Escolher alojamento em tempo de pandemia - Pumpkin.pt

Escolher alojamento em tempo de pandemia: ideias, dicas e informações

como escolher alojamento

É seguro ir para um hotel ou casa alugada? Como saber que estamos a fazer a melhor escolha de alojamento em tempo de pandemia?

Aproxima-se um verão diferente e, na altura de planear as férias familiares e escolher alojamento, surgem questões completamente novas, relacionadas com a segurança e a higiene perante a pandemia.

Afinal, podemos procurar alojamento e ir de férias em segurança? Que opções existem e quais são as mais seguras? Que cuidados devemos ter?

Fiquem a saber tudo sobre as opções de férias para este verão, os cuidados a ter para uma época balnear segura, o selo Clean&Safe, as medidas de higiene recomendadas e alguns dos estabelecimentos turísticos que já estão a abrir portas para uma temporada completamente diferente.

O que é o selo Clean&Safe?

Para simplificar todas as questões de segurança e higiene nas férias, o Turismo de Portugal lançou um selo oficial: o selo de Estabelecimento Saudável e Seguro (Clean&Safe) destina-se a Agências de Viagens, Empreendimentos Turísticos e Empresas de Animação Turística que cumpram com as normas da DGS e pretendam anunciá-lo – o selo é gratuito e opcional.

Significa isto que tanto hotéis, como agências, apartamentos disponíveis em sites como o Vrbo ou o Airbnb e até parques de autocaravanas podem pedir esta certificação do Turismo de Portugal.

Este selo foi criado pelo Turismo de Portugal com o objetivo de reanimar a atividade turística através da recuperação da confiança dos consumidores. Para se candidatarem, as empresas precisam de cumprir com uma série de normas ditadas pela DGS, que variam consoante o tipo de estabelecimento e podem ser consultadas aqui.

Entre estas normas estão discriminados protocolos específicos de limpeza e higienização, disponibilização de equipamentos para trabalhadores e clientes, informações adequadas para os clientes e formação especializada a todos os colaboradores.

clean&safe selo

Como podemos ver se os estabelecimentos têm o selo?

As empresas aderentes podem utilizar o selo Clean&Safe nas suas instalações físicas ou nas suas plataformas digitais.

Podem também consultar o Registo Nacional de Turismo, que permite pesquisar as entidades com um filtro Clean&Safe. O selo é válido até 30 de abril de 2021.

E quanto à fiscalização?

A atribuição do selo Clean&Safe implica a existência de auditorias aleatórias a ser realizadas aos estabelecimentos aderentes pelo Turismo de Portugal e pela ASAE.

Opções de alojamento para um verão diferente

Alojamento Local

A pandemia não traz muitas alterações ao alojamento local, que é a escolha de muitas famílias. Já é possível alugar casas para passar umas férias, quer seja através do Vrbo ou Airbnb (cujas habitações também podem ter o selo Clean&Safe) ou de outros meios.

Contudo, aconselhamos algumas medidas de precaução extra para quem escolher alojamento local:

  • Preferir zonas com menos densidade populacional, para que possam ter umas férias tranquilas sem que o distanciamento social seja um problema.
  • Se possível, garantam que a casa está vazia e é arejada durante o máximo de tempo possível antes de a ocuparem. Ficarão mais descansados quanto à possível presença do vírus.
  • Ainda assim, levem materiais para fazer uma limpeza completa ao espaço antes de o começarem a usar. Tenham especial atenção à cozinha e à casa de banho, nomeadamente a loiças, toalhas e outros objetos da casa nos quais costumamos tocar com a cara.
  • Desinfetem também todos os objetos em que tocamos frequentemente com as mãos: maçanetas, interruptores, autoclismo, torneiras e etc. Isto deve ser feito frequentemente, uma vez que em princípio a família vai sair de casa e há sempre a possibilidade de contrair o vírus.
  • Desinfetem as patinhas dos animais de estimação depois de cada passeio.
  • É prudente fazer também uma limpeza depois de utilizarem o espaço, antes de abandonarem a casa. Assim podem contribuir para a segurança dos próximos ocupantes.

Hotéis

Os hotéis foram obrigados a fechar devido à pandemia. Afinal, são um serviço que propicia o contágio – ou eram, porque voltam agora a reabrir para o verão com medidas de higienização e segurança reforçadas e protocolos adaptados para que as estadias possam ser feitas com todo o conforto e segurança.

A grande novidade no setor hoteleiro é o selo Clean&Safe, criado pelo Turismo de Portugal e que certifica que os esforços e medidas implementadas pelos estabelecimentos estão de acordo com as recomendações da DGS. Saibam mais sobre o selo Clean&Safe aqui.

Mesmo com esta garantia de segurança, aconselhamos medidas extra – a limpeza do espaço não terá de ser feita por vocês, mas é de bom senso levar o pequeno frasco de desinfetante para todo o lado, caso seja necessário, e usar a máscara em locais fechados.

Alguns hotéis e estabelecimentos que vão reabrir em junho com o selo Clean&Safe:

Acampar

Agarrar na tenda, nos sacos-cama e nas lanternas e levar a família para um parque de campismo, onde podem estar em contacto com a natureza e o som dos carros é substituído pelo dos passarinhos. Sentem-se motivados? Dêem uma vista de olhos no nosso Guia para Acampar em Portugal com crianças..

Se a velha forma de acampar não é bem a vossa onda, que tal experimentarem Glamping? Para quem ainda não ouviu falar, o glamping é um conceito único que junta o contacto com a natureza do campismo tradicional a uma estadia mais confortável e com “glamour”.

O alojamento passa por tendas de luxo, casas na árvore ou bungalows com todas as comodidades – soa maravilhoso, não é? Existem cada vez mais opções destas de norte a sul do nosso país. Descubram aqui a nossa seleção de melhores locais para fazer Glamping em Portugal.

Caravanas

De certeza que já pensaram em agarrar nos miúdos, alugar uma caravana e fazer umas férias diferentes, passeando por onde vos apetecer, cada dia com uma paisagem diferente.

E porque não este ano? Aliás, dependendo de como escolherem aderir a esta modalidade, pode bem ser uma das formas de alojamento mais seguras para este verão incomum – garantida a mega desinfeção inicial do espaço, é como se tivessem a vossa própria casinha para atracarem onde quiserem.

Para ajudar, também existem parques de auto-caravanas certificados pelo selo Clean&Safe do Turismo de Portugal, que podem consultar aqui. Impecável, não é?

Outros cuidados a ter para uma estadia segura – onde quer que seja:

Uma família prevenida é uma família mais segura. Se os comportamentos de prevenção também partirem de nós, enquanto cidadãos e clientes, tudo se torna mais fácil. Assim, mesmo de férias, é essencial que tomem algumas precauções:

  • Utilização de máscara de proteção: o uso é obrigatório a partir dos 6 anos de idade em todos os espaços fechados com elevado número de pessoas como lojas, transportes, escolas e museus.
  • Desinfeção das mãos: para além da lavagem frequente e correta das mãos, e de todos os estabelecimentos terem obrigatoriamente desinfetante, o álcool gel não pesa na mala de viagem. Levem os vossos frasquinhos para poderem fazer a desinfeção sempre que necessário.
  • Distância de segurança: devemos manter uma distância de pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas – isto é válido para espaços fechados, como os hotéis, mas também para os abertos, como jardins e praias.
  • Higiene respiratória: tossir e espirrar para o interior do braço ou para um lenço, deitando-o fora de imediato e desinfetando as mãos (e o braço).
  • Cumprir as regras dos espaços que frequentamos: os horários reduzidos, a distância de segurança entre pessoas e a redução da capacidade máxima são algumas das medidas aconselhadas pela DGS, mas existem outras, muitas vezes únicas em cada estabelecimento. É crucial que as cumpramos, para a segurança de todos.

Ultimamente, é claro que o estabelecimento mais “clean” e mais “safe” de todos é a nossa casa e, por isso, apelamos a uma gestão consciente e responsável neste verão.

Felizmente, é possível ter tudo: segurança, passeios ao ar livre, banhos, descanso e diversão. Contudo, é importante lembrarmo-nos de que este é um verão diferente, cumprirmos as normas para a segurança de todos e valorizarmos este meio-termo: afinal, se já podemos sair de casa, é porque respeitámos as recomendações nos últimos meses. Vamos continuar a fazê-lo, para que tudo fique bem.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *