Descobre os desafios científicos propostos pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro em Família
Nesta exposição, chamada “Mãos na Massa”, há só uma regra: é proibido não mexer!
Também a exposição “Janelas de Luz” é muito interessante e divertida para as abobrinhas: vão poder descobrir tudo sobre hologramas e imagens em 3D!
Viagem ao Mundo das Aranhas
“Viagem ao mundo das aranhas” é uma exposição que reúne cerca de 40 aranhas e escorpiões vivos, oriundos dos cinco continentes e representativos da biodiversidade dos múltiplos habitats destes animais.
Pensada para crianças e adultos, esta exposição convida a conhecer os aracnídeos do ponto de vista científico, dando a conhecer a ecologia e biologia destes animais, e a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas.
Pretende, acima de tudo, promover a curiosidade e a conservação da biodiversidade e esclarecer sobre a importância destes animais na natureza.
Por se alimentarem sobretudo de insetos, as aranhas desempenham um papel muito importante no equilíbrio dos ecossistemas, evitando que os grupos de que se alimentam se tornem pragas.
Além disso, os humanos têm estudado o potencial da aplicação da seda das aranhas, por ser um material muito resistente, e do veneno, para o tratamento de determinadas doenças.
Estes aracnídeos de oito patas, alguns com oito olhos e quelíceras venenosas, não deixam ninguém indiferente, seja por curiosidade, medo ou admiração.
Na exposição patente na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro os visitantes vão descobrir que há tarântulas que libertam pelos urticantes quando se sentem em perigo ou que os escorpiões ficam fluorescentes quando iluminados com luz ultravioleta.
E vão poder conhecer várias espécies como a viúva, uma das aranhas mais venenosas do mundo, à tarântula-golias-comedora-de-pássaros, a maior espécie de todas.
Os exemplares vivos que integram esta exposição estão em terrários de vidro, de modo a que a aproximação a estes animais seja possível e feita em segurança.
As descrições detalhadas sobre cada espécie esclarecem sobre a biologia de cada uma delas e revelam curiosidades surpreendentes.
“Viagem ao mundo das aranhas” é uma exposição de âmbito internacional, oriunda da Polónia, que já esteve patente em mais de 10 países europeus.
Quando:
- Terça a sexta-feira – das 9h30 às 17h30
- Sábados, domingos e feriados – das 10h às 18h
- Encerra à segunda-feira.
gostava de saber preços para um agrupamento de escuteiros, para dia 13 de
abril, com 22 crianças com idades entre os 6 e os 10 anos.
Obrigada
Boa tarde, Susana.
Para verificar os preços para um grupo grande de meninos e meninas, aconselhamos a visitar o website do Centro de Ciência Viva: https://www.ua.pt/fabrica/ 🙂
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva