Família > Sãos e salvos > Segurança

12 Perguntas e Respostas sobre o programa Estou Aqui!

Pulseiras Estou Aqui

Nunca perca um momento da presença dos seus filhos.

A PSP e a MEO lançam o Programa Estou Aqui no dia 1 de junho para que nunca perca um momento da presença dos seus filhos!

Este ano a PSP desenhou novas soluções para facilitar o processo de validação das pulseiras, que permitirá, entre outras novidades, que a mesma possa ser usada por um grupo de crianças de uma Escola, Instituição e ONG.

Ao longo de cinco edições o Programa abrangeu mais de 163 mil utilizadores, marcará presença ao longo deste mês de maio em várias escolas por todo o país, numa contagem decrescente para o arranque da edição de 2017, prevista para 1 de junho.

Podem fazer o registo online e levantar na esquadra.

12 Perguntas e Respostas sobre o Programa Estou Aqui: 

1. A partir de quando posso encontrar as pulseiras? A partir do dia 1 de junho de 2017. Este ano o programa (e a respetiva base de dados) estará ativo até 31 de maio de 2018.

2. Para quem é que serve a pulseira? Todas as crianças preferencialmente a partir dos 2 anos (podendo ser antes desde que as crianças já saibam andar sozinhas) até aos 9 anos de idade, sejam portuguesas ou turistas a visitar Portugal.

3. Onde podemos encontrar as pulseiras? É necessário preencher o formulário online (em https://estouaqui.mai.gov.pt) e escolher a Esquadra para levantamento da pulseira. Só depois é que poderão deslocar-se à Esquadra da PSP por vós escolhida.

Recordamos igualmente que existe um período entre os 3 e os 5 dias seguidos, após a validação dos dados e receção do email de registo, para levantarem a pulseira na Esquadra da PSP identificada no formulário e relembrada no email de registo que receberão após o preenchimento.

4. A pulseira do ano passado ainda é válida? As pulseiras que foram ativadas de 2012 a 2016 já não estão válidas sendo necessário ativar um novo registo este ano.

5. Preciso levar as crianças quando for recolher as pulseiras? Não é necessário levar as crianças, mas recomendamos que leve um documento que identifique a criança.

6. O que fazer se encontramos uma criança sozinha com uma pulseira do “Estou Aqui”? Primeiro veja se encontra os pais da criança. Se não encontrar ligue para o 112 e mencione o número na pulseira ao operador para eles entrarem em contato por telefone com os pais. O contacto será feito numa questão de minutos.

7. Quanto custam as pulseiras “Estou Aqui”? As pulseiras “Estou Aqui” são inteiramente gratuitas.

8. Só se deve pedir em caso de ir para algum lado de ferias ou pode ser pedido para usar no dia-a-dia? A pulseira pode ser usada no dia a dia, naturalmente. O risco de as crianças se perderem é maior quando se alteram as rotinas, quando estão em locais diferentes, e isto é uma realidade quando vão para fora mas também pode ser no dia a dia, se estiverem em locais diferentes e com muitas pessoas – como praias ou centros comerciais, por exemplo.

9. A pulseira funciona onde? Só em Portugal ou também noutros países? A Pulseira funciona em todos os Países da União Europeia que tenham como número de emergência o 112. A PSP impactou as restantes polícias europeias para esta realidade e fê-lo no passado ano na sede da EUROPOL em Haya.

10. As pulseiras do Estou Aqui funcionam com GPS? As pulseiras não funcionam com GPS, porque a tecnologia GPS ainda é limitada para este tipo de uso, além de ser uma solução dispendiosa que seria impossível disponibilizar gratuitamente.

11. A pulseira não poderá fazer alergia às crianças? Para esta pulseira foi valorizada a qualidade do material, diminuíndo as probabilidades de reação alérgica das crianças filho e foi escolhido um material resistente e testado em ambientes adversos. A matéria prima da pulseira é zamak e o acabamento é cobre e banho de níquel com gravação baixo relevo.

12. A pulseira é resistente a crianças ativas? A pulseira ESTOU AQUI!®, foi desenvolvida com elevados padrões de qualidade para permitir que seja utilizada pelo seu filho mesmo nas tropelias mais improváveis. Considerando os testes realizados, asseguram que o tecido está preparado para aguentar até 12 meses sem perder qualidade. Sugerimos, se for expectável grandes temporadas de praia e areia, que virem a numeração da pulseira para o lado da pele pois o desgaste será menor.

 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.