A Família Pumpkin viajou pelo Norte e Centro interior de Portugal com as suas 2 abobrinhas para descobrir as melhores atividades para fazer em família e com crianças.
No 9o dia de viagem andámos de burrinho em Castelo Rodrigo, de charrete e cavalo em Almeida, conhecemos o artesanato em baracejo em Sortelha, jantámos em Belmonte e adormecemos em Caria.
Dia 9
Depois de conhecermos Castelo Rodrigo e as Casas da Cisterna (casas de Turismo em espaço rural com imenso charme) da Ana e do António, eles levaram-nos até junto ao Convento de Santa Maria de Aguiar onde pudemos fazer um passeio de Burros Lanudos. Este burrinhos mirandeses são chamados lanudos pela abundante pelagem que os protege do frio e do calor, e são amorosos, doceis e pacientes, e as abobrinhas adoraram o passeio.
Antes de deixar Castelo Rodrigo ainda houve tempo para um Chá e uma Tarte de Amêndoa na Casa do Castelo, que tem uma vista deslumbrante sobre a Serra da Marofa e onde vendem especialidades deliciosas (nós trouxemos amendoas fumadas, que são salgadinhas e muito saborosas).
Almoçámos num restaurante muito popular em Malpartida, o Restaurante Casa d’Irene, onde a Irene nos recebeu bem e serviu uma posta mirandesa muito saborosa.
Próxima paragem foi o Picadeiro d´El Rey de Almeida, onde o senhor Pereira nos levou a conhecer a cidade em charrete. Aprendemos um bocadinho da história desta aldeia e da sua importância histórica e militar – e se mais tempo tivessemos, teríamos visitado também o Museu Histórico Militar.
As meninas tiveram ainda a oportunidade de ter o seu baptismo equestre, com uma mini voltinha na garupa do Zambeze que se portou lindamente, e ficaram nas nuvens.
Chegámos a Sortelha mesmo ao final da tarde e ainda tivemos tempo de espreitar as artesãs de bracejo, uma tradição local quase a desaparecer e que está a ser resgatada no âmbito dos projetos das Aldeias Históricas. O bracejo é uma planta local, com caracteristicas à palha ou vime e permite fazer tapetes, pufes, etc. É excelente haver iniciativas como esta, quem sabe daqui a algum tempo as crianças podem vir às Aldeias Históricas e ter oportunidade de fazer oficinas dedicadas a tradições como esta.
O pôr do sol em Sortelha é lindo e a aldeia parece saída de um conto de fadas.
Para acabar o dia jantámos em Belmonte e ficámos a dormir em Caria numa casa de campo chamada Passado de Pedra, original de 1810 e pertencente à família da Graça que nos recebeu com imensa simpatia. A casa está totalmente recuperada e tem imenso charme, com apontamentos de decoração deliciosos.
Vejam toda a viagem:
1º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Batalha ao Buçaco
2º dia da Viagem da Familia Pumpkin – do Buçaco a Barcelos
3º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Braga ao Gerês
4º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Cerveira a Viana do Castelo
5º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Viana do Castelo a Pedras Salgadas
6º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Pedras Salgadas a Vinhais
7º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Vinhais a Bragança
8º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Foz Côa à Reserva da Faia Brava
9º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Castelo Rodrigo a Belmonte
10º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Belmonte a Tomar
11º dia da Viagem da Familia Pumpkin – de Tomar a Almourol
Este artigo foi útil para si?