Família > Passear > Além fronteiras

Férias em família: 5 destinos de sonho

Destinhos de sonho

Gostava de fazer uma viagem de sonho este ano? Deixamos-lhe 5 sugestões de viagens que prometem entreter tanto as crianças, como os adultos aí de casa.

As férias já estão quase a acabar e começa a ser altura de planear as próximas! Neste artigo, damos cinco sugestões de viagens de sonho em família e dicas do que fazer com os mais pequenos.

Destinos de sonho para uma viagem em família

1. Islândia

férias em familia - islândia - casinhas

A Islândia é para muitas famílias a viagem de sonho. É fácil perceber a razão. Quem não gostaria de ir a um local com uma beleza sem precedentes e com inúmeras lendas de Vikings e Elfos, histórias essas que fazem parte do mundo imaginário de miúdos e graúdos?! Geisers, praias de areia preta, campos de lava, cascatas paradisíacas, lagoas glaciares e até algumas criaturas mitológicas que, segundo alguns locais, habitam em fendas de rochas e cavernas fazem deste um local único no planeta.

Além dos vários museus que pode encontrar sobre os grandiosos e fortes Vikings, pode ainda aproveitar estas férias para fazer passeios de barco ou a cavalo, observar baleias e, claro, a aurora boreal.

férias em familia - islândia - lagoa azul
A famosa lagoa azul.

Não pode deixar de visitar: a Lagoa Azul – um spa termal, localizado na cidade de Grindavik, a 40 quilómetros da capital Reiquejavique, cujas águas quentes têm propriedades medicinais; o Lago Mývatn, que se situa no Norte da Islândia numa área vulcânica ativa, perto do vulcão Krafla; o Parque Nacional Skaftafell, no qual pode deixar-se levar pelas maravilhas naturais que este país oferece.

2. Rovaniemi, Finlândia

férias em familia - finlândia - huskies

Consegue imaginar deslizar por entre colinas brancas que parecem não ter fim, rodeados por pinheiros cobertos de neve? A cidade dos trenós, dos Huskies (raça de cães) e das renas faz os pais reviverem as mágicas histórias contadas na hora de deitar – que, diga-se de passagem, pensavam só existir na sua imaginação. Pois bem… esse sítio mágico existe mesmo e é neste país que o encontra!

Deixe os seus pequenos maravilharem-se pela magia de todos estes elementos que constituem o quadro prefeito para umas férias super divertidas, com muita aventura e pózinhos de pirlimpimpim espalhados pelo ar.

O ponto alto e mais mágico de todos é a chegada à capital Lapóniaa terra do Pai Natal :D. Este sim, será o auge da viagem. Poderá encontrá-lo a organizar todas as cartas recebidas ao longo do ano (ufaa… são mesmo muitas!) nos Correios ou a tratar das suas fantásticas renas que têm um papel importantíssimo na distribuição dos presentes no dia de Natal.

férias em familia - finlândia - aurora bureal
Aurora Boreal vista de noite.

Na aldeia do “vôzinho de barbas branquinhas” não faltarão atividades para os mais pequenos – vão aprender a fazer pão de gengibre e outros docinhos de natal, construir brinquedos na escola dos duendes, entre muitas outras coisas que os transportará para um universo beeeemmmm distante e cheiinho de magia, no Santa Parque, um parque de diversões dentro de uma gruta bem no meio da floresta (O QUÊ? UAU!!!).

Mas, desengane-se se pensa que tudo nesta cidade gira à volta do velhinho de barbas. Poderão fazer atividades como excursões de motas snowmobil e esqui e, claro, não podem deixar de ver a magia da Aurora Boreal que pinta o céu enquanto o sol se põe e a lua dá as boas noites.

Estima-se que a Lapónia tenha cerca de 150 noites com boa visibilidade por ano. Por esse motivo, tudo conspira a vosso favor, desde que a viagem seja realizada entre meados de agosto e abril.

3. Costa Rica

férias em família - Costa Rica - cascata

Nas florestas tropicais dos parques naturais da Costa Rica podem encontrar atividades à medida do mais corajoso e aventureiro. Desde passeios nas árvores, rafting nos rios, caminhadas a passeios de barco para ver a vida selvagem local. Se os seus pequenos já são pré-adolescentes (bem sabemos que a pré-adolescência começa agora bem mais cedo do que antigamente, ou seja, por volta dos 10 anos – diríamos) e deliram com as atividades ao ar livre que implicam muita adrenalina a correr nas veias, este é, sem dúvida, o local ideal para as suas férias.

