Nas Ruínas de Conímbriga podem deslumbrar-se com a força e beleza das construções romanas!
A Romanização da Península Ibérica aconteceu no século XIX a.C., mas a influência dos Romanos em Portugal ainda hoje se sente: foram muitas as marcas que nos deixaram na Cultura, na alimentação, no Direito e até na Língua – o Português que hoje falamos deriva do Latim.
Nas Ruínas de Conímbriga podem deslumbrar-se com a força e beleza das construções romanas: pelas ruas e através dos edifícios que resistem ao passar do tempo, cria-se a memória colectiva de um tempo há muito distante.
Não se esqueçam de passar também pelo Museu, onde, através dos objectos e utensílios descobertos e restaurados, podem descobrir mais sobre a vida quotidiana no Forum.
As Ruínas
Quando os Romanos chegaram, na segunda metade do séc. I a.C., Conimbriga era um povoado florescente já habitado. Graças à paz estabelecida na Lusitania operou-se uma rápida romanização da população indígena e Conimbriga tornou-se uma próspera cidade – e a capital da província.
Seguindo a profunda crise política e administrativa do Império, Conimbriga sofreu as consequências das invasões bárbaras. Em 465 e em 468 os Suevos capturaram e saquearam parcialmente a cidade, levando a que, paulatinamente, esta fosse abandonada.
Conimbriga corresponde actualmente a uma área consagrada como monumento nacional, definida por decreto em 1910.
O Museu
Criado em 1962 o Museu de Conimbriga é exclusivamente dedicado ao sítio arqueológico em que está inserido.
A sua colecção é diversificada e materializa a evolução histórica do lugar, entre finais do segundo milénio antes de Cristo e o séc. VI da era cristã.
Os objectos expostos foram encontrados durante as escavações que, com grandes interrupções, se realizaram desde 1898 e, distribuídos por trinta e um temas distintos, ilustram a vitalidade desta cidade.
Mais informações
Morada: R. das Ruínas 7, Condeixa-a-Velha.
Telefone: 239 941 177.
Website: http://www.conimbriga.gov.pt
Tudo sobre férias em família:
- Campo de Férias: descubram os melhores por todo Portugal
- Parque aquático e crianças: receita para um verão feliz
- Espreitem estes sítios giros para fazer turismo rural no Alentejo
- Férias em Portugal: roteiros de Norte a Sul para ir com os miúdos
- Vai viajar com crianças? Saiba tudo para uma super viagem!
Este artigo foi útil para si?