Saiba como prevenir os piolhos na escola e as acções para evitar infecções de piolhos.
Há várias ações a tomar para prevenir os piolhos. Temos a solução para que a escola não dê cabo da cabeça das nossas abobrinhas – quer dizer, vão gastar alguns neurónios a estudar, isso é certo, mas de cabelo limpo e sem infestações de piolhos.
Os piolhos (e lêndeas!) são uma das maiores pragas associadas à escola e afetam as crianças de todas as idades e classes sociais.
A escola, devido ao contacto mais próximo entre as crianças, é o local mais propício ao contágio dos piolhos. Este é feito mais frequentemente por contacto próximo das cabeças, mas também é normal a transmissão através da partilha de chapéus, escovas e outros objetos pessoais de pessoas contaminadas.
E se vos passa pela cabeça que isto nunca acontecerá aos vossos filhos devido à grande higiene lá em casa, estão enganados! Trata-se de uma infestação muito comum, podendo afectar pessoas de todas as classes sociais e que não significa falta de higiene.
Como prevenir o aparecimento de piolhos?
Na prevenção é que está o ganho – há alguns cuidados que podemos ter, e incutir também nas crianças, para que seja mais difícil ocorrer a infestação.
No entanto, há que sublinhar que é impossível garantir que os piolhos não darão um ar da sua graça. Cabe-nos estar atentos e mostrar-lhes que não são bem-vindos! Como prevenir os piolhos?
Partilhas só em casamentos e para isso ainda falta muito
Conselho importante: ensinem às crianças os perigos de partilhar com os amigos escovas de cabelo, toucas da piscina ou chapéus, por muito giros que sejam, mesmo que queiram apenas experimentá-los por alguns segundos.
O contacto direto com superfícies que tocam outros cabelos deve ser evitado, por isso, lembrem-nos: não peçam emprestado nem emprestem – a saúde está em primeiro lugar.
Peçam também às crianças que evitem deitar-se e pousar a cabeça nas mesmas almofadas ou colchões do que os colegas, embora nem sempre seja fácil fazê-lo.
Repelir é o melhor remédio
Vamos lá criar condições para que os indesejáveis não se instalem e peçam um chazinho!
Faz todo o sentido antecipar o problema fazendo um ritual de proteção para piolhos, de forma regular, a começar antes do início do ano letivo e a manter dia após dia durante o período escolar. Várias marcas como a Paranix, possuem uma gama de Prevenção.
Curtinho e direitinho
É certinho – curtinho! – e direitinho: os cabelos compridos podem ser maiores transmissores de piolhos, uma vez que o cabelo longo facilita o contato com outras cabeças.
Por isso, antes do início das aulas, e de forma regular ao longo do período, façam das visitas ao cabeleireiro um aliado na prevenção de piolhos. Aproveitem a visita para aprender novos penteados para levar para a escola, porque um cabelo apanhado também pode ajudar a reduzir o risco de infestações.
No entanto, cabe ressaltar que os piolhos vivem igualmente em cabelos curtos – a vantagem está na facilidade de inspecioná-los e tratá-los.
Também vos pode interessar:
- Alerta Comichão: como tratar e eliminar piolhos!
- Piolhos nas Férias: como expulsar estes emplastros?
Tudo sobre o Regresso às Aulas 2024:
- Regresso às aulas 2024 : tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- Calendário Escolar 2024/2025 : conheça as datas oficiais do início das aulas e ferias escolares do ano letivo 2024/2025
- Atividades extracurriculares: o que pode fazer fora da escola?
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
Este artigo foi útil para si?