Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

Reabilitação Funcional

Reabilitacão Funcional

A reabilitação funcional surge com o principal objectivo de fazer a ponte de ligação entre a reabilitação tradicional do foco lesivo e a integração do indivíduo na sua vida quotidiana, possui uma forte conotação preventiva. Envolve um processo complexo mas desafiante, uma vez que faz a conjugação de processamentos cognitivo, perceptivo e motor, tendo como pano de fundo o ambiente dinâmico que envolve o indivíduo.

Tem por base uma avaliação postural e funcional permitindo desse modo, recolher dados que ao serem integrados de acordo com o indivíduo permitirá estabelecer um protocolo de exercícios específicos focados em zonas de fragilidade, corrigindo padrões de movimento responsáveis pelos desequilíbrios musculares responsáveis pelas lesões. 

Deste modo, para potenciar o seu máximo efeito, a reabilitação funcional deve simular o mais aproximadamente possível, as condições em que as tarefas diárias são realizadas, uma vez que muitos dos exercícios isolam áreas problemáticas (Ex: máquinas de musculação) mas será isso uma actividade funcional?

Se um determinado exercício não reproduzir os movimentos que o indivíduo executa na sua vida quotidiana, então poderá ter um efeito estético e não desempenhará um papel preventivo ou reabilitante de uma condição clínica. É importante que os objectivos estejam em consonância com a especificidade e com as necessidades funcionais do indivíduo.

www.mirafisio.pt