Família > Passear > Sitios a visitar

Castelo de Almourol

Castelo Almourol

Quer conhecer um verdadeira castelo dos principes e princesas? Faça uma visita ao Castelo de Almourol situado numa pequena ilha no Rio do Tejo. Um parte da aventura é de tomar o barco para chegar a ilha. 

É possível de chegar ao Castelo com um barco dos cais em frento do Castelo ou com um barco dos cais de Tanco.  Para ver os preços e horários, consulta o site do Camara Municipal do Vila Nova da Barquinha

Depois ou antés de visitar o Castelo, recomendamos Vila Nova de Barquinha, que tem um parque fantástico no Parque de Escultura Contemporânea Almourol, em frente do rio para um pique-nique e onde as crianças podem brincar no parque infantil. Também há varias cafés e restaurantes para tomar o almoço.

O Castelo de Almourol, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo no distrito de Santarém. É um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos e cenográficos da Reconquista, sendo um dos que melhor evoca a memória dos Templários em Portugal.

O Castelo de Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques em 1129 que o entregou à ordem do tempo.

Esta ordem foi responsável pela reconstrução do castelo conferindo-lhe as características das fortificações templárias. . A inscrição existente sobre o portão principal, aponta para que a conclusão das obras tenha sido em 1171. Com a extinção da Ordem dos templários em 1311, D. Dinis entregou o castelo à Ordem de Cristo.

Durante o estado Novo, foi Residência Oficial da Republica portuguesa. O Castelo está construído de forma a acompanhar os desníveis do terreno, com dois níveis interiores, o primeiro acedido pela entrada principal e o segundo onde se encontra a Torre de Menagem, através de uma escadaria interior. O Castelo de Almourol é classificado como Monumento Nacional.

Morada: Ilhota do Rio Tejo Praia do Ribatejo – Vila Nova da Barquinha

Contactos: Telf. 249 720 358 Email: girp@gm-vnbarquinha.pt