Família > Passear > Além fronteiras

Galiza: destino familiar para qualquer altura do ano

Visite a Galiza em Família

Descubra o que fazer e o que visitar com as crianças nesta incrível região espanhola.

Descobrir a região da Galiza, nossa vizinha a apenas algumas horas de distância, é uma experiência giríssima de se fazer em família. Os portugueses partilham com os galegos muitos costumes e tradições, pelo que a sensação será quase sempre a de estar em casa – com o bónus de que, na verdade, estão a viajar e a criar memórias juntos num local desconhecido e com tanto para oferecer.

Poucas coisas são mais gratificantes do que isso: desfrutar de umas boas férias em família, recheadas de atividades divertidas que os pais podem partilhar com as crianças. No entanto, já todos enfrentámos dificuldades para encontrar um plano que se adapte a todos – à idade, aos gostos e habilidades de cada um – principalmente numa cidade ou país que não nos é familiar.

Foi para ajudar as famílias a tirar melhor partido da sua estadia na Galiza, que o Turismo de Galicia criou a iniciativa Galicia Destino Familiar , desenvolvendo um portal web e uma fantástica app móvel que permite selecionar a oferta que melhor se adequa às suas necessidades.

O portal Galicia Destino Familiar reúne ofertas especiais e na App móvel podem encontrar os melhores hóteis e serviços para família,  à vossa medida.

Na Galiza existem centenas de estabelecimentos e alternativas de lazer projetados especialmente para famílias, enquadrados num ambiente inigualável e numa cultura cheia de caráter. Natureza, praia, turismo urbano, cultura, as alternativas são imensas e diversificadas, tornando a Galiza um destino super completo.

Agora sabe que pode procurar o selo Galicia Destino Familiar e saber que esse lugar ou essa atividade foi projetado especialmente a pensar nas famílias.

A Pumpkin ficou convencida, e com a colaboração da GaliciaDestinoFamiliar, preparou um roteiro com as melhores razões para passar um fim-de-semana, ou até mais alguns dias, em terras de nuestros hermanos. Ou nosos irmáns, como se diz em galego.

Faça da Galiza um destino para se divertir em família!

Visite a Galiza em Família

Cultura.

Catedral de Santiago de Compostela.

catedral-santiago-compostela

A Catedral de Santiago de Compostela é um local de peregrinação e é imprescindível que percam alguns longos minutos a contemplar este local de beleza única.

Mesmo que não sejam religiosos, e mais se o forem, percorrer os corredores internos, visitar os claustros, observar a cidade desde o topo – os miúdos vão adorar esta visita guiada! – e conhecer o Museu da Catedral de Santiago de Compostela é uma experiência transcendente.

A zona histórica que envolve a Catedral, normalmente chamada cidade velha de Santiago de Compostela, foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO em 1985, e merece, também e obviamente, um passeio tranquilo por entre ruas com tanta história.

Podem preferir fazer o mesmo passeio no comboio turístico que parte da Praza do Obradoiro. O percurso pela zona histórica dura 45 minutos mas convém consultar os horários de saída do comboio.

Onde: Praza do Obradoiro, s/n, 15704 Santiago de Compostela, A Coruña.

Telefone: +34 881 557 945.

La Via Nova – Aquis Querquennis.

aquis querquennis

A Via Nova, ou Via XVIII do Itinerário de Antonino, é um percurso de 318km de origem romana, construído durante a dinastia flaviana.

Podem optar por fazer o itinerário português, constituído pelos primeiros 50 km do trajecto, grande parte deles no Parque Nacional do Gerês, como a Geira. Na Galiza destacamos Aquis Querquennis.

Aquis Querquennis são umas ruínas arqueológicas romanas em Ourense, e pensa-se que remontam originalmente um acampamento militar, possivelmente da coorte I Gallaica, destacamento misto de infantaria e cavalaria que defendia Bracara Augusta e Astúrica Augusta.

A organização do local é ainda hoje impressionante e demonstra na perfeição o rigor romano.

Onde: 32846 Bande, Ourense.

Parque Arquelóxico da Cultura Castrexa.

Parque Arquelóxico da Cultura CastrexaA cultura castreja refere-se à cultura material arqueológica do período pré-romano, ali dos finais da Idade do Bronze e da Idade do Ferro. Muito, muito antiga, portanto… mas que ainda se mantém de pé, de alguma forma, no Parque Arquelóxico da Cultura Castrexa.

Visitem os castros, percebam como funcionava a vida antiga e sintam-se uns autênticos exploradores!

Onde: San Cibrao de Lás s/n. CP. 32455.

Telefone: +34 988 267 285.

Museo de Historia Natural.

museo de história naturalO Museo de Historia Natural de Santiago de Compostela é incrível e está pensado para fazer as delícias dos mais pequenos.

As abobrinhas vão perder a cabeça com as simulações mais do que realistas de centenas de espécies animais nos seus habitats naturais, mas também vão adorar descobrir as outras colecções do museu: a de pedras preciosas, por exemplo, está guardada num “cofre” que, como os dos bancos, só abre em intervalos de tempo definidos.

Tudo neste museu é reproduzido a escalas reais, até na sala dedicada ao solo, onde é possível ver em tamanho grande um fragmento de terreno cortado, de forma a mostrar-se a constituição da terra e de todas as suas camadas.

Imperdível!

Onde: Parque de Vistalegre, Santiago de Compostela, 15705.

Telefone: +34 881 816 350.

La Casa de las Ciencias.

Casa de las Ciencias
Foto: Andres Ribera

Imensos recursos interactivos lúdico-educativos para aproximar as crianças da Ciência… e levá-los a ver as estrelas, porque na La Casa de las Ciencias há também um Planetário com sessões infantis.

Algum dia viram um pintinho romper o ovo? Aqui podem ver! E também despertar os sentidos dos miúdos com perguntas, que importam bem mais do que as respostas: pode descer-se uma encosta… subindo? E como é que se movem as dunas? Qual o tamanho máximo que pode uma bolha de sabão alcançar?

E nos jardins do Parque de Santa Margarita podem, com apenas uma mão, mover uma bola de granito que pesa 1500 quilos!

Onde: Parque de Santa Margarita, S/N, 15005 A Coruña.

Telefone: +34 981 189844.

Muferga Museo do Ferrocarril de Galicia.

museo-ferrocarril-galicia

O Museo do Ferrocarril localiza-se numa antiga instalação ferroviária, que a seu tempo funcionou como importante depósito do Norte de Espanha. Neste local histórico – e carregado de história! – podemos conhecer o comboio turístico da época “Galaico Expreso”, através do qual é possível viajar pela história dos comboios na Galiza. Podemos ver distintos materiais ferroviários antigos, entre os quais se destacam as locomotivas a vapor Mikado.

Os miúdos vão adorar o parque temático de locomotivas à sua escala, onde podem ser chefes de estação e engenheiros ferroviários, enquanto brincam aos comboios. Uh, uh, pouca terra, pouca terra…

As visitas ao fim-de-semana são limitadas a grupos com mais de 20 pessoas.

Onde: Rúa Padre Feijóo, S/N, 27410 Monforte de Lemos, Lugo. 

Telefone: +34 982 41 84 21.

Casa del Hombre.

casa del hombre domus
Foto: Amio Cajander

Domus, a “Casa do Homem”, é o primeiro museu interativo do mundo sobre o ser humano. Aqui as abobrinhas podem descobrir como funciona a genética e a evolução humana.

O museu propõe uma série de atividades divertidas – mais de 200 módulos interativos – sobre os diversos sistemas fisiológicos do corpo humano, e todo o percurso do museu faz lembrar os conteúdos curriculares das aulas de Ciência, explicados de forma fácil e visual para que as crianças aprendam sem esforço mas com muitos risos.

Onde: Ángel Rebollo, 91, 15002, A Coruña.

Telefone: +34 981 189 840.

NaturNova.

naturnova

O NaturNova é um Centro Interactivo de Educação Ambiental que permite viajar, de forma divertida, de mãos dadas com a Natureza. A ideia base do NaturNova é simples: ninguém gosta daquilo que desconhece, e, por isso, importa estimular o conhecimento sobre o mundo que nos rodeia e reforçar a sua importância, transmitindo assim valores de respeito e amor pelo Meio Ambiente.

A viagem é feita através de módulos interactivos que permitem explorar, de forma activa e lúdica, informação sobre o Universo, a galáxia e o sistema solar, e, depois, os elementos que condicionam a vida – solo, água e ar -, sem esquecer os seres vivos com os quais dividimos espaço. Existem também módulos que pretendem demonstrar qual a relação do ser humano com o mundo: como utiliza os seus recursos, como afeta o planeta ao fazê-lo de forma irresponsável, e quais as soluções para preservar a Terra e reverter os problemas já criados.

