Família > Passear > Sitios a visitar

Quinta Pedagógica Armando Villar. Que bem que se está no campo.

Quinta Pedagógica Armando Villar  campo.

No meio da azáfama urbana, é bom saber que podemos encontrar lugares como este: a Quinta Pedagógica Armando Villar.  

Na Quinta podem descobrir vários animais, uma horta biológica e fazer diversas actividades para crianças giríssimas.  

Mesmo pertinho de Cascais, este oásis faz-nos pensar que estamos em pleno campo! 

Além das galinhas, perus, patos e gansos que nos vêm quase dar as boas-vindas, há muitos outros animais simpáticos que fomos conhecendo à medida que passeávamos pela quinta.

Um que fica de certeza na memória de todos os que lá passam é o Eléctrico, um burro de Miranda, peludo como dita a raça (portuguesa, com certeza) e querido, muito querido. Até posou para a fotografia.

As ovelhas de Merino preto também enternecem os corações e coraçõezitos dos pequeninos. A passagem pelas ovelhas é um ponto fulcral das visitas que se fazem à quinta, onde as crianças aprendem a origem da lã, do leite e do iogurte.

Os porcos pretos também são engraçadíssimos e, para não contrariar a fama e o proveito, adoram os seus banhos de lama!

Também as cabras fizeram as nossas delícias e habitualmente a visita aos animais da quinta inclui a entrada no abrigo das cabras e a sua alimentação. O que derrete os pequenotes.

Todos os animais são cuidados com muita dedicação e carinho pelo senhor Tudor, um senhor que se vê à distância que adora os seus animais.  

A horta é toda biológica e cuidadosamente tratada diariamente pelo senhor Rui Macedo, ganhando viço nas mãos de quem sabe. Ainda podemos ver o antigo sistema de rega e como a água era tirada do poço pela força animal.  

O curioso é que Ricardo Villar, à frente da Quinta da família, tem um extremo desvelo em procurar as ferramentas de época, as madeiras antigas, o tijolo de burro para o forno de lenha. Tudo como devia ser uma quinta originalmente há dezenas, se não, centenas de anos. Esta preocupação, aliada à preservação das raças de origem portuguesa e ao cultivo biológico, transmite à quinta um carácter ainda mais interessante, mais autêntico.  

A quinta Pedagógica Armando Villar proporciona vários tipos de visitas tanto para escolas como para famílias.  

Além disso, este parceiro Pumpkin, extremamente dinâmico, realiza continuamente actividades para crianças e famílias ligadas à vida na quinta como, por exemplo, a farmácia da natureza, aprender a fazer broa no forno de lenha, ateliers sobre sementes e raízes e muito mais. 

É mesmo incrível como tão perto da cidade, podemos esquecer tudo à nossa volta e apreciar a serenidade que só o campo e os animais nos transmitem.  

 

Vejam mais actividades para crianças aqui.