Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

Exantema súbito: a febre e as manchas no corpo

exantema súbito

E agora?

Crianças que depois de terem febre ficam com manchas no corpo é um quadro bastante frequente em Pediatria e que cria alguma ansiedade aos pais. No entanto, trata-se de uma situação perfeitamente “benigna”, que importa desmistificar: o Pediatra Hugo Rodrigues, o rosto por detrás do projeto Pediatria para Todos, explica-nos o que é o exantema súbito.

Existe uma doença que se chama Exantema Súbito e que corresponde exactamente à descrição apresentada. É uma infecção vírica que não implica nenhum cuidado particular nem tem risco de complicações.

Caracteristicamente, a evolução do exantema súbito é a seguinte:

1. Febre com duração de cerca de 3 dias

Nos picos febris a criança pode ficar mais desconfortável, mas quando a temperatura baixa nota-se uma melhoria significativa

2. Manchas na pele

Surgem no dia a seguir ao desaparecimento da febre e, geralmente, são rosadas e não palpáveis; não costumam causar comichão nem nenhum tipo de desconforto e duram cerca de 3 dias

Por fim, gostaria apenas de realçar que a ocorrência em simultâneo de febre e manchas na pele constitui um sinal de alarme apenas quando estas surgem nas primeiras 24h de febre e, principalmente, se estiverem associadas a um mau estado geral da criança e não desaparecerem quando se pressiona a pele.

Nesses casos implicam sempre uma observação médica urgente.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *