Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

Porque é que eu estou doente? – pergunta a abóbrinha

Porque é eu estou doente? – pergunta abóbrinha

Sabe o que responder aos miúdos quando perguntam “Porque é que eu estou doente?”? A Oficina de Psicologia ajuda-nos.

Trata-se de uma questão algumas vezes difícil de responder, pois varia em função da idade e da capacidade dos papás adaptarem a linguagem a cada filho.

O recurso a exemplos de situações vividas pelas crianças no dia-a-dia, resultam; quando brincaram no parque e fizeram dói-dói, quando comeram muito e a barriga começou a doer, quando estiveram ao sol na praia sem chapéu e fizeram dói-dói. No caso de se tratar de doenças inerentes à infância, recorrer a exemplos dos papás, dos irmãos mais velhos ajudam a tranquilizar a criança.

Compreenda o medo da sua abóbrinha no que respeita ao dói-dói e responda apenas em função das questões que vai colocando. Algumas vezes, o dói-dói implica a ida ao médico, o que pode tornar a situação mais difícil para todos.

Sabemos que o médico, em muitos casos, é uma personagem que deixa as abóbrinhas com algum medo, por isso aproveite para demonstrar que é um aliado e um amigo para ajudar a ficar melhor.

Junte-se ao seu filhote na “luta” contra a doença, criando histórias em que, juntos, a vão derrotar e nunca desvalorize o mau estar do seu filho. Transmita confiança, ensine estratégias para lidar com a doença e com os sentimentos negativos, suporte e apoie a sua abóbrinha!

 

Equipa Infanto-Juvenil

Oficina de Psicologia