Família > Passear > Sitios a visitar

13 atrações a não perder na Ilha Terceira

Férias Família Ilha Terceira

Com uma natureza esplendida e um património incomparável, a Ilha Terceira é um ponto de visita obrigatório!

E para que não lhe escape nada durante a sua visita em família, a Pumpkin partilha as 13 atrações a não perder.

A Ilha Terceira, originalmente batizada como a  Ilha de Jesus Cristo, foi a terceira ilha a ser descoberta pelos navegadores portugueses no final de 1420, o que lhe deu o seu nome atual.

É a ilha mais a leste das cinco que compõem o Grupo Central do Arquipélago dos Açores – constituído pela Ilha Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Terceira.

Segundo dados de 2011, a Ilha Terceira é a segunda ilha mais habitada do arquipélago, com cerca de 57 000 residentes.

Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo

O Centro histórico de Angra do Heroísmo, cidade mais importante da Ilha, foi reconhecido pela UNESCO em 1983 como Património Mundial da Humanidade. Vale mesmo a pena o passeio pelas ruas desta encantadora cidade.

Algar do Carvão

Uma experiência a não perder e que os miúdos vão adorar é a descida ao Algar do Carvão. Trata-se de uma notável chaminé vulcânica, em excelentes condições de preservação.

A descida à gruta termina junto de uma lagoa de águas límpidas alimentada pela chuva. Também próximo vale a pena visitar as Furnas de Enxofre, para observar as fumarolas com saídas de gases sulforosos, vestígios da atividade vulcânica ainda presente.

Gruta do Natal

Gruta do natal

Também conhecida por Galeria Negra ou Gruta do Cavalo, situada no coração da ilha, a gruta foi rebatizada como Gruta do Natal depois de ter sido celebrada ali uma missa de natal a 25 de Dezembro de 1969.

Desde dessa data a gruta está aberta ao público e já foi o palco de várias missas de natal. De todas as grutas existentes na ilha, esta é a que apresenta melhores condições para visitas turísticas.

Serra do Cume

miradouro da serra do cume
Fotografia: Explore Terceira

Com uma vista soberba sobre a Manta de Retalhos, no Miradouro da Serra do Cume pode observar a baía da Praia da Vitória, a planície das Lajes e a vasta área do interior da ilha

Passeios de observação de baleias e golfinhos

Baleias e Golfinhos

Mesmo que já tenha a viagem preenchida com muitas atividades, tem de arranjar um tempo para esta. Graças à sua localização, no meio do Oceano Atlântico, o arquipélago dos Açores encontra-se na rota de migração de muitas espécies de baleias e golfinhos, o que o torna um dos melhores locais do mundo para a atividade de observação. Os miúdos vão delirar!

Piscinas Naturais dos Biscoitos

Piscinas Naturais dos Biscoitos
Fotografia: Escapadinhas

Um local onde a diversão e a natureza se cruzam. Estas piscinas situam-se a nordeste da ilha na freguesia dos Biscoitos.

Rodeadas por rochas fruto de antigas erupções vulcânicas e banhadas pelo Oceano Atlântico as Piscinas dos Biscoitos foram totalmente adaptadas para serem um fantástico local de lazer.

Jardim Duque da Terceira

Jardim Duque da Terceira

Um agradável jardim para ótimos passeios em família. Situado no Centro de Angra do Heroísmo, este parque urbano está repleto espécies botânicas e tesouros históricos.

Prainha

Prainha

Não acredite se lhe disserem que as praias da Ilha Terceira não têm areia. A Prainha é a prova disso. Situada em Angra do Heroísmo, esta praia é a única da baía da cidade com areia. Com a água limpa, grandes acessos e com Bandeira Azul, a Prainha é um sítio de lazer muito procurado por todos os locais e turistas.

Quinta do Martelo

Quinta do Martelo

A 5 quilómetros do centro de Angra do Heroísmo, a Quinta do Martelo é um espaço de exploração agrícola, um restaurante tradicional, um museu etnográfico e um alojamento turístico. Pioneira no turismo em espaço rural nos Açores, distingue-se pela deliciosa comida e pela beleza histórica do alojamento.

Observatório do Ambiente dos Açores

Observatório de Ambiente dos Açores

Destina-se à divulgação de Ciência de modo informal e muito lúdico, para todas as idades, provando através de diferentes atividades que a Ciência está acessível a qualquer um e que faz parte do quotidiano de todos nós.

Gastronomia

Repleta de natureza e património edificado, a Ilha Terceira também é um ótimo local para os amantes de gastronomia. A Alcatra, as Sopas de Espírito Santo, as Cornucópias, o Alfenim, as Donas Amélias e as Caretas são alguns dos petiscos típicos da região.

Queijo Vaquinha

Queijo Vaquinha
Fotografia: Público

A fábrica de queijos de vaca Vaquinha é sem dúvida um sítio a não perder. Os miúdos vão adorar aprender como se fabricam os Queijos Vaquinha – o mais antigo queijo curado da ilha – os iogurtes, e sobretudo os gelados!

Durante a visita os clientes são convidados a provar os produtos da fábrica e no final podem passar na loja e levar consigo o seu produto preferido.

Impérios do Espirito Santo

Impérios do Espirito Santo

O culto do Divino Espírito Santo tem grande tradição, com festas entre o Pentecostes e o final do verão, em todas as freguesias da ilha. As festas são feitas nos “Impérios do Espirito Santo”, pequenas contruções que se espalham por todas as freguesias – existem mais de 60. Podem fazer uma “caça ao tesouro – rally paper” com os miúdos para os encontrar pela ilha.

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Fomos descobrir esta ilha maravilhosa do arquipélago dos Açores e ficámos encantados!

Se os mais pequenos gostam de aprender não pode deixar de visitar os diversos museus situados ao longo da ilha

Pais e filhos vão adorar as fantásticas atividades que a ilha tem para oferecer!

Conhecida como "a Ilha das Fajãs", tem muito mais a oferecer!

Conheça o nosso roteiro para se deslumbrar e divertir na "Ilha Azul".