Recomendações para a saúde das crianças nas férias de verão

Recomendações para a saúde das crianças nas férias de verão

Recomendações para a saúde das crianças nas férias de verão

Com a chegada do Verão e das férias muda a rotina das crianças, quer seja na alimentação quer no tempo em que passam expostas a actividades ao ar livre.

Para que as férias sejam só diversão, são essenciais alguns cuidados com a saúde e a segurança dos pequenitos.

Dr. Armando Fernandes, médico pediatra, assistente hospitalar do Hospital de Santa Maria e Assistente convidado da Faculdade de Medicina de Lisboa, disponibilizou os seguintes conselhos para as férias do Verão.

Exposição solar:

escolher o melhor protetor solar

A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioletas do que os adultos.

Por isso, todos os cuidados são poucos e as crianças só devem frequentar a praia a partir dos 6-12 meses.

Até aos 36 meses, se possível, mantenha as crianças à sombra.  

A habituação ao sol deve ser progressiva e as crianças devem evitar o sol entre as 10h e 16h e usar sempre uma dose generosa de protector (SPF 50+), que deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar.

Repita a cada duas horas e reforce a cada ida ao banho.

Tenha sempre um guarda sol disponível, chapéus e bonés para todos, e t-shirts para proteger do sol excessivo.  

Não esquecer que na praia, na piscina, na montanha, no jardim ou no campo o sol é todo igual, mas na praia há mais radiação reflectida!

Picadas de insectos:

Picadas de Insecto

E não esqueça:  em dias encobertos  o sol também queima.

São muito comuns (e irritantes) no verão.

Evite estar com as crianças fora de casa quando o sol cai, manter as luzes dos quartos acesas com as janelas abertas e considere a utilização de repelentes eléctricos.

Consulte o pediatra dos seus filhos antes de usar repelentes na pele das crianças.

Hidratação:

bebé deve beber água

Não espere que os seus filhos peçam líquidos.

Ofereça regularmente água, sumos de fruta, chás de ervas gelados.

Situações de diarreia também merecem atenção, porque podem desidratar rapidamente a criança: para evitá-las, lavem as mãos frequentemente e sempre antes de preparar alimentos.

Frutas, legumes e verduras devem ser sempre bem lavados.

Atenção ainda com a roupa que elas usam: o ideal são as de algodão. Escolha peças mais leves.

Os sinais clássicos de desidratação são lábios e língua secos, falta de elasticidade da pele e diminuição da urina.

Se a criança apresentar esses sintomas consulte um pediatra, e comece logo a hidratação: (1 copo de água para 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (sobremesa de sal) é fácil de fazer em qualquer lugar.

Alimentação:

Com o calor, as comidas estragam-se rapidamente, por isso não compre alimentos prontos a comer para o seu filho fora de casa ou na praia.

Não se sabe como nem quando foram preparados e conservados.

As crianças devem evitar fritos, gorduras e consumir mais legumes, grelhados e frutas, em especial aquelas hidratantes, como melancia, melão, pêra, maçã.

Vómitos, diarreia e apatia são características de intoxicação alimentar.

Acidentes:

Acidentes Verão

Com o calor, os miúdos adoram a água do mar ou da piscina.

E os pais devem redobrar a atenção. Nunca deixe as crianças sozinhas perto de piscinas ou do mar e mantenha as sempre com braçadeiras ou coletes salva-vidas.

Evite as bóias, pois a criança pode ficar de barriga para baixo.

Na praia previna a picadela de peixe-aranha usando sapatilhas plásticas.

Se forem picados peçam de imediato ajuda ao nadador salvador.

Se a praia não tiver nadador-salvador ou posto de socorros, preste-lhe os primeiros socorros:

Atendendo a que o veneno que estes peixes libertam é termolábil (decompõem-se com o calor) aconselha-se uma destas soluções, preferencialmente nos primeiros 30 minutos após a picada:

– Lavar o pé, espremer o local da picada e mergulhar o pé que foi picado em água quente à temperatura máxima suportável pelo seu filho, durante 30 a 90 minutos.

Também pode recorrer a meios de improviso, como a aproximação de um cigarro aceso, à menor distância que se puder suportar (a medida mais eficaz!)

– Lavar o pé, espremer o local da picada e mergulhar o pé que foi picado numa mistura de água, gelo e vinagre (ácido acético).

Em todo o caso, deve levar sempre o seu filho ao Centro de Saúde mais próximo.

Outros acidentes mais comuns no verão são de bicicleta e patins.

O kit de protecção com capacete, joelheiras e cotoveleiras deve fazer sempre parte da brincadeira.

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Um comentário em “Recomendações para a saúde das crianças nas férias de verão

  1. Proteja-se neste verão – Diga Doutora Agosto 13, 2018

    […] os familiares de risco, em particular as crianças e incentive os amigos a beber água ao longo do dia e no local de […]

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