Família > Passear > Sitios a visitar

Fábrica da Vista Alegre

Fábrica Vista Alegre

Leve os seus pequenos numa viagem ao mundo da porcelana, descubra os segredos da produção numa visita à Fábrica da Vista Alegre, que se situa em Ílhavo.

A Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto e foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal, situa-se em Ílhavo e reúne um conjunto patrimonial e industrial único é reconhecida internacionalmente pela qualidade e excelência da sua produção.

Em 1812 José Ferreira Pinto Basto adquiriu a Quinta da Ermida, à beira da Ria de Aveiro, um terreno rico em minerais, barro e areias brancas, fundamentais à produção de cerâmica. Passado um tempo acabou por comprar as terras à volta. Nestes terrenos incluía-se a Quinta da Vista Alegre, onde existia já um palácio, uma capela e diversos edifícios, e foi neste complexo que Pinto Basto montou a sua fábrica de porcelanas.

Ao visitar a Fábrica da Vista Alegre poderá ver todo o processo de criação de algumas peças de porcelana portuguesa, desde a sua composição da pasta até à cozedura final. Conheça também a escola de pintura da fábrica, que forma muitos jovens artistas e preserva a tradição de excelência. Conheça também a modernidade tecnológica da produção da fábrica, algo que foi decisivo desde o século XIX para manter a Vista Alegre na frente dos métodos de produção e design de porcelanas.

Visitar a Fábrica da Vista Alegre é entrar num mundo que guarda os segredos do fabrico centenário da porcelana mais internacional de Portugal.

Morada: Fábrica de Porcelana da Vista Alegre 3830-292 Ílhavo

Contactos: Telf. 234 320 600 Email: centro.visitas.va@vaa.pt

Para mais informações: www.myvistaalegre.com/pt/