Situada na América Central e banhada pelo oceano Pacífico e pelo mar das Caraíbas (sim, Caraíbas!), muitas são as praias paradisíacas com água quentinha que podem aproveitar para descansar num cenário totalmente fora de série.

férias em família - Costa Rica - praia
Um verdadeiro paraíso repleto de cores fortes! Foto: vanillaskydreaming.com

Aconselhamos que visitem a Floresta de Monteverde ou o Parque Nacional Manuel António, a cerca de 130 quilómetros da capital São José, onde é possível observar tucanos, iguanas, macacos, pica-paus e papagaios. Aproveitem e vão até ao vulcão Arenal para conhecer as Grutas Venado. Nestas grutas espera-vos algo, até então, impensável – fazer spelunking, modalidade que consiste na exploração radical de grutas e concavidades rochosas.

4. Madagáscar

Atenção: Lémure à espreita! Foto: oceania.international

Além do nome de um filme de animação, Madagáscar é um destino de sonho para muitas famílias com crianças. Apesar de não encontrarem, como no filme, girafas, leões e hipopótamos que falam, vão, com certeza, vê-los a interagir no seu habitat natural.

Durante a viagem a esta terra africana, aconselhamos todos os que adoram animais a fazerem um safari pela Reserva Kirindy, uma “floresta-diamante” na sua forma bruta. Além de lémures, poderão ter a experiência de ver por perto como se comportam os animais selvagens na sua casa [habitat]. Aqui também poderão encontrar o primata mais pequenino do mundo, o rato saltitante gigante (que de gigante, diga-se, tem pouco), que pode ser visto durante o dia ou de noite, através de uma visita – a pé – ao recinto, sempre acompanhado por um guia.

Árvores Baobab. Foto: Dion Tavenier/Unsplash

Mas, não, esta viagem não se trata só de ver animais, como também de toda a sua natureza envolvente. Em Morondava, a cerca de 60 quilómetro da reserva, poderá encontrar as árvores gigantes Baobab – que atingem até 30 metros de altura. Estas árvores são consideradas sagradas pelos locais, porque, segundo uma lenda muito antiga, foram as primeiras árvores a serem plantadas pelos deuses. Sem motivo aparente, plantaram-nas de pernas para o ar e é por isso que a copa das Baobab parecem raízes que crescem a partir do céu.

Este é o destino ideal para os amantes de animais e da natureza. Garantimos que os miúdos vão adorar e ficar intrigados com alguns factos, razão pela qual é melhor irem já preparados para os “porquês”.

5. Egito

Foto: Wikipedia

O Egito é mais uma aventura inesquecível, tanto para as crianças, quanto para os adultos – todos se sentirão uns verdadeiro exploradores, bem ao jeito da mítica personagem Indiana Jones.

Nesta terra em que os faraós mandavam podem – e devem – explorar as pirâmides, visitar os templos e as tumbas. Além de tudo isso, podem e devem passear nas ruas do Cairo, capital do país, e andar de barco no famoso rio Nilo.

férias em familia - egipto - museu
Foto: worldwidegroup.eu

No Museu Egípcio podem descobrir diversas antiguidades arqueológicas, incluindo o tesouro do túmulo de Tutankhamon, vários sarcófagos e múmias reais.

Também a mesquita de Al-Azhar é um dos edifícios mais importantes a nível histórico, religioso e arquitetónico que não pode deixar de lado na lista de locais a visitar. Nem tão pouco pode deixar escapar um mergulho no Mar Vermelho.

E, claro, não pode – MESMO – deixar de lado a visita às Grandes Pirâmides de Gizé, a sul da cidade do Cairo.

Os miúdos vão delirar com as lições de história, as descobertas e as aventuras que esta viagem acarreta.

As viagens são ótimas para conhecer mais e melhor outras culturas, estar em contacto com outras gentes, contudo nem sempre é possível devido às finanças pessoais e familiares.

Querem viajar à borla durante 20 anos?

Se adoram viajar e davam tudo para poderem fazer uma viagem todos os anos, esta informação é para vocês: a TriNa Zero, marca de sumos sem açúcares adicionados, criou um passatempo no qual oferece uma viagem por ano (sim, por ano!) durante 20 anos!

Para se habilitarem apenas têm que comprar uma (ou várias) garrafas de 1,5L de TriNa, guardar o(s) comprovativo(s) de pagamento, tirar uma foto criativa e original com, pelo menos, uma embalagem da marca e, depois submeter a sua candidatura, preenchendo o formulário online. Entre copos de sumo, resta-vos aguardar e esperar serem os felizes contemplados.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *