Família > Sãos e salvos > Segurança

Depois das férias, o Regresso às Aulas… em segurança!

segurança-regresso-as-aulas

6 dicas para que o Regresso às Aulas seja feito com segurança máxima.

Agora que o tempo de férias e descanso terminou, há que preparar o novo ano letivo. Em alguns casos o regresso às aulas implicanovas experiências e novos ambientes: a ida para a creche ou uma nova escola, um novo transporte… E muitas vezes a alteração de rotinas e hábitos das crianças. Prepare estes momentos com calma e com tempo.

– Se o seu filho vai pela primeira vez sozinho a pé para a escola e/ou de transportes públicos, treine antes (várias vezes) os percursos que vai fazer habitualmente e acompanhe-o durante os primeiros dias. Ensine-o a escolher os melhores percursos, os locais para atravessar e dê o exemplo de como deve andar na rua (no passeio, de frente para os carros) e comportar-se quando anda de autocarro (esperar que pare antes de subir ou descer, apoiar-se no corrimão). A criança deve usar material refletor na roupa e mochila, mesmo durante o dia.

– Se transportar o seu filho em carro próprio, estacione num local que permita tirá-lo do lado do passeio, mesmo que tenha que caminhar um pouco mais, e não pare em segunda fila, em cima do passeio ou no estacionamento do transporte da escola, obrigando as outras crianças a circular pela estrada ou a atravessar em locais com pouca visibilidade. Nestes locais não ultrapasse os 30 km/h.

– Se vai utilizar um transporte coletivo de crianças, verifique se o veículo tem cintos em todos os lugares e as cadeirinhas adequadas. Confirme que existe um acompanhante adulto para além do motorista e combine com estes um local seguro para a criança entrar e sair.

– Escolha uma mochila com boa distribuição do peso pelas costas (ou um trolley) e evite enchê-la demasiado para que não fique muito pesada. No carro e no transporte coletivo de crianças as mochilas devem ser retiradas das costas e colocadas no porta-bagagem.

– Verifique que as crianças pequenas não levam nada nos bolsos para a creche ou jardim-de-infância. Por vezes, os profissionais são surpreendidos com crianças a brincar com objetos que trouxeram de casa sem que os pais reparassem, e que podem ser perigosos: moedas, pilhas, isqueiros, medicamentos, pregos, etc.

– Se a criança estiver a tomar algum medicamento não o guarde na mochila: entregue-o aos profissionais responsáveis com indicação precisa da dosagem e horário de toma.

A APSI deseja aos seus filhos um bom regresso às aulas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *