Família > Passear > Sitios a visitar

Praia das Maçãs. Um passeio e pêras.

Praia das Macãs. passeio pêras.

Resolvemos ir passear até à Praia das Maçãs. Esta praia deve o seu nome ao facto de o rio que ali vai desaguar ter corrido, em tempos, entre pomares de macieiras, pelo que a fruta, quando estava madura, caía na água e ia ter à praia.

A Praia das Maçãs, além de ser uma praia simpática, vale também pela sua envolvência com muitos lugares interessantes para visitar. Além disso, quando está muito calor, esta praia ainda se torna mais agradável, pois aqui estão geralmente menos uns 4 a 5 graus em relação a Lisboa, por exemplo.

Nós começámos pela praia onde as crianças não se cansam de estar! Voam baldes e pás e mãos à obra.

Apesar do seu areal não ser extenso em comprimento, ninguém se pode queixar da sua largura. Geralmente as ondas são bravas, mas quando a maré baixa a praia faz poças óptimas para os miúdos brincarem.

A seguir fomos abastecer-nos ao famoso mercado para os lados de Almoçageme, situado no cruzamento entre as estradas que vêm de Colares, da Praia Grande e do Pé da Serra. No “Mercado Saloio” o produtor vende directamente ao consumidor. E é um festim para os sentidos.

Comecemos por cheirar o perfume do pão da roulotte com toda a variedade de pão e bolos que se possa imaginar. E as bolas de Berlim? Tinham-nos dito que eram as melhores do mundo e nós confirmámos (várias vezes, por sinal).

 

 

A fruta e os legumes vêm das hortas. Têm com mais cor, mais sabor do que os do supermercados e são muitas vezes biológicos. Os alhos e cebolas chegam-nos em fiadas (lindas nas cozinhas)!

 

 

E para finalizar o passeio, passámos pelo Horto da Praia Grande. É sempre bom acabar um passeio com as cores do arco-íris e elas vivem aqui. Este Horto está sempre a inovar. Mudam plantas, mudam vasos, mudam a disposição de tudo e parece-nos sempre novo. Impossível não trazer no regaço um vasito ou outro. São flores, meus senhores, são flores.

 

Ainda a este passeio podíamos ter acrescentado:

Uma volta no eléctrico Sintra/Praia das Maçãs

Os deliciosos travesseiros da pastelaria Búzio na Praia das Maçãs (já não conseguimos, depois das bolas de Berlim)

Uma visita pedagógica e divertida ao Centro Ciência Viva de Sintra (no caminho entra Sintra e a Praia das Maçãs)

 

O que gostámos mais:

Das brincadeiras na areia, das bolas de Berlim, das flores em tons fortes

Recomendações:

Levar um saco reutilizável para o mercado de forma a não vir com sacos de plástico para casa.

 

Morada:

Mercado Saloio de Almoçageme

No cruzamento entre as estradas que vêm de Colares, da Praia Grande e do Pé da Serra

Horto Praia Grande

Av. Maestro Frederico de Freitas, 14 Alto da Praia Grande

2705-333 Colares

Mapa do Google