Sabia que o telemóvel é uma das causas do afogamento infantil? - Pumpkin.pt

Sabia que o telemóvel é uma das causas do afogamento infantil?

Uma investigação da Associação de Salva-Vidas Alemã revela uma relação direta entre a distração dos pais no telemóvel e o afogamento das crianças.

Os afogamentos são silenciosos, e muitos deles acontecem enquanto os pais estão distraídos – nomeadamente, com o telemóvel. A verdade é que temos tudo lá dentro: entes queridos, fotos, e-mails, trabalho, finanças, literatura e até as séries preferidas. Os smartphones tornaram-se parte de nós, e por vezes é difícil pousá-los e viver o presente.

O perigo dos telemóveis na praia e na piscina

Em alguns casos, a fixação com o telemóvel pode tornar-se perigosa, principalmente quando temos crianças pequenas que requerem atenção constante. Depois de um ano com 300 afogamentos, a Associação de Salva-Vidas Alemã lançou uma campanha para incentivar ao não uso dos smartphones na praia e na piscina, quando os filhos ou netos estão na água.

Antigamente, os pais, os irmãos e os avós juntavam-se mais às crianças em atividades familiares na praia e piscina: construir castelos, escavar buracos, ou mesmo nadar juntos. Hoje em dia, perante as vidas agitadas que vivemos e os estímulos tecnológicos omnipresentes, é mais comum vermos os pais a descansar na areia ou a aproveitar para fazer algo no telemóvel enquanto as crianças brincam na praia.

Não é por mal: afinal, nunca pensamos que as nossas crianças – que muitas vezes até são crescidas e cuidadosas ou até exímias nadadoras – se podem ver aflitas durante os 5 minutos em que pegamos no telemóvel.

A este problema junta-se a agravante de nem todas as crianças saberem nadar, uma atividade que algumas organizações defendem que deveria ser obrigatória nas escolas.

Dicas para pousar o telemóvel e evitar afogamentos:

Como podemos então adaptar os nossos comportamentos e evitar estes riscos? Reunimos algumas dicas práticas:

  • Coloque o telemóvel em modo silencioso ou desligue os dados móveis enquanto está na praia para evitar distrações;
  • Crie o hábito familiar de não usar telemóveis na praia: se todos tentarem seguir esta regra, torna-se mais fácil;
  • Se tiver mesmo de usar o telemóvel, garanta que as crianças estão ao pé de si e longe da água;
  • Acompanhe sempre as abobrinhas quando elas vão à água – esta é a melhor forma de garantir a segurança delas;
  • Se ficar na toalha, fique de vigia sobre as crianças na água ou perto dela;
  • Ensine-os a não nadar sozinhos em zonas onde não tenham pé. No entanto, não se esqueça que mesmo as crianças (e adultos) que sabem nadar se podem afogar!

Vejam 10 conselhos rápidos para prevenir afogamentos!

Descubram também, e em segurança, as melhores piscinas em Lisboa e piscinas no Porto , 8 conselhos a ter em atenção com as Brincadeiras na Água e relembrem as nossas  recomendações de saúde e segurança para o Verão.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *