Família > Sãos e salvos > Segurança

Dicas de Segurança para um Regresso às Aulas tranquilo

regresso às aulas em segurança

As aulas regressam, mas os cuidados são os de sempre!

Um novo ano letivo está a começar!

As saudades dos amigos já “apertam” e todos estão ansiosos por novas descobertas e aprendizagens. Às vezes, o regresso às aulas implica mesmo novos ambientes, novos amigos e novas rotinas. Por isso mesmo, é preciso estar atento e preparar todos estes momentos com calma e com tempo.

Para que tudo corra sem sobressaltos, a APSI apresenta o vídeo “Dicas de Segurança – o Regresso às Aulas” para que tenha em atenção alguns aspetos importantes para a segurança dos seus filhos.

Veja o vídeo e leia o artigo para garantir que as abobrinhas vivem a escola com a maior tranquilidade e segurança possíveis, necessárias e que merecem.

Ah! Sabia que a APSI já está no instagram? Siga a associação em @apsi.segurancainfantil e tenha acesso a conteúdo exclusivo. Na página poderão encontrar dicas que são publicadas diariamente, informação sobre as próximas ações e workshops, notícias e muito mais.

Dicas de segurança para um Regresso às Aulas feliz

1. Escolha uma mochila com boa distribuição do peso pelas costas (ou um trolley) e evite enchê-la demasiado para que não fique muito pesada.

2. Se transportar os seus filhos de carro, estacione em locais apropriados. Não pare em cima do passeio, de passadeiras nem em 2ª fila, pois impede a visibilidade e a circulação das outras crianças.

3. Se vai utilizar um transporte coletivo de crianças, verifique se o veículo tem cintos em todos os lugares e as cadeirinhas adequadas. Confirme que existe um acompanhante adulto para além do motorista e combine com estes um local seguro para a criança entrar e sair.

4. Se a criança estiver a tomar algum medicamento não o guarde na mochila, entregue-os aos profissionais responsáveis com a indicação precisa da dosagem e horário da toma.

5. Verifique que as crianças pequenas não levam nada nos bolsos para a creche ou jardim de infância. Por vezes, os educadores são surpreendidos com as crianças a brincar com objetos perigosos, que trouxeram de casa sem que os pais reparassem.

6. Participe nas atividades da escola e nas reuniões de pais. Desta forma poderá visitar e avaliar os espaços interiores e exteriores e perceber se os procedimentos de segurança são respeitados.

7. Verifique se os acessos à cozinha e às arrecadações, onde os produtos de limpeza são guardados, estão bem fechados e/ou são de acesso difícil às crianças.

8. Averigue se os pisos dos espaços exteriores – recreio, campo de jogos – estão bem mantidos e se os equipamentos do parque infantil e desportivos estão bem fixos e não têm peças partidas ou soltas.

9. Confirme se as escadas, janelas, varandas e terraços estão protegidos – com cancelas, limitadores de aberturas, guardas não escaláveis, etc – para evitar quedas de alturas elevadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *