Família > Sãos e salvos > Segurança

É tempo de férias… em segurança

É tempo férias... seguranca

Veja as dicas que APSI lhe deixa para ter umas férias divertidas e seguras.

É tempo de férias…. Chegou finalmente a altura do ano por que toda a família esperou… O tão esperado e merecido descanso para adultos e as tão esperadas (e não menos merecidas) aventuras para as crianças! A curiosidade aguça-se, a expectativa aumenta…. No entanto, os espaços novos, que tanto interesse e vontade de explorar despertam nas crianças, aliados a uma natural descontração dos adultos (afinal, estão de férias…), escondem muitas vezes “armadilhas” para as quais as famílias não estão preparadas. E o inesperado acontece!!! Felizmente a maior parte dos acidentes são evitáveis se forem tomadas as medidas adequadas.

Antes de escolher o local onde vai passar férias peça informações a conhecidos e familiares ou junto da agência de viagens, para avaliar que riscos e oportunidades de brincadeira existem.

Durante a viagem de carro, todas as crianças devem usar uma cadeirinha adaptada ao seu tamanho e peso e todos os adultos o cinto de segurança, mesmo no banco de trás. Não devem existir objetos soltos no interior do veículo e todas as bagagens devem ser colocadas nos compartimentos próprios. Faça paragens frequentes para as crianças brincarem e beberem água e escolha dias com menos tráfego automóvel e as horas de menos calor.

Quando chegar e antes de desfazer as malas, verifique se há piscinas, poços ou tanques na proximidade e confirme se estão devidamente protegidos (como uma vedação ou tampa). Verifique também se não há acesso fácil a arrecadações (tóxicos, máquinas), lagos, rios, estradas, linhas de comboio ou outros perigos. No interior da casa ou do hotel verifique o tipo de proteção de varandas, terraços, janelas e escadas.

Nas brincadeiras na água (ou perto dela) coloque braçadeiras às crianças que não sabem nadar bem e mantenha uma vigilância próxima e focada. Se andar de barco todos devem usar um colete salva-vidas. Nas brincadeiras ao ar livre e na praia coloque chapéu de abas largas e protetor solar e dê água várias vezes ao dia. Para correr e trepar em espaços verdes ou parques infantis calce às crianças sapatos que deem um bom apoio ao pé e não deixe que usem fios ao pescoço (podem ficar presas). Quando andarem de bicicleta devem usar o capacete.

Se adotar estas medidas as suas férias serão mais divertidas, calmas e descontraídas. Boas férias!