Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

Os miúdos estão doentes? Esta app ajuda-o!

miúdos estão doentes? Esta app ajuda-o

Pediatra português lança app original para ajudar pais a lidar com as doenças dos filhos.

Ter uma criança doente em casa é sempre um desafio e uma fonte de preocupação para os pais. É com o objectivo de ajudar nessas situações que surge esta aplicação, onde vai encontrar toda a informação que precisa relativamente a:

  • sintomas mais comuns em pediatria (o que fazer e quando procurar ajuda médica)

  • doenças mais frequentes (quais os sintomas que causam e o que fazer nessas situações)

  • medicamentos mais utilizados em pediatria (quais os nomes, as doses e informações mais relevantes sobre cada um)

Tem ainda uma ferramenta de conversão dos miligramas em mililitros, de forma a permitir calcular qual a dose de cada medicamento a administrar em função do peso.

Todas estas informações foram escritas por um pediatra, Hugo Rodrigues, autor do blogue “Pediatria para todos” e do livro “Pediatra para todos” e colaborador frequente com os meios de comunicação social.

Google Play | Google Play – Aplicação gratuita

Sobre o Dr. Hugo Rodrigues:

Hugo Rodrigues é Pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo. É também docente na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, sendo ainda formador de Suporte Avançado de Vida Pediátrico no Grupo de Reanimação Pediátrica, acreditado pelo European Ressuscitation Council.

Colabora, como revisor, com as revistas Acta Pediátrica Portuguesa (revista oficial da Sociedade Portuguesa de Pediatria) e Nascer e Crescer (revista pediátrica do Centro Hospitalar do Porto). Em 2011 criou o blogue “Pediatria para Todos”, onde aborda algumas das questões mais frequentes que os pais colocam nas consultas, tentando dar uma perspectiva científica, mas sempre numa linguagem acessível a toda a gente. O objectivo, conforme se pode ler no texto de apresentação da app, é mesmo “descomplicar” a vida dos pais, ajudando-os a usufruir dos filhos da melhor forma possível. Em 2014 escreveu o livro Pediatra para Todos, onde complementa a informação do blogue com dados mais detalhados, dando especial ênfase aos sintomas mais comuns, às doenças mais frequentes e, também, aos mitos da nossa cultura, que vão passando de geração em geração.

Desde essa altura que colabora frequentemente com os meios de comunicação social, com participação regular na televisão e rádio, sempre com a perspectiva de divulgar temas médicos e tentando cumprir o lema de transformar a Pediatria acessível a toda a gente.

Conheça o Blog:

http://blogpediatriaparatodos.blogspot.pt