Dicas úteis para uma escapadinha de verão - Pumpkin.pt

Dicas úteis para uma escapadinha de verão

Com vontade de partir numa escapadinha familiar ou a dois? Temos dicas para fazer as malas, sobreviver à viagem e recuperar em grande!

Há quanto tempo não agarram nos chinelos de dedo e partem numa aventura em família? Provavelmente não se lembram, mas com estas dicas (e todas as medidas de segurança, claro!) vão conseguir fazer uma escapadinha cheia de diversão e sem sustos.

Se ainda estão a decidir qual o destino desta aventura, não deixem de conhecer as nossas sugestões de bons lugares para escapadinhas em família.

Todos prontos? Espreitem estas dicas essenciais!

Tudo o que precisam para uma escapadinha familiar

Melhores que um comum fim de semana e mais curtas do que umas férias completas, as escapadinhas familiares são o meio termo perfeito para quem tem um par de dias para desfrutar e quer marcá-los com planos diferentes.

Cá em casa somos super fãs da modalidade, e por isso temos algumas dicas para que as vossas escapadinhas sejam aproveitadas ao máximo, desde o planeamento à viagem, passando pelos passeios e pelas refeições. Se estão a pensar aventurar-se neste verão, prestem atenção aos conselhos da Pumpkin.

O que levar?

“Mãe, posso levar estes calções? E aqueles 5 conjuntos de raquetes de badminton?”

Uma das grandes vantagens das escapadinhas é o facto de serem breves e práticas – o que não deixa espaço para complicações no momento de fazer as malas. Para ajudar a combater o caos (somos veteranos nesta guerra), fizemos uma lista de essenciais que precisam mesmo de levar na mala:

  • Carregadores de telemóvel, tablet e demais dispositivos eletrónicos;
  • 2 a 3 mudas de roupa para cada pessoa (pensando em 3 dias de férias);
  • Roupa de praia/piscina – nunca se sabe quando vai apetecer um mergulho!;
  • Comida prática para viagem e passeios: bolachas, fruta aos pedaços ou sanduíches são alguns dos nossos preferidos. Para beber, sumos, iogurtes e leites em pacotes individuais são sempre uma boa opção. Mas não se esqueçam de levar uma garrafa de água para se manterem bem hidratados!;
  • Hobbies: livros, cadernos de desenho, consolas e jogos de tabuleiro são sempre bem vindos. Afinal, ajudam a descomprimir e a aproveitar o tempo a solo ou em grupo;
  • Bolsa de primeiros socorros com pensos rápidos, desinfetante/cicatrizante e protetor solar.
  • Máscaras extra para todos e frascos com álcool em gel.

Acreditamos que não vão precisar de muito mais do que isto. A menos que gostem tanto desta pausa que decidam transformar a vossa escapadinha numa escapadela de uma ou mais semanas, claro (quem nunca teve vontade que atire o primeiro chinelo)!

Como entreter os miúdos no caminho?

As viagens com crianças tendem a ser a parte mais desafiante de quaisquer férias, por muito curtas que elas sejam. Felizmente, existem algumas estratégias a que podemos recorrer para tornar o percurso mais sossegado ou divertido, consoante o estado de espírito familiar. Sugerimos algumas:

Para viagens divertidas…

  • Conversem sobre o destino da vossa escapadinha e planeiem juntos o que querem fazer durante estes dias! Encarreguem um dos passageiros de fazer uma lista para garantir que pelo menos um desejo de cada membro da família é incluído nos planos;
  • Façam jogos daqueles que só se fazem em viagem: encontrar carros amarelos no meio do trânsito ou formar palavras com as letras das matrículas dos veículos que passam, por exemplo;
  • Karaoke no carro! Coloquem as vossas músicas preferidas a tocar e façam uma mega sessão de cantorias. Também vale dançar, mas só com os braços e a cabeça!

Para viagens tranquilas…

  • Procurem viajar de manhã cedo ou ao final do dia, quando as crianças estiverem cansadas e for mais provável passarem a viagem a aventurar-se pelo país dos sonhos;
  • Levem o tablet carregado e deixem os miúdos ver um filme no banco de trás. Assim vão manter-se entretidos e, com sorte, reduzir os 296 “Já chegámos?!” a um número mais razoável. Com sorte, 3. Se já tiverem visto o filme antes, preparem-se para os 6;
  • Uma playlist relaxante também pode ajudar muito nestas situações. Músicas de piano, canções românticas da disney ou playlists lo-fi são algumas das nossas escolhas preferidas.

Como recuperar?

Intensas e memoráveis, as escapadinhas com crianças pequenas e grandes doses de aventura podem fazer-nos chegar ao fim com algum cansaço. O segredo? Reservar algum tempo para descansar. Afinal, ninguém quer voltar das férias mais cansado do que estava antes!

Temos algumas dicas para famílias que se querem divertir enquanto garantem o seu sono reparador de beleza:

  • Mantenham um horário simpático durante a viagem. Deitar cedo e (mais ou menos cedo) erguer, dá vitalidade e tempo para tudo ver!
  • Evitem conduzir de noite, pois estarão a abdicar de algumas muito necessárias horas de repouso. Idealmente, viagem de manhã ou ao final da tarde, aproveitando as horas de menos calor. Se viajarem de autocarro ou comboio, podem aproveitar esse tempo para descansar os olhos!
  • Deixem as preocupações em casa. Bem sabemos que a tentação é grande: o trabalho, a escola dos miúdos, a ementa da semana, a consulta de veterinário do Bobi… Façam todos um pacto e prometam não falar de preocupações durante a vossa escapadinha. Vão ver que conseguem aproveitar muito melhor o tempo juntos.

Com vontade de partir numa escapadinha familiar ou a dois? O primeiro passo é querer!

Também vos pode interessar:

Advertisement

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<