Tudo isto é feito através de imagens virtuais, objectos, cheiros e recriações de ambiente, tornando a experiência incrível para pais e abobrinhas.

Onde: Rúa Velázquez Moreno, 18-20, Vigo.

Telefone: +34 986 120 088.

Museo Muncyt.

muncytMuncyt pode ser desmontado como Museo Nacional de Ciencia y Tecnología – e neste edifício de traços arquitetónicos modernos e incríveis vão poder desfrutar de uma viagem muito tecnológica na companhia dos adoráveis robots Pepexan e Mariluz.

Que tal visitar a parte frontal do Boeing 747 que transportou o Guernica, de Picasso, para Espanha? Ou conhecer o primeiro acelerador de partículas desenhado pela Junta de Energía Nuclear espanhola? São várias as salas que mergulham num mundo fervilhante de novidade, inovação e conhecimento… os pequenos inventores aí de casa vão adorar!

Onde: Plaza del Museo Nacional 1, 15011 La Coruña.

Telefone: +34 689 57 87 27. 

Lazer.

Aquapark Cerceda.

aquapark cercedaEscorregas infinitos, tubos de espirais intermináveis, jacuzzi e piscina de ondas: a adrenalina está garantida no Aquapark de Cerceda, em La Coruña, onde a água unirá pais e filhos num dia de imensa diversão!

Onde: Polígono do Acevedo s/n • 15185 Cerceda – A Coruña.

Telefone: +34 981 68 50 36.

 

DivierttPark.

divierttparkO DivierttPark é um conceito inovador de parque temático para toda a família, com circuitos de carros elétricos e circuitos multiaventura.

Os circuitos de carros elétricos são diferentes consoante as idades, mas há opções para até crianças com 1 ano se divertirem! O Circuito Crazy Cart – indicado a partir de 1,30m – foi eleito “a atracção do ano na União Europeia”. Estes veículos elétricos permitem pilotar de forma parecida aos karts, mas em pistas interiores!

Os papás não ficam de fora… arriscam-se a uma voltinha no Crazy Cart XL?

O circuito multiaventura oferece uma experiência que une pontes suspensas, redes, cordas e slide!

Onde: Rua Républica Checa nº 13- P.I. Costa Vella, 15707 Santiago de Compostela.

Telefone: +34 981 93 60 03.

IndoorWall.

indoorwall santiago de compostelaUma tarde de escalada em família se estiver mau tempo, porque não?

Mesmo as abobrinhas e os pais que não têm qualquer noção de escalada vão poder divertir-se no IndoorWall de Santiago, com uma zona especial para crianças, slides, slack lines, escalada com aparelhos de segurança e uma um bocadinho mais “arriscada” – a modalidade boulder, sem o uso dos equipamentos de segurança convencinais como cordas e mosquetões.

Preparados para a aventura?!

Onde: Rúa da República Checa, 15707 Santiago de Compostela.

Telefone: +34 981 30 78 62.

Playa de Carnota.

playa de carnota

Com mais de sete quilómetros de comprimento, é a maior praia da Galiza – com maré baia, chega a ter mais de 500 metros de largura. A zona das dunas dá abrigo a uma grande variedade de aves migratórias, por isso preparem-se para uns divertidos mergulhos (a água é gelada!) com a companhia de muitos amigos de duas asas.

 

 

 

 

 

 

 

Natureza.

Parque Natural Fragas do Eume.

Fragas do EumeAs Fragas do Eume, que se estendem por extenso vale de profundas vegetações, são o bosque atlântico melhor conservado da Europa, e um dos raros bosques do tipo no continente.

Descubra plantas que remontam ao tempo jurássico, veja a queda de água na qual o Rio Eume desemboca e que é mágica, encontre vestígios de presença humana dos tempos da pré-história (mosteiros que dão um ar ainda mais místico ao bosque) e perca-se de amores pelo Monasterio de Caaveiro, uma obra imponente e misteriosa que encerra muitos segredos.

 

Monte de San Pedro.

Monte de San Pedro
Foto: Marcos Socram

No Monte de San Pedro vão deparar-se com antigo ponto de defesa militar transformado num miradouro, o único com um elevador panorâmico de 360º em Espanha.

As vistas são bonitas, os canhões impressionantes e há elementos interactivos, conteúdos audiovisuais y ecrãs tácteis para aprofundar o vosso conhecimento da cidade de A Coruña.

Onde: Monte De San Pedro, Estrada Os Fortes, 7, 15011 A Coruña.

Telefone: +34 881 91 68 41.

 

Aquarium Finisterrae.

aquarium finisterraeO Aquarium Finesterrae encontra-se nas margens do Oceano Atlântico, junto ao histórico farol da Torre de Hércules, e guarda toda a história da costa galega.

A Sala Nautilus, submersa no mar, revive o sonho de Júlio Verne nas “20 mil léguas submarinas”. Milhares de peixes de 50 espécies diferentes nadam ao redor de uma sala que recria o gabinete do Capitão Nemo, personagem da mítica obra.

Na Sala Maremagnum existem mais de 60 módulos interactivos que respondem a todas as dúvidas sobre o mar. É possível tocar, ouvir, cheirar, ao mesmo tempo que miúdos e graúdos aprendem mais sobre oceanografia, geologia, aquacultura e tradições marinheiras. Sempre rodeados de tanques que simulam os ecossistemas galegos.

Guardem ainda tempo para conhecer as simpáticas focas… e quem sabe alimentá-las!

Onde: Paseo Alcalde Francisco Vázquez, 34, 15002, A Coruña.

Telefone: +34 981 189 842.

AviFauna.

AviFaunaO AviFauna é um Jardim Zoológico de aves, cujo objectivo é o de promover a conservação e paixão pelo “mundo das duas asas”.

Vão poder conhecer mais de 200 espécies de aves que voaram dos 5 continentes para o AviFauna, onde cada um dos 76 diferentes recintos se adapta ao grupo que alberga, recriando as condições naturais dos seus habitats originais.

O AviFauna está desenhado fundamentalmente para a realização de visitas guiadas, que enriquecem o passeio e vão deixar todos com vontade de levar alguns ‘passarinhos’ para casa.

O complexo inclui ainda um Museu e uma Biblioteca sobre o mundo das aves, um Veterinário e um Centro de Criação e Preservação de Aves Selvagens.

 Onde: Lugar Bravos, 8, 27157 Outeiro de Rei, Lugo.

Telefone: +34 982 242 053.

Vigo Zoo.

vigo zooVigo Zoo é um lugar ideal para passar a tarde em família, aprendendo mais sobre a natureza, o nosso ecossistema e a vida de diferentes espécies animais.

Entre os animais que poderão ver neste zoo encontram-se mamíferos de África, da Ásia e da América, como leões, tigres e ursos pardos, e espécies originárias da Península Ibérica, como o lince europeu. Divirta-se com os macacos hiperativos e fique fascinado pelo tamanho do lobo.

No Exotarium vivem mais de 50 espécies de insetos, aracnídeos, anfíbios e reptéis, e no Nocturama encontram-se as espécies de hábitos noturnos.

O Vigo Zoo dispõe de programa de atividades para todas as idades. Tente descobrir quais é que vão estar disponíveis durante a sua viagem.

Onde: A Madroa, s/n, Vigo.

Telefone: +34 986 267 783.

Marcelle Natureza.

marcelle-naturezaEste Jardim Zoológico de vocação didáctica pretende ensinar as crianças a preservar a Natureza e a fauna selvagem, e mostrar às gerações futuras que só respeitando e protegendo o meio ambiente estarão reunidas condições para que os ecossistemas persistam.

Os animais estão alojados em condições que permitem a total satisfação das suas necessidades físicas e psicológicas.

No Marcelle Natureza vão poder fazer amizade com alguns animais muito exóticos, engraçados ou impressionantes, como o porco-espinho africano, o lobo ibérico ou o dromedário.

Onde: Marcelle 6, San Martín de Guillar, 27154, Outeiro de Rei – Lugo.

Telefone: +34 982 160 211.

Kiriko.

kiriko

Kiriko é uma quinta pedagógica onde a diversão e o conhecimento se unem, sempre com a vida rural como pano de fundo. Tosquiar ovelhas ou alimentar os animais são atividades que entusiasmam e muito os mais pequenos!

Onde: Soutosico, Nº20, 36847, Fornelos de Montes (Pontevedra).

Telefone: +34 986 76 86 00.

Cabo Home.

Cabo Home“Home” é o galego para “homem” e o nome deste cabo de beleza natural impressionante.

Toda a área tem um grande valor paisagístico devido à diversidade da flora e fauna e às falésias imponentes.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.