Família > Sãos e salvos > Segurança

Tempos Livres em Segurança

Tempos Livres Seguranca

Conheça alguns cuidados que devem existir nas brincadeiras entre amigos.

Depois da euforia dos novos livros e material escolar, do reencontrar amigos e conhecer novos e de voltar a entrar no ritmo das aulas, o seu filho vai certamente mostrar interesse em participar numa atividade de tempos livres.

Para que estas atividades não sejam marcadas por acidentes graves, como quedas e afogamentos, por exemplo, conheça alguns cuidados que devem existir!

  • Antes de escolher a atividade, fale com os responsáveis e conheça as regras de funcionamento e os procedimentos habituais (por exemplo, como são escolhidos os locais, se é feita avaliação de risco de acidentes graves, etc.).
  • Certifique-se que existem procedimentos de atuação em caso de acidente, emergência e/ou necessidade de evacuação bem definidos, e que os responsáveis têm formação sobre segurança e primeiros socorros.
  • Assegure-se que as crianças usam sempre equipamentos de proteção adequados, como capacete em atividades com bicicleta, patins ou skate, braçadeiras na piscina, coletes salva-vidas em atividades aquáticas.
  • Saiba qual o vestuário e calçado adequados para a atividade; sempre que esta implique correr ou trepar, evite camisolas com capuz ou cordões e não deixe o seu filho usar fitas ao pescoço, pois podem ficar presos nas árvores ou nos equipamentos e estrangulá-lo. Prefira calçado bem preso ao pé (em vez de chinelos, por exemplo, que provocam muitas quedas).
  • Se a atividade que o seu filho pratica for a natação, ou outra atividade aquática, certifique-se que o local onde a pratica é vigiado e dispõe de meios de socorro.
  • Deixe os seus contactos com o responsável, para situações de emergência, e informe-o de eventuais doenças e alergias do seu filho, ou medicamentos que esteja a tomar.
  • Aproveite as oportunidades de participação dos pais para visitar o espaço e assistir às atividades!
  • Sempre que as atividades extracurriculares impliquem deslocações em carrinhas ou autocarros, verifique se o seu filho é transportado com o cinto de segurança e a cadeirinha colocados. Confirme também se o motorista é certificado e se há outro adulto, para além dele, a acompanhar as crianças.