Dancem com robôs na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro - Pumpkin.pt

Dancem com robôs na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Afinal, o que é um robô? Descubram na Ciência Viva de Aveiro!

Gostavam de viajar pelo espaço? Explorar uma mina? Mergulhar no oceano? Então venham daí, temos Ciência todo o ano!

Todos os meses vamos conhecer diferentes temas com a colaboração dos Centros Ciência Viva.

Sabem o que é um robô? Que tipos existem e quais as suas principais características?

A família Pumpkin descobriu os robôs na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e encontrou robôs que desenham, dançam e até são meiguinhos! Venham daí connosco descobrir também!

Na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro podem visitar um laboratório de robótica e construir e programar diferentes robôs na Oficina Dóing – o espaço Maker da Fábrica!

Um robô é uma máquina automática que tem sensores e atuadores que interagem com o meio ambiente, sem intervenção humana. O controlo do robô e respetiva interação são conseguidos por programação informática, que vai permitir que o robô realize trabalho de forma autónoma, conseguindo executar tarefas com elevada precisão, rapidez e de forma repetitiva.

Existem muitos tipos de robôs

  • Os industriais são utilizados nas linhas de produção de fábricas para realizarem tarefas que podem ser complicadas, repetitivas, perigosas ou muito rápidas. Algumas dessas máquinas são braços robóticos que fazem manipulação, soldadura ou pintura.
  • Os robôs técnicos são usados na investigação científica, exploração espacial e subaquática, cirurgias, tratamento de lixo tóxico, contextos militares e tarefas de busca e salvamento.
  • Os robôs sociais podem realizar tarefas caseiras ou comunitárias, para contextos de mobilidade, serviços ou entretenimento.
  • Os robôs podem ter diversas formas e formatos, como por exemplo a forma de pessoas (humanoides), animais, objetos, rovers ou carros.
  • Sabiam que já há robôs que aprendem sozinhos e vão evoluindo cognitivamente, tornando-se cada vez mais autossuficientes? Esses robôs utilizam resultados de uma nova área de investigação: a Inteligência Artificial – AI.

Querem construir e programar um robô?

Na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro poderão construir e programar diversos tipos de robôs, como por exemplo os da Lego, usando os modelos WeDo, WeDo2.0, NXT ou EV3.

Podem ainda construir máquinas robóticas, animais, humanoides, manipuladores, robôs móveis e jogadores de futebol, entre muitos outros.

Acedendo a um dos vários computadores da Oficina terão acesso ao código da programação visual, para definir as tarefas que o robô deve executar e construir o programa final.

Outra possibilidade é explorar a Dóing, o espaço Maker da Fábrica e experimentar os robôs Robonova, M-bots, Mi-Go, BB8, Ozobots ou Lego Spike, que apresentam várias aplicações de robótica e diferentes estruturas de interação. Existem inúmeras possibilidades de programação, baseadas em scratch, por cores, tangível ou por blocos.

Na Dóing também é possível construir um robô “de raiz”! Têm à vossa disposição muita tecnologia, como impressoras 3D, software de desenho vetorial, kits BQ, kits de eletrónica e arduinos. Para desenvolverem o vosso robô devem desenhar as peças, imprimi-las numa impressora 3D e escolher os componentes, os sensores e os atuadores que acharem necessários para o robô.

Dançar com um humanoide!

Já alguma vez dançaram com um humanoide? Ou jogaram um jogo com um robô?

Na Fábrica é possível programar robôs humanoides para dançarem. Depois, basta escolher a vossa música preferida e só têm de tentar acompanhar os movimentos do robô. Vão ver que não é fácil dançar com um humanoide!

Outra possibilidade é construir um robô com os componentes e programação adequados para jogar um jogo. Por exemplo: o jogo para resolver o “Cubo de Rubik” ou o jogo de arrumar peças, separando-as em função das suas características. Depois é só iniciar e ver quem consegue ganhar o jogo… vocês ou o robô?


Passem um dia animado na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro a aprender tudo sobre robôs. Depois voltem para explorar mais: vão descobrir que a cozinha é um laboratório, há um Escape Room com enigmas e desafios matemáticos e muito mais!

Este conteúdo teve o apoio do:

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<