Família > Passear > Dicas de viagem

5 Sugestões para viajar em família neste Verão

viajar com crianças

Preparar uma viagem em família não é brincadeira… mas será que tem de ser assim?

Viajar… viajar para perto ou bem longe, conhecer novas culturas, novos costumes, absorver novas paisagens, novos cheiros. Relaxar da azáfama do dia a dia e criar memórias com aqueles que mais amamos. Tudo isto parece perfeito, e facilmente se imagina numa ilha paradisíaca no meio do Pacífico, ou numa aventura por entre as estreitas ruas da cidade italiana de Lucca.

No entanto, por mais que tente contrariar, estes pensamentos relaxantes esvanecem-se num ápice, com a preocupação inerente à azáfama da preparação das malas para que nada fique esquecido, a duração da viagem e toda a logística envolvida para que nada falhe.

Para que aproveite cada segundo do seu tempo de descanso, para que se possa dedicar à criação de memórias com família e amigos, e para que os mais pequenos se divirtam tanto como os crescidos, a Triboo deixa 5 sugestões para o ajudar a viajar tranquilamente neste Verão.

5 sugestões para viajar com crianças neste Verão

Use a tecnologia a seu favor

Aqui na Triboo, achamos que as crianças devem estar atentas ao mundo que as rodeia e que devem aprender a interagir com os diferentes ambientes em que estão inseridas, pelo que o tempo de utilização de pequenos ou grandes ecrãs deve ser controlado e limitado. No entanto, uma longa viagem de avião poderá ser um ótimo pretexto para quebrar essas regras. Carregue o tablet ou o smartphone com jogos e aplicações didáticas para as crianças. Poderá também incluir alguns dos filmes preferidos dos mais pequenos, para garantir alguma variedade no tipo de conteúdo que estão a consumir.

Nas longas viagens de carro, a utilização de aparelhos eletrónicos não precisa de ser tão intensiva. Pode ser intercalada com jogos que incentivem a exploração da paisagem e daquilo que se passa no exterior do carro.

O famoso jogo “I spy with my little eye” (eu vejo com os meus olhos) é um ótimo exemplo do tipo de atividades que poderá levar a cabo: um jogador começa por dizer um atributo de um qualquer objeto que esteja à vista de todos no ambiente exterior ao carro (Eu vejo com os meus olhos, algo verde). O objetivo dos restantes jogadores é adivinhar o que isso é.

Poderá também aproveitar para treinar as cordas vocais e iniciar uma sessão de karaoke, onde todos os viajantes poderão transformar-se em estrelas de Rock n’ Roll. Partilhe com os mais novos alguma da sua cultura musical cantarolando os grandes clássicos da música portuguesa e estrangeira!

Cuide do corpo

No meio de tanta descoberta e entusiasmo, é normal que as atividades mais básicas como comer e beber possam ser negligenciadas ou até mesmo esquecidas. É importante que todos os viajantes estejam abastecidos com comida e líquidos para maximizar o bem-estar e manter a boa disposição. Para isso, mantenha garrafas de água por perto, bem como pequenos lanches. Assim evita estar dependente do serviço de cafés e restaurantes, e pode explorar mais livremente o local onde estiver.

Lembre-se, também, de utilizar protetor solar e de complementar o seu look com um chapéu e óculos de sol. Para além dos malefícios que a prolongada exposição solar pode causar à pele e aos olhos, seria trágico ter uma viagem estragada por uma queimadura de pele perfeitamente evitável.

Viaje o mais leve possível

No início do dia, quando saímos para explorar e estamos frescos e cheios de energia, é normal que tudo pareça leve! À medida que os quilómetros vão acumulando, aquilo que outrora se pegava com uma mão, pesa como se fosse feito de mármore! Para evitar um desgaste prematuro, não leve consigo coisas desnecessárias. Procure levar apenas o essencial: comida, água, mapas, protetor solar para ir colocando ao longo do dia, e pouco mais.

Claro que se for acompanhado por crianças pequenas, viajar leve nem sempre é possível. Nesses casos, aconselhamos a “dividir o mal pelas aldeias”: utilize várias mochilas para que cada um possa levar parte da carga. Procure, também, utilizar mochilas resistentes, robustas, com alças grossas e com bastantes divisórias que facilitarão a organização.

Tenha atenção ao itinerário

É fácil subestimar o tempo que certas atividades demoram. Isso leva a que planeie demasiadas atividades para um único dia, e que o que deveriam ser horas de lazer mais pareçam os doze trabalhos de Hércules!

Evite sobrecarregar o itinerário para eliminar correrias e stress. Planeie apenas uma atividade mais estruturada para cada um dos dias, como uma visita a um museu, por exemplo, e preencha o restante tempo com atividades mais livres, como ir comer um gelado, passear em jardins… Isto permite-lhe preocupar-se menos com o que tem de fazer e imergir-se no meio em que se encontra.

Esqueça tudo o resto e divirta-se

Nem sempre é fácil deixar as preocupações do dia a dia para trás e focarmo-nos no “aqui e agora”. Quem nunca deu por si a relembrar os bons momentos, com saudade e nostalgia? Preocupações com o emprego, problemas que temos de resolver, a antecipação do regresso, tudo isso são pensamentos que nos impedem de tirar o melhor partido das experiências, e que devemos eliminar! Aproveite a viagem, divirta-se, crie memórias e procure gozar cada momento!

Desejamos-lhe uma viagem segura e esperamos que se divirta a valer! Procure na nossa loja produtos para facilitar as viagens em família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *