Família > Passear > Sitios a visitar

Conheça o Monte Selvagem

Conheca Monte Selvagem

Um monte de coisas para descobrir. O Monte Selvagem situa-se em Montemor-o-Novo e é um excelente local para visitar em família.

Em Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, o Monte Selvagem – Reserva Animal é um espaço com 20 ha que combina uma reserva de biodiversidade, um parque de lazer e um projeto pedagógico para descobrir. Um parque privado, inaugurado a 08 de Maio de 2004, que aloja 70 espécies, num total de cerca de 400 animais.

Está aberto ao público durante 9 meses do ano, de Fevereiro a Outubro.

Nasceu da ideia dos seus sócios, de criarem um espaço de respeito pelo ambiente e de protecção da vida animal, complementar à agricultura e é hoje um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e proteção da biodiversidade e de contacto com a Natureza. Construído e gerido sob princípios de coerência ambiental e de sustentabilidade, não possui nenhum animal oriundo do seu habitat natural e é um exemplo na redução do consumo de matérias-primas novas.

Tem como missão proporcionar habitats alternativos para animais que necessitem e promover o contacto das populações com a Natureza, protegê-la, conservá-la e educar para a sua sustentabilidade.

Posiciona-se no mercado dos parques temáticos através de uma forte vertente educativa, recreativa e interactiva, mantendo uma relação com os seus diversos públicos de familiaridade, acessibilidade e lazer posicionando-se como o único parque temático em Portugal, onde se pode aprender, divertir e interagir com a Natureza e o mundo animal.

Fruto do sonho de uma família audaz e do trabalho dedicado de uma equipa técnica pluridisciplinar, com qualificação desde as ciências naturais às ciências humanas, o Monte Selvagem é um dos destinos turísticos mais procurados na região, tendo sido premiado em 2012 pela Entidade Turismo do Alentejo – ERT, com a distinção de Melhor Empreendimento de Animação Turística do Alentejo.

Um visita ao Monte Selvagem inclui:

Visita pedestre (Passeio livre por uma área com cerca de 5 ha):

  • Várias espécies de animais domésticos na “quintinha” e de animais selvagens em habitats naturalísticos

  • Equipamentos de lazer para crianças e adultos.

  • Placares e joguetes educativos.

  • Animação lúdico/pedagógica – variada e sem horários definidos (condicionada pela época do ano, pelo público e pelo bem-estar animal).

Visita de tractor (Passeio guiado por uma área de 12 ha):

  • Animais em semi-liberdade num espaço amplo.

  • Duração média da visita – 30 min

E ainda…

  • Bar/Esplanada para refeições ligeiras

  • Parque de Merendas para pic-nics

  • Áreas para festas de aniversáro ou outros eventos

  • “Refrescadores Selvagens” para os dias mais quentes

  • Paque de estacionamente para carros e autocarros

  • Parque preparado para deficientes motores

  • Loja

 

 

Informações úteis:

Horários:

De Fevereiro a Março: das 10 h às 17h; Abril: das 10 h às 18h;

de Maio a Setembro: das 10 h às 19h; Outubro: das 10 h às 18h;

Em Novembro, Dezembro e Janeiro: Encerrado ao público, abrindo para grupos (mais de 20 pessoas), mediante marcação prévia.

Encerra à 2ª feira, excepto feriado ou ponte

A Bilheteira encerra 1 hora antes do fecho do parque

Para mais informações: