Família > Passear > Sitios a visitar

Museu Histórico-Militar de Almeida

Museu Histórico-Militar Almeida

Faça uma visita com as suas crianças pelo Museu Histórico-Militar de Almeida situado em Almeida, veja um pouco da reconstituição da História de Portugal desde a época medieval até à era contemporânea.

O núcleo central do Museu está instalado nas Casamatas da Fortaleza de Almeida, no Baluarte de São João de Deus, situa-se no concelho de almeida.

O Museu Histórico-Militar de Almeida foi inaugurado em Agosto de 2009, ocupa várias galerias subterrâneas. É um espaço interactivo e multimédia em que se reconstitui a História de Portugal desde a época medieval até à era contemporânea.

Num percurso pelas galerias, temos primeiramente um espaço dedicado às origens de Portugal e de Almeida, onde estão expostos elmos e espadas lusitanas, bem como couraças e escudos romanos, para além de painéis interactivos.

Uma das galerias é dedicada à Guerra da Restauração, onde têm destaque os canhões e algumas gravuras alusivas. Passa-se depois à Guerra dos Sete Anos, no âmbito da qual Almeida foi, em 1762, cercada e ocupada por franceses e espanhóis.

Existe também um espaço dedicado à Guerra Peninsular e ao papel que a fortaleza teve no decurso das invasões francesas. Há gravuras alusivas, canhões e outras armas usadas na época, bem como recriações dos militares, envergando fardas militares. As últimas galerias da exposição permanente são dedicadas às Lutas Liberais, onde Almeida também esteve envolvida, à Grande Guerra e Primeira Guerra Mundial, onde tombaram muitos soldados naturais do concelho de Almeida.

Morada: Praça da Liberdade 6355-130 Almeida