Família > Passear > Sitios a visitar

Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga

conimbriga

Fotografia: http://cm-condeixa.pt

Nas Ruínas de Conímbriga podem deslumbrar-se com a força e beleza das construções romanas!

A Romanização da Península Ibérica aconteceu no século XIX a.C., mas a influência dos Romanos em Portugal ainda hoje se sente: foram muitas as marcas que nos deixaram na Cultura, na alimentação, no Direito e até na Língua – o Português que hoje falamos deriva do Latim.

Nas Ruínas de Conímbriga podem deslumbrar-se com a força e beleza das construções romanas: pelas ruas e através dos edifícios que resistem ao passar do tempo, cria-se a memória colectiva de um tempo há muito distante.

Não se esqueçam de passar também pelo Museu, onde, através dos objectos e utensílios descobertos e restaurados, podem descobrir mais sobre a vida quotidiana no Forum.

As Ruínas

Quando os Romanos chegaram, na segunda metade do séc. I a.C., Conimbriga era um povoado florescente já habitado. Graças à paz estabelecida na Lusitania operou-se uma rápida romanização da população indígena e Conimbriga tornou-se uma próspera cidade – e a capital da província.

Seguindo a profunda crise política e administrativa do Império, Conimbriga sofreu as consequências das invasões bárbaras. Em 465 e em 468 os Suevos capturaram e saquearam parcialmente a cidade, levando a  que, paulatinamente, esta fosse abandonada.

Conimbriga corresponde actualmente a uma área consagrada como monumento nacional, definida por decreto em 1910.

O Museu

Criado em 1962 o Museu de Conimbriga é exclusivamente dedicado ao sítio arqueológico em que está inserido.

A sua colecção é diversificada e materializa a evolução histórica do lugar, entre finais do segundo milénio antes de Cristo e o séc. VI da era cristã.

Os objectos expostos foram encontrados durante as escavações que, com grandes interrupções, se realizaram desde 1898 e, distribuídos por trinta e um temas distintos, ilustram a vitalidade desta cidade.

Mais informações

Morada: R. das Ruínas 7, Condeixa-a-Velha.

Telefone: 239 941 177.

Website: http://www.conimbriga.gov.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *