Família > Passear > Sitios a visitar

Pegadas de Dinossáurios

Pegadas Dinossáurios

Leve os seus pequenos a ver as pegadas de Dinossáurios que estão expostas no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire.

O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire, situa-se na Serra de Aire, perto de Fátima, e é parte integrante no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiro.

O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire, foi aberto ao público a 1 de Março de 1997. Em 2002 é criado o Jardim Jurássico que tem como fins mostrar aos visitantes plantas actuais de grupos botânicos característicos no Mesozóico, a “Era dos Dinossáurios”.

Contém também um importante registo fóssil do período jurássico, as pegadas de dinossáurios Saurópodes, na laje calcaria onde as pegadas de dinossáurios se conservaram ao longo de 175 milhões de anos, podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas, uma delas com 147 m e outro com 142m

As impressões que podemos observar no monumento natural das Pegadas de Dinossáurios, produzidas por saurópodes ocorreram no período Jurássico Médio. Os saurópodes eram animais possantes, herbívoros, quadrupedes, de cabeça pequena, e cauda e pescoço compridos. A cauda possivelmente servia para defenderem se dos predadores, e o pescoço ajudaria a manter o equilíbrio.

Morada: Estrada de Fátima Bairro 2490-216 Ourém

Contactos: Telf. 249 530 160 Email: dinossaurios@hotmail.com

Para mais informações: www.pegadasdedinossaurios.org/html/mon_conmon.htm