Família > Passear > Sitios a visitar

Canoagem: quais os benefícios e onde praticar em família?

canoagem

A canoagem é um desporto aquático praticado com uma canoa ou um kayak e com remos. Sabiam que é considerado desporto olímpico desde 1936?

Os desportos aquáticos são uma ótima alternativa para quem quer ocupar as férias com atividades divertidas e diferentes. Além de todos os benefícios que oferecem para a saúde e desenvolvimento das crianças, estar dentro de água permite a pais e abobrinhas refrescarem-se nos períodos de calor intenso. Este ano decidimos experimentar canoagem… apesar de dentro da canoa, os salpicos garantem gargalhadas e frescura!

Há várias escolas onde as abobrinhas – e os pais! – podem aprender a praticar canoagem em Portugal de uma forma mais consistente e profissional, para serem o próximo Fernando Pimenta, e existem várias modalidades de entre as quais podem escolher: o Freestyle, a Canoagem Oceânica, o Caiaque-Pólo, Maratonas, a Canoagem Velocidade, a Canoagem Slalom e por fim a Canoagem de Rápidos.

Também existem vários parques de aventura e empresas que oferecem a possibilidade de viverem em família e apenas durante um dia uma atividade radical, de turismo inesquecível e alternativo.

Preparados para remar?

Em grupos com crianças muito pequenas é aconselhável descerem um rio com uma dificuldade mínima/média e com um percurso relativamente curto, principalmente se é a primeira vez que a maioria do grupo faz canoagem. No entanto, as equipas de profissionais que organizam este tipo de passeio saberão aconselhar-vos mais detalhadamente quais os percursos adequados para a vossa família e amigos – por isso, preocupem-se apenas com aproveitar!

Bepanthene destaque gifVão vestidos com roupa e calçado desportivo (podem considerar a hipótese de utilizarem também um impermeável), levem chapéu, idealmente um ajustável para que não voe, e, numa mochila, tenham sempre à mão uma muda de roupa seca, protetor solar e Bepanthene® Plus, porque, com a emoção, é provável que ao saírem da canoa aconteça algum acidente.

Assim, podem desinfetar a ferida sem arder, sem lágrimas e sem medos, e continuar a aproveitar as férias mais radicais de sempre. Ufa!

Canoagem: onde praticar?

Canoagem no Jamor

canoagem no jamor 2

Sabiam que podem fazer canoagem no Jamor? Um dos mais bonitos Centros Desportivos Nacionais é circundado numa grande extensão por uma Pista de Atividades Náuticasespecialmente pensada para prática de canoagem nas vertentes lúdica e de aprendizagem, e que é também utilizada para treino por alguns canoístas federados.

É possível utilizarem a pista todos os dias das 9h às 21h, já que no hangar estão disponíveis para uso público 14 canoas duplas e 6 canoas individuais do CDNJ, com as respectivas pagaias e coletes. No entanto, só recomendamos que se arrisquem sozinhos nas águas se tiverem alguma experiência em canoagem, já que não existem professores permanentemente na zona para dar apoio.

No entanto, existem algumas escolas de canoagem a operar na Pista de Atividades Naúticas do Jamor que, em horários específicos, ensinam a miúdos e graúdos os fundamentos da modalidade, algumas delas focadas em percursos de alto rendimento e outras numa vertente de lazer. Espreitem o Clube do Mar Costa do Sol e a Bork para perceber qual das escolas se enquadra mais nas vossas necessidades.

Já o Adventure Park Jamor oferece a escolas e a empresas a possibilidade de fazerem uma atividade de canoagem que fortalecerá o espírito de equipa e a solidariedade entre pares.

Canoagem no Zêzere

aventur

A descida do Zêzere é provavelmente a descida mais conhecida em Portugal por várias razões: a beleza natural, a água translúcida e a proximidade a Lisboa são de certo alguns dos motivos por que tantos procuram ter no Zêzere a sua primeira experiência de canoagem.

A Aventur é a empresa ideal para vos orientar nesta aventura. Líderes do mercado há 23 anos, são especialistas em descer o Zêzere, o Tejo, o Nabão e o Mondego, e oferecem duas possibilidades: a Grande Descida (que pela duração tem uma dificuldade média) e a Descida do Zêzere, de dificuldade mínima, e por isso a mais recomendada para quem quer desfrutar desta experiência com abobrinhas. Conheçam ambos os percursos da Aventur e… mãos aos remos!

Importante: Aos sábados e domingos, o Rio Zêzere apresenta por vezes um caudal médio, com algumas passagens complicadas. NÃO devem efetuar esta descida crianças menores de 10 anos e participantes em primeira experiência, se não acompanhados na canoa por alguém mais experiente. A alternativa será a descida do Tejo.

Canoagem em Aveiro

canoagem em aveiro

Para os adeptos de canoagem, o Município de Ílhavo, em Aveiro, oferece dezenas de quilómetros navegáveis que incluem o Canal do Bôco e o Canal de Mira.

Cada um destes canais está repleto de pequenos e maravilhosos recantos, cheios de histórias por contar e de paisagens deslumbrantes para apreciar. Aproveitem para conversar com as pessoas que aí moram pois eles podem ajudar-vos a desfrutar destas experiências na sua plenitude.

São várias as empresas que aqui operam: o Clube Natureza e Aventura de Ílhavo, a Riactiva e a Outdoor Feelings. Se for a vossa primeira vez, recomendamos que façam uma aula com qualquer uma destas escolas.

Como a canoagem é um excelente meio de formação pessoal e desportivo, o Sporting Clube de Aveiro tem ao dispor dos seus sócios uma Escola de Canoagem para crianças, jovens e adultos para uma prática desportiva regular da modalidade, nas vertentes de competição e de lazer. Façam uma aula experimental… o difícil vai ser não quererem voltar!

Canoagem no Alqueva

canoagem no alqueva

O Alqueva é o maior lago artificial da Europa e, ao mesmo tempo, um dos mais calmos: é, por isso, um dos locais mais apropriados para fazerem canoagem com crianças!

A empresa Alentejo Break tem uma oferta giríssima que ficámos cheios de vontade de conhecer: canoagem no Alqueva… à noite – uma oportunidade única de se perderem na imensidão do céu alentejano! A atividade é adequada a crianças a partir dos 8 anos.

Se preferem uma aventura mais diurna, podem optar, claro, pelo pack de dia.

Canoagem na Amora

clube de canoagem de amora

Na Margem Sul do Tejo também há opções para praticarem canoagem! Se estiverem perto do Seixal não deixem de visitar o Clube de Canoagem de Amora, que oferece várias opções: de passeios de canoa, para descobrir a paz e tranquilidade das vias navegáveis de Portugal, a remo de white-water (raffting) para pura adrenalina.

Também há treinos regulares para abobrinhas que se queiram aventurar entre rios: começam no escalão de iniciados e apostam essencialmente na vertente de competição. Sem esquecer as férias desportivas com muita canoagem também!

Ainda pela região de Setúbal, o Clube de Canoagem de Setúbal tem formação para crianças: já imaginaram que fixe é praticar kayak-polo, uma espécie de pólo aquático mas nos kayaks?

Praias Fluviais

praia fluvial do Azibo - geral

Também algumas praias fluviais oferecem a possibilidade de se divertirem e aproveitarem o dia em atividades de canoagem!

Praia Fluvial de Mourão, situada no interior do Alentejo, é uma delas – banhada pelo Alqueva, é, por isso, uma praia com as condições ideais para a prática desta modalidade.

Na região de Santarém, a Câmara Municipal de Alcanena organiza durante o verão diversas atividades na Praia Fluvial dos Olhos de Água, entre as quais passeios de canoagem.

Se estiverem pela região norte de Portugal, talvez seja esta a altura certa de irem conhecer a Praia Fluvial do Azibo, em Macedo de Cavaleiros. Aqui podem descansar, mas também praticar desporto, já que estão disponíveis serviços de aqua park, kart bike, vela, windsurf, remo e, claro… canoagem!

Outros locais

Canoagem parque da cerdeira

Há alguns refúgios em Portugal que também oferecem aos seus visitantes a possibilidade de fazerem canoagem em família: conhecem o Parque da Cerdeira e o Azurara Parque Aventura? Não? Agora têm mais uma razão ainda para os visitar!

Já a TomaRadical organiza passeios de canoa na região de Tomar!

Também lhe pode interessar:

Aventur: canoagem e descidas no Rio Zêzere!

– Reunimos os melhores sítios a visitar em família!

Onde levar os miúdos este fim-de-semana? Descubra as nossas sugestões!

Onde praticar canoagem em Portugal:

A Aventur é a empresa ideal para vos guiar nesta aventura!

A canoagem constitui um excelente meio de formação pessoal e desportivo.

Arborismo? Canoagem? Golfe? No Adventure Park do Jamor podem fazer tudo!

Em Vila do Conde, este parque promete dias de diversão e aventura!

Oferecer momentos de lazer únicos e em contato com a Natureza: é essa a missão do Parque da Cerdeira, no coração do Gerês!

A Cidade dos Templários é palco de muita diversão em família!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *