Família > Passear > Dicas de viagem

Guia para as primeiras Férias na Neve em Família

Guia as primeiras Férias Neve Família

Quando foram as suas últimas férias grandes em família? Possivelmente no Verão, não foi? Já pensou em quebrar a rotina e aproveitar o inverno para passar uma semana na neve cheia de aventura e animação com os miúdos?

 

Guia para as Primeiras Férias na Neve em Família  

Qualquer que seja a modalidade em que se vai iniciar, ski ou snowboard, as férias na neve vão proporcionar-lhe alguns dos momentos mais divertidos e memoráveis da sua vida. Aceite este desafio, na certeza de que a vontade de esquiar o acompanhará para sempre. 

Mas para a primeira vez na neve existem imensos aspetos e pormenores a ter em consideração: 

 

Que roupa vamos precisar?

Para desfrutar de umas férias confortáveis deve escolher a roupa ideal para os momentos de lazer e para a prática de Ski e de Snowboard.

Para ficar quentinho: 

  • Casaco 

  • Calças de Neve 

  • Camisolas – Dependendo da época em que vai, pode optar por levar t-shirts, longsleeves e camisolas polares 

  • Gorro, Luvas e Lenço 

  • Meias quentes e Botas 

Na primeira viagem o ideal é pedir emprestada a roupa, gorros e óculos, sobretudo para as crianças – afinal, não sabem se elas vão gostar e além disso elas crescem imenso de uma temporada para a outra.

 

O que não deve faltar?

  • Óculos de sol – próprios para a neve

  • Capacete 

  • Protetor Solar e Baton de Cieiro 

Mais uma vez, se puderem pedir emprestado, aproveitem. Há imenso equipamento à venda, mas se não forem com frequência acaba por ser um investimento que não compensa.

Não se esqueça de beber muita água para hidratar e ter cuidados com a pele!

 

Que equipamento vamos precisar? 

Equipamento necessário para praticar Ski

Skis + Batons + Botas

Equipamento necessário para praticar Snowboard

Prancha + Botas 

E compramos ou alugamos?

A melhor aposta é alugar os skis, prancha, botas e batons. É mais dificil os amigos terem kits disponíveis que correspondam às vossas medidas e necessidades, e as lojas de ski que alugam material ajudam a encontrar o equipamento mais adequado.

 

 

Escolha da Estância – o que considerar?

A escolha da estância adequada pode fazer toda a diferença na sua primeira experiência. Há que considerar vários fatores:

Família

  • Viajando com crianças convém informar-se antecipadamente sobre as infraestruturas de que a estância dispõe para os mais novos: creches, jardins de neve, atividades para depois do ski, entre outros. Estes apoios vão certamente facilitar a sua vida e a das crianças.

Altitude

  • Quanto maior a altitude, melhor a qualidade da neve e mais fácil se torna esquiar.

  • Se escolher viajar em finais de Março ou mais para a frente, a altitude é um importante fator na escolha da estância.

Acessos 

  • Escolha uma estância facilmente acessível de carro (boas estradas), ou de avião (proximidade do aeroporto).

  • A localização do alojamento, a uma curta distância da base das pistas/meios mecânicos, evitará que tenha de fazer grandes caminhadas com as botas calçadas e os skis/prancha às costas.

  • Caso não fique hospedado perto das pistas ou meios mecânicos, verifique se a estância tem parques espaçosos (se viajar de automóvel) e se o hotel tem transfer gratuito para as pistas.

Pistas

  • Escolha uma estância com um considerável número pistas de dificuldade reduzida (verdes e azuis). 

 

Ski e de Snowboard – como é que os principiantes aprendem?

Aulas

A melhor forma de começar a aprendar Ski ou Snowboard é através das aulas. Tem a opção de participar em aulas colectivas – mais económicas e interativas  – ou as aulas particulares – aulas menos económicas com a vantagem de ter um acompanhamento personalizado, mas com um preço naturalmente mais elevado. 

Pistas

Quando se sentir confortável para praticar sozinho uma das modalidades, aconselhamos-lhe a que verifique sempre o grau de dificuldade de cada pista – para iniciados é aconselhado a utilização da Pista Verde (Fácil). À medida que for evoluindo na modalidade comece a utilizar novas pistas. 

E não é perigoso? 

Todos acabarão por cair, é quase garantido, mas será sobretudo a baixa velocidade sobre um monte fofinho de neve, e será mais divertido do que doloroso (sobretudo para quem está a ver…). O nosso orgulho será naturalmente ferido quando virmos as crianças mais novas a voar enquanto tentamos, lentamente, aprender, mas não é um desporto significativamente perigoso.

Tenham atenção e nunca se esqueça de respeitar as Normas de Segurança das Pistas.

 

As crianças não aguentam todo o dia a esquiar – o que fazer com elas?

Alguns dos alojamentos têm opções de entretenimento e até baby-sitter, é tudo uma questão de orçamento. Se forem com casais amigos podem fazer turnos para ficar com as crianças e aproveitar melhor as pistas. Os resorts mais child friendly têm imensas opções para se divertirem com as crianças, verifiquem que ofertas têm antes de reserver.

 

Aproveite as Férias de Carnaval ou as Férias da Páscoa e deslize nos Alpes Franceses ou Italianos com as super ofertas da Sporski.

 

Sporski