Família > Passear > Dicas de viagem

Como entreter os miúdos nas viagens de carro?

como entreter os miúdos nas viagens de carro

Diga adeus às viagens familiares aborrecidas ou stressantes

Ir de férias é um ótima sensação! Mas para onde quer que vá há sempre uma viagem pela frente. Saiba como pode tornar as viagens familiar mais divertidas e animadas com estas dicas da Oficina de Psicologia e da Positive Mood.

Nas férias, as viagens são mais frequentes e independentemente do meio de transporte utilizado, longas viagens com crianças são desafiantes, mas desengane-se quem acha que são momentos aborrecidos em que não há nada para fazer.

Mas existem diversas maneiras de aproveitar essas horas de forma divertida!

Veja ainda nossas sugestões de como planear uma viagem de carro com crianças, com dicas para antes e durante o percurso!

Deixamos algumas ideias de como entreter os miúdos nas viagens de carro

1. Dar a conhecer o percurso a fazer, actualizando e envolvendo as crianças.  A impressão de mapas do percurso a fazer ou do país a visitar para que possam ir pintando, reconhecendo locais e ilustrando-os é uma ideia gira e didática: além de aprender geografia, vão associando as paisagens aos locais de passagem e tem maior noção do tempo e espaço percorrido.

2. Um DVD portátil é sempre uma óptima ajuda. Providenciar alguns DVDs novos ou os que eles adoram ver vezes sem fim, é um recurso que resultará, com certeza, em umas horitas de entretenimento

3. Música é outro recurso habitual e divertido. Não precisam ser aqueles álbuns de criança que já nem conseguimos ouvir… Escolha músicas que agradem a todos e cantem todos, em “alto e bom som”, o karaoke perfeito. Leitores de MP3 e auriculares são outra opção viável e silenciosa.

4. Os audio-livros são também perfeitos para estas ocasiões. Qual a criança que não gosta de ouvir contar histórias?

5. Livros de atividades e livros de pinturas são ainda uma boa alternativa, se os pequenos não enjoarem. Adapte as atividades aos gostos e capacidades da criança para fazer durante a viagem: livros de atividades variadas (diferenças, labirintos, sopa de letras), livros para colorir, plasticinas, desenhar, leitura de livros (se não enjoarem).

6. Os jogos tradicionais em viagem como: reconhecer marcas de automóveis; jogo das cores destes; adivinhar quantas pessoas vão no carro da frente, o seu sexo, se são crianças ou adultos; jogo do “stop”, treinando alfabeto e vocabulário, jogo da letra proibida, em que todos conversam sem tocar na letra “proibida”, … enfim, recorde-se dos jogos da sua infância e crie os da sua família. Construirá recordações que ficarão, para sempre, na memória de todos.

7. Os tablets e smartphones com jogos seleccionados por si e tempo acordado entre ambas as partes são outra das opções que mais agradam aos pequenotes. Apesar de serem uma boa alternativa, tentem  dar primazia ao convívio familiar através da partilha de histórias familiares, anedotas ou adivinhas, fazer oralmente o jogo do stop ou abecedário, ouvir música e cantar.

8. O super divertido jogo de imaginação: Era uma vez… Deixe o mais novo começar a história com uma frase e cada um contribuirá com outra, construindo em família a mais original história da sua viagem!

9. Incentive as crianças a apreciar a vista da janela, explorando em conjunto o que observa, perceber as diferenças de fauna e flora ou arquitetura que vão encontrando ao longo do percurso.

10. Se viajar com mais de uma criança no banco de trás podem fazer jogos em conjunto: 4 em linha, bingo, fantoches de dedo, jogos de cartas, jogos de tabuleiro (de preferência com quadro magnético para as peças não se perderem). Almofadas ou assentos/bases de computador portátil podem ser úteis para facilitar estas atividades.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *