Partilhamos o que visitar e o que fazer em Londres para umas férias inesquecíveis
Com tantas opções, decidir o que visitar em Londres não é fácil. Nós fomos de férias a Londres com as crianças e pedimos ajuda a outras famílias para fazer uma lista completa, que partilhamos convosco.
Apostem em ficar pelo menos 3 a 5 dias, sabendo que por muitos dias que fiquem, nunca são suficientes para verem e fazerem tudo o que gostariam.
Nós ficámos 7 dias e optámos por ficar num apartamento através da Homeaway – podem ver como era a nossa casinha no instagram.
Mesmo assim não conseguimos ver tudo. Não ser preocupem, ficamos com um bom pretexto para voltar!
Museus e Monumentos a visitar em Londres
British Museum
O museu britânico é um local de visita obrigatório: com uma coleção de 8 milhões de objetos oriundos de todo o mundo, documenta a história de diferentes civilizações desde os primeiros tempos até o presente.
O British Museum é um dos melhores e mais visitados museus do mundo e vale a pena visitar, sobretudo as coleções do Egipto. Entre as principais obras do Museu Britânico, podemos encontrar a Pedra de Roseta, que permitiu começar a entender os hieroglifos egípcios.
O Museu tem entrada gratuita para a coleção permanente, e ao fim de semana têm atividades giras para as crianças – nós fizemos oficinas sobre Múmias!
As famílias podem, ao fim de semana, utilizar o Ford Centre for Young Visitors para guardarem gratuitamente os seus pertences e até fazerem um piquenique.
Natural History Museum – Museu de História Natural
O Museu de História Natural é um dos nosso preferidos: tem como temática principal a Terra e os seres vivos e tem uma coleção muito rica, apresentada de forma dinâmica e interativa.
A coleção permanente é gratuita, e vale mesmo a pena conhecer: preparem-se para passarem horas e explorar tudo com os miúdos.
A não perder: a zona sobre a formação da terra, vulcões e tremores de terra, onde podemos vivenciar como terá sido o tremor de terra em Kobe. Também adoramos a área sobre os dinossauros, sobretudo o Tiranossauros Rex!
Dica para visitar: sendo um Museu tão popular, pode ter filas demoradas para entrar; experimentem entrar pelo acesso da Exhibition Road, que costuma ter muito menos pessoas.
Museu da Ciência
Nós gostamos muito de visitar Museus da Ciência e o Science Museum em Londres ficou um dos nossos preferidos.
A entrada é gratuita, assim com as exposições permanentes que são de excelente qualidade. Aos fins de semana tem frequentemente atividades gratuitas para famílias.
Tem também exposições temporárias muito giras: nós fomos a uma exposição chamada Wonderlab, que tinha imensas atividades interativas com experiências de física, apresentações e oficinas.
Museu Victoria & Albert
O Victoria & Albert Museum é um museu com uma coleção variada, que abrange desde arte religiosa a moda e que tem sempre algo que vai interessar – seja uma exposição sobre as mini saias da Mary Quant ou sobre a evolução dos video-jogos.
A entrada é gratuita para a exposição permanente. Tem também atividades gratuitas para famílias aos fins de semana e disponibiliza mochilas de atividades para fazer em família no museu.
Nós fizemos uma atividade criativa e trouxemos as nossas obras de arte para casa, uma boa recordação desta visita!
Museu da Cera Madame Thussaud
Fotografia: Karen Roe
O Museu de Cera Madame Thussauds é um dos sítios preferidos para visitar em Londres. Com centenas de figuras conhecidas em cera, é irresistível para tirar selfies de toda a família.
Estabelecido desde 1836 na Baker Street – aquela onde vivia Sherlock Holmes, tem várias atrações para todos os gostos.
Podem participar na experiência imersiva de Star Wars, cumprimentar sua majestade a rainha, dizer olá ao Harry e à Megham e sentir-se como as maiores celebridades no tapete vermelho.
Monumentos a visitar em Londres
Buckingham Palace
O Palácio de Buckingham é a residência oficial da rainha de Inglaterra e é um dos sítios mais populares para visitar em Londres, sobretudo para ver o render da guarda, uma cerimónia militar que acontece todos os dias às 11h.
É uma cerimónia gira para assistir, mas têm de ir preparados para esperar algum tempo ou ter muitas pessoas à vossa frente.
Houses of Parliament e Big Ben
Entre os sítios a visitar em Londres, a zona de Whitehall na margem norte do rio Thames, onde encontram o Palácio de Westminster, o Big Ben e a Abadia de Westminster, é obrigatória.
Mesmo que não visitem os monumentos por dentro – não serão talvez as atrações mais interessantes para crianças – a vista sobre a arquitetura é espetacular.
O Palácio de Westminster é a sede do Parlamento do Reino Unido. Mesmo ao lado temos o Big Ben, que é garantidamente o relógio mais conhecido do mundo e um dos maior símbolos de Londres.
Pertinho temos a Abadia de Westminster, uma igreja em estilo gótico onde se celebram as coroações reais desde 1066 e que já terstemunhou muitos casamentos reais. Na igreja celebram-se serviços religiosos todos os dias, em que podem ser participar. Também pode ser visitada e a entrada custa à volta de £49 para uma família com 2 crianças.
Tower of London – Torre de Londres
A Torre de Londres é um castelo medieval com séculos de história, que alberga a casa das joias da coroa real e onde podem encontrar os icónicos guardas Beefeaters.
Fica à beira rio e vale a pena pelo menos ver os paineis com informação que se encontram em frente que explicam a história da Torre e do seu sangrento passado.
Tower of London Bridge
A Tower of London Bridge é uma ponte báscula que foi construída em 1894 e é um dos sítios mais visitados de Londres.
Para além de ser linda, pode ser visitada por dentro para conhecermos a história da sua construção e vermos como funciona o mecanismo de elevação do piso inferior da ponte.
O ponto alto da visita (literalmente) é o passeio pela galeria superior, que tem o chão em vidro e permite “andarmos” sobre o rio, sobre a ponte e os carros que vão passando por baixo.
Saint Paul Cathedral – Catedral de São Paulo
A catedral de Saint Paul é um sítio a visitar em Londres obrigatório para todos os fãs de Mary Poppins.
A melhor maneira de a ver é atravessando a Millennium Bridge, uma ponte pedonal que liga o South Bank junto à Tate Modern à outra margem.
Coisas para fazer em Londres
Chá das cinco
Todos sabem que o chá é a bebida preferida dos ingleses – e um chá das 5 tradicional – scones e sanduiches de pepino incluídas – é uma experiência a não perder.
Nós tomámos o nosso chá no Palácio de Kensington e era assim delicioso!
Warner Bros Harry Potter Studio Tour
Obrigatório para fãs das aventuras de Harry Potter, um dos programas a fazer é a Warner Bros Harry Potter Studio Tour. Vale mesmo a pena!
Nós estivemos lá 4 horas e podíamos ter ficado mais tempo.
Passear e comer em Chinatown
Um programa diferente é passear por Chinatown, um quarteirão que tem fronteira com o Soho ao norte e oeste, Theatreland ao sul e leste, à volta da rua Gerrard. Ainda melhor, almoçar dim sum num restaurante típico – parece que estamos noutro país!
Ir às compras à Hamleys
A mais conhecida loja de brinquedos do mundo é a Hamleys, em Regent Street: são 4 andares de brinquedos e jogos, e muitas paragens para experimentar e brincar.
Nós passámos 2 horas lá, ouvimos uma hora do conto, brincámos com carros telecomandados, e claro, trouxemos alguns brinquedos para casa.
Com tanta coisa para fazer, nunca dá para fazer tudo e temos mesmo que planear um regresso para breve!
Ola. Estamos a pensar ir a Londres nas férias de Natal com crianças com 7 e 9 anos…a ideia era passar a passagem de ano!! O tempo é o nosso maior receio…poderia dar-me a sua opinião? Obrigado
Olá, Tiago!
Parece-nos uma ótima ideia, levem agasalhos extra 😉
Esperamos que se divirtam!
Saudações abobrinhas