Família > Passear > Dicas de viagem

10 ideias para entreter miúdos em viagem

10 ideias entreter miúdos viagem

Em contagem decrescente para as férias grandes em família, a delinear planos e engenhar formas de entreter ao máximo 2 crianças em viagem que rondam os 800km por dia para chegar ao destino… O sul de Itália! Sim, eu sei, não tenho tarefa fácil pela frente, mas vai correr bem, com algum planeamento e o improviso nato a quem lida com estes pequenos e encantados seres, tudo se há-de fazer!

Deixo algumas ideias para distração em viagem (no nosso caso, na nossa querida Maria Acelera, uma autocaravana que faz parte da família, o que será mais fácil do que de carro, mas poderão sempre aproveitar algumas para viagens de carro também).

1. Dar a conhecer o percurso a fazer, actualizando e envolvendo as crianças.  A impressão de mapas do percurso a fazer ou do país a visitar para que possam ir pintando, reconhecendo locais e ilustrando-os é uma ideia gira, didática, enriquecedora e uma excelente recordação das férias.

2. Um DVD portátil é sempre uma óptima ajuda. Providenciar alguns DVDs novos ou os que eles adoram ver vezes sem fim, é um recurso que resultará, com certeza, em umas horitas de entretenimento.

3. Música é outro recurso habitual e divertido. Não precisam ser aqueles álbuns de criança que já nem conseguimos ouvir… Escolha músicas que agradem a todos e cantem todos, em “alto e bom som”, o karaoke perfeito. Leitores de MP3 e auriculares são outra opção viável e silenciosa.

4. Os audio-livros são também perfeitos para estas ocasiões. Qual a criança que não gosta de ouvir contar histórias?

5. Livros de actividades e livros de pinturas é ainda uma olternativa para quem viaja desta forma, dado que as miúdas têm uma mesa à sua frente, disponível como apoio às suas artes.

6. Os jogos tradicionais em viagem como: reconhecer marcas de automóveis; jogo das cores destes; adivinhar quantas pessoas vão no carro da frente, o seu sexo, se são crianças ou adultos; jogo do “stop”, treinando alfabeto e vocabulário, jogo da letra proibida, em que todos conversam sem tocar na letra “proibida”, … enfim, recorde-se dos jogos da sua infância e crie os da sua família. Construirá recordações que ficarão, para sempre, na memória de todos.

7. Os tablets e smartphones com jogos seleccionados por si e tempo acordado entre ambas as partes são outra das opções que mais agradam aos pequenotes. 

8. O super divertido jogo de imaginação: Era uma vez… Deixe o mais novo começar a história com uma frase e cada um contribuirá com outra, construindo em família a mais original história da sua viagem!

9. Não esqueça alguns bens essenciais para matar aquela sede e fome incontroláveis e dignas de chamar o INEM… Água e snacks, sempre à mão! 

10. Por fim, não deixe de providenciar o conforto possível para as sonecas depois de tanto entretenimento. Nós compramos umas almofadas especiais, que esperamos se adaptem ao pretendido. E que o silêncio e descanso também imperem, no meio de tanta alegria! 

E não se estique demasiado em cada viagem. Pare e deixe correr a criançada: uma corda para saltar ou uma bola para perseguir, vão ajudar a gastar aquela energia extra que sempre têm!

Esperamos ajudar com estas dicas e também o vosso contributo com ideias para somar a estas… A todos, boas viagens!

Leia também o artigo “viajar com crianças“, também com algumas dicas de viagem e locais a visitar com crianças.

 

Este artigo foi-nos gentilmente cedido por Positive Mood