Família > Passear > Dicas de viagem

9 Dicas preciosas para Viajar em Família

9 Dicas preciosas Viajar Família

Viajar com crianças de férias pode ser uma grande odisseia! Planear as necessidades de uma criança em viagem envolve muito mais do que colocar um cd cheio de música Pop e fazer várias paragens para ir à casa de banho.

As viagens em família são momentos únicos de crescimento e aprendizagem, tanta coisa boa pode nascer dos momentos de qualidade em família, longe da pressão escolar e profissional do dia-a-dia, momentos que pais e filhos têm geralmente em pouca quantidade.

Aqui ficam várias dicas de como pode tornar a sua viagem em família, mais divertida e promotora de momentos de enriquecimento pessoal e familiar:

  • Tempo extra – A coisa mais importante que deve levar na bagagem – quer seja de avião, em passeios ou a viajar de A para B – é sem dúvida o tempo extra. As crianças gostam de explorar e não sentem a responsabilidade de cumprir horários, então é mais provável que todos mantenham a calma, se você incluir no seu plano, tempo para o deambular permanente, o olhar fixo nas montras ou mesmo nas outras pessoas, as paragens sucessivas para ir à casa de banho e ainda para as famosas birras.

  • Reservas com antecedência – Se for acampar ou ficar em hotéis, vale a pena reservar com antecedência. Tentar manter a espontaneidade da viagem AC (antes das crianças) não compensa, se chegar ao seu destino para perceber que não tem disponibilidade e tem que voltar à estrada novamente com o cansaço, e crianças famintas a derreter no banco traseiro. 

  • Dê-lhes uma máquina fotográfica – Dar às crianças a sua própria máquina (robusta e adaptada a crianças) encoraja-os a observar as paisagens e a concentrarem-se no que lhes interessa. Poderá surpreender-se com os resultados. 

  • Prepare-se para o clima – É um conselho simples, mas as crianças vestidas adequada e confortavelmente para o clima e o terreno, serão mais felizes. 

  • Use transportes públicos – A maioria das crianças adora a novidade de viajar de comboio, autocarro e barco. Ponha de lado o carro alugado e use os transportes públicos sempre que possível. 

  • Não se esqueça dos primeiros socorros – Quer seja por estarem fora da rotina, com jet-lag ou a comer comida menos saudável, parece que as crianças ficam sempre doentes nas férias. Não se esqueça dos essenciais! 

  • Leve um conjunto de atividades lúdicas – Se se dirige para uma longa viagem, leve uma mão cheia de brinquedos para serem entregues uma vez por hora. Puzzles pequenos, livros para colorir, pequenos autocolantes, jogos de palavras, e até mesmo pequenas embalagens de plasticina, ajudarão a passar o tempo em longas viagens. 

  • Evite os doces – Resista à tentação de os manter numa viagem longa alimentando-os com doces. Embale comida saudável e prática que seja do gosto dos seus filhos. Evite enjoos desnecessários e más disposições quando chegar ao destino.

  • Envolva ativamente os filhos mais velhos – A melhor maneira de evitar o mau humor dos adolescentes é envolve-los no planeamento das férias, e pedir-lhes informação sobre o que gostariam de fazer. Poderá ficar surpreendido com os seus interesses!

Boas férias!!

Lúcia Bragança Paulino – Psicóloga Clínica – Oficina de Psicologia

Equipa Mindkiddo – área infanto-juvenil da Oficina de Psicologia

Mindkiddo