Família > Passear > Sitios a visitar

Palácio da Ajuda

Palácio Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda foi residência oficial real portuguesa na segunda metade do século XIX pela família do Rei D.Luís I e foi considerada Monumento Nacional a partir de 1910, ano da instauração da República em Portugal e, até a esse ano, foi habitada por D. Maria Pia.

A localização deste grandioso Palácio no Largo da Ajuda e a sua visita, pelo custo de 5 euros, dá acesso a 2 pisos e às suas salas que, ao todo, são cerca de 40. Destas fazem parte, no piso Térreo, espaços como a Sala de Jantar e zonas de lazer, a Sala de Música e também os aposentos privados; e no andar nobre que era reservado para as recepções de gala, como os banquetes e as recepções oficiais e aí encontramos grandes salas de baile, a Sala do Trono, a Sala dos Jantares Grandes e ainda a Sala dos Embaixadores.

Grandes tapeçarias, pinturas alegóricas dos tectos do início do século XIX, paredes revestidas a seda, quadros retrato da Família Real e também de coleções várias, esculturas e bustos e coleções privadas da Família Real como pinturas da própria D. Maria Pia e de D. Luís, mobiliário, peças de decoração e grandes lustres, dão a sensação de que o Palácio da Ajuda parou no tempo mostrando, quase exatamente, como eram vividos os tempos de D. Luís I.

O horário de funcionamento do museu é das 10h00 às 18h00, sendo a última entrada às 17h30. De eferir que, ao contrário dos restantes museus de Lisboa que encerram à segunda-feira, o Palácio da Ajuda fecha à quarta-feira.