Santo António, foi criado o Jardim e Parque Municipal Infante D. Pedro, com o seu lago e zonas ajardinadas, uma agradável mancha verde que permite aos mais pequenos passear em liberdade.

Bioria

bioria-aveiroParte integrante da Ria de Aveiro, a região do Baixo Vouga Lagunar abrange uma área de cerca de 4600 hectares abrangendo os Concelhos de Aveiro, Estarreja e Albergaria-a-Velha. Como resultado desta secular relação, a área adquiriu uma enorme diversidade de habitats que acolhem uma valiosa comunidade faunística e florística, tornando-se detentora de um inestimável Património Natural.

Com vista à sua proteção e divulgação, implementou-se, ao longo das marinhas e do Esteiro de Salreu, no Concelho de Estarreja, o primeiro de uma série de percursos de Natureza, o Percurso de Salreu, desenhado de modo a que possa explorar de forma prática e divertida os segredos da vida selvagem.  Centro de Interpretação Ambiental- Localizado no início do Percurso de Salreu do BioRia, o Centro de Interpretação Ambiental do BioRia é um ponto de acolhimento dos visitantes e de formação ambiental, visando a sensibilização do público para a importância do património natural.

Onde: Esteiro de Salreu, 3865- 218 Salreu.

Mais Informação: Câmara Municipal de Aveiro | Turismo do Centro

 

Na Hora da Diversão:

 

Salinas

O que costumava ser uma atividade económica próspera, foi de alguma forma diminuindo nos últimos anos. Apenas algumas salinas permaneceram. No Eco-Museu Troncalhada, pode aprender muito sobre o processo de extração de sal.

Para mais informações: Consulte o site da Câmara Municipal de Aveiro

 

Oficina do Doce

Ovos Moles

Depois de extintas as comunidades de freiras, a receita deste doce divinal passou de geração em geração, mantendo-se viva até aos dias de hoje. Deixe que esta doce tentação lhe tome conta do paladar e sinta-se no céu. Prove os ovos moles de Aveiro numa da muitas confeitarias da zona do Rossio, entre edifícios Arte Nova e a paisagem do Canal Central da ria.

Mas se quer saber mesmo tudo sobre os ovos moles vale a pena ir até à Oficina do Doce, onde os verdadeiros especialistas contam a história deste doce de sabor único e ensinam a confeccionar a massa dourada de açúcar e ovos de aroma quase sagrado.

Mais InformaçãoCâmara Municipal de Aveiro | Turismo do Centro

 

Lugar dos Afetos

lugar-afectos
http://www.educris.pt

Lugar dos afectos é um parque temático didáctico às emoções, fruto do projecto de vida e dos livros infanto-juvenis e jogos didáticos da médica e escritora Graça Gonçalves, localiza-se na freguesia de Eixo no distrito de Aveiro.

O Lugar dos Afectos, foi pensado e construído de modo a comportar várias casas temáticas, caminhos, jardins e recantos únicos. Neste espaço único poderá realizar várias actividades como por exemplo percursos Interpretativos, passeios de bicicleta, passeios de Comboio, pedestrianismo, visitas a monumentos, museus e outros locais de relevante interesse turístico.

Veja também o nosso artigo sobre o Lugar dos Afetos

Palheiros da Costa Nova

palheiros-costa-novaLocalizada entre a Ria e mar, a praia da Costa Nova é famosa pelas suas casas de riscas coloridas, os palheiros, que a tornam única.

Mais Informação: Câmara Municipal de Aveiro | Turismo do Centro

 

 

 

 

 

Moliceiros

Passeio de Barco Moliceiro na Ria de Aveiro

Num dia perfeito em Aveiro vai desfrutar da beleza da Ria de Aveiro a bordo de um tradicional barco moliceiro enquanto prova os tradicionais biscoitos de Aveiro. Vai conhecer todo o processo de fabrico dos Ovos Moles e no final deliciar-se a provar o ovo mole que acabou de criar.

Mais Informação: Câmara Municipal de Aveiro | Turismo do Centro

 

Visionarium

VisionariumO Visionarium, situado em Santa Maria da Feira, convida os visitantes a participarem activamente numa grande aventura científica. Trata-se de um centro de ciência, ou seja, um museu de ciência interactivo. À semelhança da Cidade das Ciências de La Villette (França) ou do Exploratorium de S. Francisco (EUA), aqui é possível realizar experiências manipulando os equipamentos expostos. Este Centro de Ciência é uma iniciativa da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e constitui um amplo esforço no sentido de promover a cultura científica do país.

Onde: Rua de Acesso ao Europarque, 4520-153 Feira, Aveiro, Portugal

Mais Informação: Visionarium | Visionarium no facebook

 

Fábrica da Ciência Viva

Fábrica da Ciência VivaA Fábrica de Ciência Viva, Centro de Ciência Viva de Aveiro, é uma estrutura que visa promover a cultura científica e tecnológica através do incentivo à experimentação. O facto de a Universidade de Aveiro ter um papel central na criação e gestão deste centro, oferece-lhe características particulares. A interação com escolas de diferentes níveis de ensino, bem como a conquista de novos públicos para a ciência e tecnologia, são apostas fortes deste Centro. Da robótica à química, há sempre pretextos para ver que a ciência também pode ser divertida.

Onde: Rua dos Santos Mártires (antiga Companhia de Moagens de Aveiro), 3810-171 Aveiro.

Mais InformaçãoFábrica da Ciência Viva

 

Navio Museu Santo André

Navio Museu Santo AndréEste antigo arrastão bacalhoeiro, que nasceu para a pesca em 1948, é hoje um museu que pretende mostrar como se vivia e trabalhava a bordo dos barcos que iam ao bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte.

Reservas: Museu Marítimo de Ílhavo, Av. Dr. Rocha Madahil, 3830 – 193 Ílhavo.

Onde: Jardim Oudinot – Forte da Barra, 3830 Gafanha da Nazaré.

Mais Informação:Museu Marítimo de Ílhavo

 

Textos e Imagens: Câmara Municipal de Aveiro | Turismo do Centro

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.