Os Piolhos nas Férias: como expulsar estes emplastros? - Pumpkin.pt

Patrocinado por

Os Piolhos nas Férias: como expulsar estes emplastros?

piolhos nas férias paranix

Apanhar piolhos em pleno verão?! Calma – já todos passámos por isso. Vamos ajudar-vos a resolver o problema para aproveitarem as férias!

Estamos a relaxar na espreguiçadeira de limonada na mão quando soa o alarme: “Tenho comichão na cabeça”! Pára tudo – os piolhos invadiram as férias. E agora?

Vamos por partes: neste artigo e com o apoio Paranix, explicamo-vos como é que se apanham piolhos durante o verão e tudo o que precisam de fazer para os expulsar das vossas férias – do tratamento à desinfestação do ambiente e à prevenção, não vão eles lembrar-se de voltar ou de fazer um detour até outra das cabeças da família. Tudo a postos para nos despedirmos destes empata-férias?

Então mas os piolhos também se apanham durante o verão?

Pois é: nós vamos de férias, mas os piolhos não descansam. A realidade é que estes bichinhos até costumam estar mais ativos durante as férias de verão: o calor favorece a sua reprodução, e portanto é muito frequente surgirem infestações durante os meses das férias, mesmo que os miúdos não estejam a frequentar a escola.

As brincadeiras e outras situações de proximidade, os encostos de comboio e de avião e até os chapéus e toalhas podem facilmente transmitir piolhos – afinal, basta um para começar uma infestação em qualquer cabecinha.

Como eliminar os piolhos (e salvar as férias)

Miúdos e graúdos que apanharam piolhos nas férias: nada temam! A Pumpkin e os especialistas Paranix estão aqui para ajudar.

Tratamento capilar – vamos expulsar estes emplastros!

Depois de avistado o primeiro piolho, é muito importante começar a fazer o tratamento o mais depressa possível. A marca Paranix oferece duas gamas de tratamento contra os piolhos, ambas sem quaisquer inseticidas (funcionam por ação mecânica) e com uma taxa de eficácia de 100%.

A Gama de Tratamento tem 3 opções de produtos para tratamentos de 10-15 minutos que eliminam a 100% piolhos e lêndeas, sem necessidade de repetir. Já a Gama Tratamento Extra Forte, tem 3 produtos diferentes que atuam em 5 minutos, eliminando 100% dos piolhos e protegendo a cabeça de reinfestação até 72 horas*.

Fiquem a conhecer as duas gamas e percebam quais os produtos mais adequados à vossa família:

Piolhos nas férias Paranix Produtos

Desinfestação do ambiente – os piolhos agarram-se onde podem!

A desinfestação do ambiente é tão importante quanto o tratamento. Afinal, se os piolhos estiverem agarrados às toalhas, almofadas, tapetes e acessórios que usamos, de certeza que vão arranjar forma de voltar às cabeças. Estes são os passos para desinfestar completamente o ambiente à vossa volta:

Lave toda a roupa e brinquedos na máquina a 60º

Camisolas, casacos, calças, chapéus, toalhas, mantas, fronhas de almofada, tapetes, lençóis e brinquedos – tudo aquilo que pode ir à máquina de lavar roupa, deve ser lavado a 60ºC.

Desinfeste tudo o que não pode ir à máquina

Ok, já está tudo na máquina. Mas então e os objetos que não podem ser lavados na máquina? Sofás, assentos do carro, cortinados, capacetes, colchões, pentes, escovas, aquele tapete que até queremos pôr na máquina mas temos a certeza de que se vai estragar…

Com Paranix, podemos encontrar uma opção que torna este passo super prático: o Spray Ambiente que, é 100% eficaz contra piolhos e muito fácil de usar. Basta pulverizar os objetos que possam ter estado em contacto com os piolhos e deixar atuar – o produto vai eliminá-los a todos.

Aspire por completo a casa e o carro

Enquanto a roupa e os brinquedos estão na máquina de lavar e depois de o Paranix Spray para Ambiente atuar, matando todos os piolhos presentes nos objetos não laváveis, deve aspirar todas essas zonas. Deste modo, todos os piolhos serão expulsos da vossa casa e do vosso carro. Depois de aspirar, não se esqueça de deitar fora o saco do aspirador.

Prevenir a reinfestação – como garantir que os piolhos não voltam?

Ufa! O tratamento e a desinfestação do ambiente estão feitos. Mas se querem mesmo garantir que estes bichinhos chatos não voltam, o mais seguro é fazerem uma prevenção com produtos adequados – atenção, não devem ser os mesmo que se usam para fazer o tratamento da infestação.

Entre os produtos Paranix existem duas opções para a prevenção: um champô e um spray. O Champô de Proteção contra piolhos e lêndeas é um 2 em 1, que lava o cabelo enquanto o protege contra piolhos e lêndeas. Deve ser usado a cada 2-3 dias como substituto do champô normal, durante surtos de piolhos. Tem uma fragrância agradável e é indicado para adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade. O Spray Repel, por sua vez, pode ser usado diariamente. Aplica-se de manhã e depois de pentear, nos cabelos secos ou húmidos. Feito com ingredientes naturais, nutre o cabelo e deixa-o com um aspeto saudável enquanto o protege dos piolhos com uma película protetora. É indicado para adultos e crianças a partir dos 3 anos.

E quando devemos usar os produtos de prevenção?

Estas são as situações em que convém fazer um tratamento de prevenção:

  • Seguidamente ao tratamento de uma infestação de piolhos – assim, se restar algum por perto, não se alojará nas cabeças;
  • Em todas as cabeças da casa, mesmo que não tenham comichão, caso tenham sido detetados piolhos num dos membros da família;
  • Em todas as cabeças da casa, mesmo que não tenham comichão, caso tenham sido detetados piolhos em alguém com quem estiveram ou num local onde tenham estado recentemente;
  • Durante todo o ano: se as vossas abobrinhas têm muita tendência para apanhar piolhos, mais vale prevenir do que remediar. O Spray Repel pode ser usado durante todo o ano, sendo saudável e mantendo a sua eficácia contra os piolhos, pois não funciona com inseticidas.

A questão psicológica: os miúdos não devem sentir-se mal por terem piolhos

Lidar com piolhos nas férias e em qualquer altura do ano é complicado para toda a família. Quando acontece a meio do verão e os planos têm de ser alterados por causa disso, pior ainda. Nestas situações, os miúdos podem achar que a culpa é deles: a culpa de ter piolhos, a culpa de arruinar as férias, a culpa de a família não se estar a divertir como planeado.

É importante reforçarmos que ninguém tem culpa de nada: toda a gente pode apanhar piolhos e é apenas um pequeno percalço que tem solução. Tratem a situação com calma e humor e, feito o tratamento, a desinfestação e a prevenção, em breve voltarão à diversão e à rotina das férias!

Também vos pode interessar:


Aviso Legal: Este artigo foi escrito em parceria com a marca Paranix. Os produtos de tratamento de Paranix (Champô, Spray e Loção) e tratamento de Paranix Extra Forte (Champô, Spray e Loção) são Dispositivos Médicos para o tratamento da pediculose. Paranix Champô de Proteção é um dispositivo médico utilizado para prevenção da disseminação da pediculose. Apenas para uso externo. Evitar o contacto com os olhos ou as mucosas. Em caso de contacto com os olhos, lavar abundantemente com água. Não usar em caso de alergia a algum dos ingredientes. Manter longe de fontes de ignição e fumo. Paranix Loção de Tratamento e Paranix Spray de Tratamento estão indicados para crianças com mais de 6 meses. Paranix Extra Forte Loção de Tratamento e Paranix Extra Forte Spray de Tratamento estão indicados para crianças com mais de 12 meses. Paranix Champô de Tratamento, Paranix Extra Forte Champô de Tratamento e Paranix Champô de Proteção estão indicados para crianças com mais de 2 anos. Paranix Repel é um produto cosmético. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Paranix Spray para o Ambiente é um produto Biocida. Não usar no couro cabeludo. Utilize os biocidas com cuidado. Leia sempre o rótulo e a informação relativa ao produto antes de o utilizar. Manter fora da vista e do alcance das crianças. “Marca #1 em Portugal e na Europa”- Europa: IQVIA Data, Value, MAT DEC 2019; Portugal: IQVIA Data, Mercado: Anti-parasitários capilares, Valor e Volume, Farmácia+Parafarmácia, MAT Maio 2020. “100% de eficácia” – Data On-File para Gama de Tratamento e Gama de Tratamento Extra Forte e Spray para o Ambiente (Brunton E., 2015. Apenas em piolhos). *A proteção LPF e a atividade pediculicida foi demonstrada ex vivo. A gama Paranix Extra Forte elimina 100% dos piolhos e cerca de 100% das lêndeas. Utilize produto suficiente e penteie cuidadosamente até remover a totalidade das lêndeas.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *