Mais vale prevenir do que despiolhar: como começar o ano letivo de cabeça limpa? - Pumpkin.pt

Mais vale prevenir do que despiolhar: como começar o ano letivo de cabeça limpa?

prevenir piolhos

Regresso às aulas, regresso dos piolhos. Sim? Não tem que ser!

Com o início do ano letivo começam também as preocupações com as notas, as marmitas, os fatos de treino, as reuniões de pais, os trabalhos de casa, e agora o coronavírus, que não nos faltava mais nada para juntar àquele inimigo de sempre – os piolhos!

Mas boas notícias: nós temos a solução para que o ano escolar não dê cabo da cabeça das nossas abobrinhas – quer dizer, vão gastar alguns neurónios a estudar, isso é certo, mas de cabelo limpo e sem infestações de piolhos.

Como prevenir o aparecimento de piolhos?

A prevenção é, claro, o ganho – há alguns cuidados que podemos ter, e incutir também nas crianças, para que seja mais difícil ocorrer a infestação. No entanto, importa sublinhar que é impossível garantir que os piolhos não darão um ar da sua graça. Cabe-nos estar atentos e mostrar-lhes que não são bem-vindos! Como?

Partilhas só em casamentos e para isso ainda falta muito

partilhas paranix

Conselho duplamente importante em época de pandemia: ensinem às crianças os perigos de com os amigos partilhar escovas de cabelo, toucas da piscina ou chapéus, por muito giros que sejam, mesmo que queiram apenas experimentá-los por alguns segundos.

O contato direto com superfícies que tocam outros cabelos deve ser evitado, por isso, lembrem-nos: não peçam emprestado nem emprestem – a saúde está em primeiro lugar.

Peçam também às crianças que evitem deitar-se e pousar a cabeça nas mesmas almofadas ou colchões do que os colegas, embora nem sempre seja fácil fazê-lo.

Repelir é o melhor remédio

Vamos lá criar condições para que os indesejáveis não se instalem e peçam um chazinho!

Faz todo o sentido antecipar o problema fazendo um ritual de proteção para piolhos, de forma regular, a começar antes do início do ano letivo e a manter dia após dia durante o período escolar. Algumas marcas como a Paranix, possuem uma gama de Prevenção.

Curtinho e direitinho

É certinho – curtinho! – e direitinho: os cabelos compridos podem ser maiores transmissores de piolhos, uma vez que o cabelo longo facilita o contato com outras cabeças.

tranças cabelo curto paranix

Por isso, antes do início das aulas, e de forma regular ao longo do período, façam das visitas ao cabeleireiro um aliado na prevenção. Aproveitem a visita para aprender novos penteados para levar para a escola, porque um cabelo apanhado também pode ajudar a reduzir o risco de infestações.

No entanto, cabe ressaltar que os piolhos vivem igualmente em cabelos curtos – a vantagem está na facilidade de inspecioná-los e tratá-los.

Também vos pode interessar:

Advertisement

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<