Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

Intolerância à lactose: o que é e como solucionar?

intolerância à lactose

O que é a intolerância à lactose e como se manifesta ela nas crianças?

O Doutor Hugo Rodrigues, do blog Pediatria para Todos, fala-nos sobre a intolerância à lactose, que mais não é do que a dificuldade em fazer a digestão do açúcar presente no leite.


Para fazer essa digestão, utiliza-se uma enzima que é produzida no intestino e que se chama lactase, mas há algumas pessoas que não produzem essa enzima em quantidade suficiente. Assim, vão ser incapazes de digerir a lactose e vão ter os sintomas derivados dessa dificuldade e que podem ser:
  • gases em excesso;
  • barriga inchada;
  • dor de barriga;
  • diarreia frequente;
  • desconforto com o consumo de leite e derivados.

Existe uma grande variabilidade nas manifestações, porque tudo depende do nível de enzima que a pessoa produz. Quem produz mais enzima vai tolerar a ingestão de uma quantidade maior de leite e derivados do que quem produz menos.

Na suspeita de haver uma intolerância à lactose a solução é só uma: reduzir a ingestão de lactose. A maior fonte desse açúcar é o leite, pelo que se deve trocar para um leite sem lactose (seja leite adaptado ou de vaca).

Os outros produtos lácteos (iogurte e queijo, por exemplo) são fermentados e têm muito pouca lactose, motivo pelo qual geralmente não é necessário retirá-los da dieta, exceto se causarem mal-estar quando consumidos.

Se com estas medidas simples a criança melhorar, fazemos o diagnóstico e deve-se manter a dieta sem lactose, pelo menos temporariamente (cerca de 8 semanas).

Depois desse período reintroduz-se o leite habitual da criança, sempre de forma progressiva e sob vigilância, observando se não surgem novamente sintomas de intolerância à lactose.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *