Espreitem estas sugestões para evitar sustos desnecessários numa quadra festiva.
Aproximam-se os festejos da Páscoa que reúnem graúdos e miúdos à volta da mesa. As amêndoas nunca faltam, assim como ovos de chocolate para as crianças, que escondem pequenas surpresas no seu interior.
Para evitar sustos desnecessários nesta Páscoa, siga estas recomendações:
Coloque as taças com amêndoas em locais altos e de difícil acesso aos mais pequenos.
Nunca dê amêndoas ou outras guloseimas rijas às crianças mais pequenas.
As guloseimas devem ser partidas em pequenos pedaços e as crianças devem estar sentadas enquanto as comem pois o risco de sufocação aumenta se andarem a brincar ou a correr com a boca cheia.
Ao comprar o ovo da Páscoa verifique a faixa etária para a qual é recomendado o brinde ou brinquedo. Evite oferecer às crianças, com menos de 3 ou 4 anos, ovos de chocolate com brindes. Estes brinquedos são pequenos demais para crianças desta idade.
As próprias embalagens do brinquedo, caixinhas de plástico, redondas ou ovais, também constituem um risco grave de sufocação. O seu tamanho esférico, com aproximadamente 4,5 cm de diâmetro, não permite que sejam engolidas ou aspiradas, mas podem ficar entaladas na garganta dos mais pequenos, tapando completamente a entrada de ar. Logo que possa deite-as fora, sem que a criança veja.
Assim que o ovo é aberto, esteja perto e observe o brinquedo que existe no seu interior para verificar se tem peças pequenas que possam soltar-se ou partir-se, pois podem ser engolidas, aspiradas para os brônquios ou provocar asfixia.
Se tiver crianças mais velhas, verifique que após a brincadeira estes brindes são guardados em locais altos e fora do alcance das mais novas.
Se esconder os ovos para que as crianças os encontrem, não os coloque junto de janelas, escadas ou acesso a varandas, perto de objetos perigosos ou em locais altos que as obriguem a trepar, a fim de evitar possíveis acidentes.
A APSI deseja uma Páscoa feliz! https://www.youtube.com/embed/vfIDIGhhp9Q
Também lhe pode interessar:
- Cólicas nos bebés: como aliviar, evitar e identificar os sintomas
- Vacinas do bebé: tudo o que precisam saber
- Tosse convulsa: como proteger os nossos bebés?
- Cuidados que deve ter com a pele atópica do seu bebé
- Fraldas reutilizáveis: conheça os diferentes tipos e as vantagens!
Este artigo foi útil para si?