Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

O que é a cárie precoce da infância?

O é cárie precoce infância?

Saiba o que é uma cárie precoce da infância e como pode preveni-la com as dicas da Equipa de Odontopediatria da MDKids -MD Clínica.

A cárie precoce da infância (CPI), também designada frequentemente como cárie do biberão, é uma doença crónica infeciosa que afeta a dentição temporária das crianças (dentes de leite) em idade pré-escolar uma vez que se pode desenvolver logo após a erupção dentária.

É uma cárie agressiva, de evolução rápida que provoca dor, destruição dentária e até perda precoce dos dentes de leite num curto espaço de tempo. É uma das doenças mais comuns na infância.

A identificação dos fatores de risco é o mais importante para estabelecer medidas preventivas e terapêuticas que permitam diminuir a cárie precoce da infância.

É fundamental criar uma parceria pais-odontopediatra com um plano preventivo e educacional de acordo com a história clínica da criança, os hábitos de higiene oral e os hábitos alimentares.

Assim, podemos prevenir o aparecimento de cárie dentária em crianças pequenas se seguirmos alguns conselhos alimentares e iniciarmos desde cedo os hábitos de higiene oral:

  • Nas crianças lactentes após o aleitamento materno ou biberão limpe as gengivas com uma compressa molhada ou uma dedeira de plastico (iniciar por volta dos 3 meses, afim de criar o hábito).- dependendo da frequência do aleitamento materno e da falta de higiene oral após o mesmo pode ser um dos fatores de CPI.

Com a gengiva limpa, a criança estará mais saudável, tendo menor risco de aparecimento de doenças, como a candidíase oral, e menos desconforto no momento da erupção dos primeiros dentes.

  • Após o aparecimento do primeiro dente inicie a escovagem pelo menos 2 vezes ao dia, sendo que deve sempre limpar os dentes do seu filho antes de ele ir dormir.

A higiene oral deve ser feita durante 2 minutos com escova dentária macia de cabeça pequena, que deve ser substituída no máximo de 3 em 3 meses.

  • Evite colocar açúcar, mel, chá, sumos, refrigerantes no biberão , se o fizer nunca o deixe adormecer com o biberão na cavidade oral.

  • Evite chupetas com líquidos açucarados.

  • Se a criança ou o bebé vomita com frequência, a higiene deve ser feita com mais regularidade, o risco de cárie aumenta com a acidez do vómito.

  • Evite infecção cruzada, não utilize a sua saliva para lavar os utensilios do bébé, os pais e irmãos devem realizar também uma boa higiene oral.

  • À noite se a criança tiver sede tente dar só água.

  • A utilização do dia especial por semana em que podem comer doces pode ser útil – Candy Day.

  • Ir regularmente com a criança ao Odontopediatra : a primeira consulta deve ser realizada até a criança ter 1 ano de vida, para conhecimento de hábitos de higiene oral de quando e como realizá-los. Sendo que apartir do 3 anos, já com dentição temporária completa se devem iniciar as consultas de rotina de 6 em 6 meses.

 

Muitos dos tratamentos de longa duração e elevado custo efetuados durante a adolescência poderiam ser evitados apenas com medidas preventivas de 1ª infância, sendo fundamental a colaboração pais-dentista-criança.

 

 

Equipa de Odontopediatria MDKids -MD Clínica