Família > Passear > Sitios a visitar

Cabine de Leitura troca telefone por livros na Praça de Londres

Cabine Leitura troca telefone por livros Praca Londres

Já conhecem a Cabine telefónica mais original de Lisboa? A Cabine de Leitura é uma cabine telefonica convertida em mini-biblioteca, que se encontra na Praça de Londres, junto à Mexicana e que funciona das 9 às 20h, de segunda a domingo.

Inaugurada no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, conta com mais de uma centena de títulos, incluindo literatura infantil e juvenil, doados por editoras, livrarias e moradores do bairro.

Cabine de Leitura

A ideia partiu do Movimento de Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida de Roma, em parceria com a Portugal Telecom – PT e inspira-se num movimento inicado há cinco anos na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip.

Nesta pequena aldeia com cerca de 800 pessoas, em Somerset, no sudoeste de Inglaterra lembraram-se de converter uma das cabines telefónicas classicamente encarnada na mais pequena biblioteca do mundo, com cem livros disponíveis para qualquer pessoa requisitar. Os habitantes aderiram à ideia e correram a requisitar os livros disponíveis, de romances a biografias, livros infantis a cozinha, entre outros.

O problema causado pela distância às bibliotecas mais próximas e a falta de bibliotecas móveis foi assim resolvido, aproveitando as cabines cada vez menos utilizadas. A nova biblioteca foi um sucesso e outras povoações seguiram a iniciativa, incluindo Londres.

A Cabine de Leitura da Praça de Londres em Lisboa promete ser um sucesso também, com vários utilizadores a aderirem e com várias iniciativas de animação planeadas.

Quem quiser levar um livro de empréstimo terá de deixar outro em troca, juntamente com os seus contactos, comprometendo-se a devolvê-lo num prazo estipulado.

Vejam as regras abaixo:

Regras da Cabine de Leitura

 Mais informações: www.facebook.com/cabineleitura