Menu
Família > Passear > Passeios

A tradição cultural no Centro do nosso país

Portugal dos Pequenitos

Fotografia: VortexMag

São muitos os Museus que podemos encontrar no Centro do nosso País.

Sabiam que existe um Museu do Brincar? E um Museu do Pão? São muitos os Museus que podemos encontrar no Centro do nosso País, tão diferentes daquilo a que estamos acostumados e muito especial para explicar aos pequenos as tradições de Portugal e como tudo começou.

Destacamos…

Vagos

Museu do Brincar

O Museu do Brincar é um espaço para todas as idades, onde todo o imaginário do brinquedo e do brincar é do alcance das crianças e dos adultos. Situa-se em Vagos, instalado no Palacete do Visconde de Valdemouro desde de 17 de Abril de 2012.

Saiba tudo no sobre o Museu do Brincar no nosso artigo.

Para mais informações:

Site: www.museudobrincar.com

Facebook: www.facebook.com/bmuseudobrincarvagos

Coimbra 

Museu da Ciência

Museu da ciencia

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra é um museu interactivo de ciência que procura dar a conhecer a ciência a públicos de todas as idades, a partir das colecções de instrumentos científicos da Universidade de Coimbra e de um conjunto de experiências e actividades que envolvem o visitante.

Mantém uma actividade muito diversificada, entre exposições temporárias, visitas guiadas, conversas com cientistas e ateliers, que têm tido um excelente e crescente acolhimento na sociedade portuguesa.

Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga

Ruínas e Museu Monográfico de ConímbrigaEdificada sobre um povoado anterior, a cidade beneficiou, no tempo de Augusto, de notória renovação urbanística construindo-se o fórum, as termas e, ao longo do séc. I, a basílica e uma renovação quase completa das estruturas urbanas.

Em 464 d.C., ano em que os Suevos prenderam Cântabro, um notável local, a cidade viu iniciar o seu declínio, que se prolongou ao longo da Idade Média.

Portugal do Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos é desde 8 de junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.

Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto , que tem como patrono este ilustre Professor.

Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.

Saiba mais sobre Coimbra na Pumpkin.

Santa Maria de Lamas 

Museu de Santa Maria de Lamas

museu de santa maria de lamas

Apelidado na década de 50 pelo seu fundador Henrique Amorim, como a sua “Domus Áurea arquivo de fragmentos de Arte”, este espaço apresenta um conceito muito próprio no panorama museológico nacional.

Na sua essência, é um museu singular, organizado inicialmente através do conceito de um Gabinete de Curiosidades, aspecto que o seu fundador resgatara aos séculos XV e XVI, criando uma envolvência expositiva onde objectos artísticos partilham o seu perímetro com outro tipo de elementos de áreas e tipologias distintas, permitindo uma percepção física, social, cultural e económica do desenvolvimento humano, e de todo o seu meio envolvente.

Para mais informações:

 Serra da Estrela 

Museu do Brinquedo

Museu do Brinquedo

O que melhor do que um museu dedicado ao brinquedo? Pais e filhos vão ficar encantados!

O Museu do Brinquedo de Seia apresenta uma colectânea de cerca de 8000 brinquedos de Portugal e do mundo, do passado ao presente e assim, serve como uma lembrança da nossa infância e de como crescemos como indivíduos e comunidades transformando-nos na sociedade atual.

Para mais informações:

Museu do Pão

Museu do Pão

O Museu do Pão, sediado em Seia na Quinta Fonte do Marrão, é um museu privado que pretende recolher, preservar e exibir os objetos e o património do pão português nas suas vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística.

Para mais informações:

 

Museu da Miniatura Automóvel

Museu da Miniatura Automóvel

Um museu com muitas rodas! No Museu da Miniatura Automóvel pode conhcer uma vasta colecção de automóveis, tractores, ambulâncias, jipes, mas tudo em miniatura.

O Visitante tem a oportunidade de “viajar” no tempo e verificar a evolução automóvel nas mais variadas áreas e marcas.

Para além da área museológica o Museu da Miniatura Automóvel promove eventos e atividades lúdico-pedagógicas de interação com os visitantes, grupos e colecionadores, apaixonados pelo universo das quatro rodas.

Para mais informações: 

Ílhavo

Museu Marítimo de Ílhavo

museu-ilhavo
https://guiastecnicos.turismodeportugal.pt/

O Museu Marítimo de Ílhavo é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A “faina maior”, pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem, nos mares da Terra Nova e da Gronelândia, e as fainas agromarítimas da Ria de Aveiro são as referências patrimoniais do Museu.

Morada: Avenida Dr. Rocha Madahíl 3830-193 ílhavo

Contactos: Tel. 234 329 990 Email: museuilhavo@cm-ilhavo.pt

Para mais informações: www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt

 

 

Aveiro 

Passeio de Barco Moliceiro na Ria de Aveiro

AveiroNum dia perfeito em Aveiro vai desfrutar da beleza da Ria de Aveiro a bordo de um tradicional barco moliceiro enquanto prova os tradicionais biscoitos de Aveiro. Vai conhecer todo o processo de fabrico dos Ovos Moles e no final deliciar-se a provar o ovo mole que acabou de criar.

 

 

Ovos Moles

Depois de extintas as comunidades de freiras, a receita deste doce divinal passou de geração em geração, mantendo-se viva até aos dias de hoje.

Deixe que esta doce tentação lhe tome conta do paladar e sinta-se no céu. Prove os ovos moles de Aveiro numa da muitas confeitarias da zona do Rossio, entre edifícios Arte Nova e a paisagem do Canal Central da ria. Mas se quer saber mesmo tudo sobre os ovos moles vale a pena ir até à Oficina do Doce, onde os verdadeiros especialistas contam a história deste doce de sabor único e ensinam a confeccionar a massa dourada de açúcar e ovos de aroma quase sagrado.

Salinas

Aveiro

O que costumava ser uma atividade económica próspera, foi de alguma forma diminuindo nos últimos anos. Apenas algumas salinas permaneceram. No Eco-Museu Troncalhada, pode aprender muito sobre o processo de extração de sal.

 

Vila Nova de Foz Côa

Museu Côa

Museu do Côa

Leve os seus pequenos a uma visita ao Museu do Côa situado em Vila Nova de Foz Côa para fazerem uma viagem no tempo até ao início do desenvolvimento da Humanidade.

O Museu do Côa é um espaço cultural idealizado para promover o património histórico e cultural do Sítio Pré-histórico de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa, reconhecido pela UNESCO como Património Mundial.

Para mais informações:

Almeida 

Museus em Almeida

Museu de Almeida

A região de Almeida tem diversos museus onde pode conhecer ainda melhor a nossa história como é o caso do Museu Histórico-Militar de Almeida, que conta com uma reconstituição da História de Portugal desde a época medieval até à era contemporânea.

Para mais informações: 

 

Belmonte 

Belmonte

Terra de Judeus e berço dos Cabrais, Belmonte integrava a linha defensiva que protegia o Alto Côa.

Esta aldeia histórica tem uma oferta cultural muito rica e recomenda-se a visita do castelo, com a sua janela manuelina, verdadeira jóia granítica, de onde poderá contemplar a Serra da Estrela, o Museu dos Descobrimentos, o Museu Judaico, o Ecomuseu do Zêzere e o Museu do Azeite.

Para mais informações: 

Consulte o site da Câmara Municipal de Belmonte

Pinturas rupestres

Pinturas

A Arte Rupestre é a mais antiga memória gráfica da Humanidade. Ao longo das Aldeias Históricas pode encontrar vários locais com pinturas rupestres como por exemplo no Parque Arqueológico do Vale do Côa, onde estão identificadas vários conjuntos de gravuras e pinturas rupestres, que compõem seis galerias de arte: Canada do Inferno, Ribeira de Piscos, Penascosa, Quinta da Barca, Fariseu e Faia.

Para mais informações: 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.